Vendas na Europa - Golf líder no geral e Tiguan entre os SUVs em janeiro
Dos cinco primeiros colocados, três são modelos Volkswagen
A Europa definitivamente se rendeu aos SUVs/crossovers. Respondendo por quase 30% das 1.196.244 unidades comercializadas no Velho Continente em janeiro – alta de 9,5% em relação a 2016 – o segmento teve o Tiguan (nova geração, diferente do brasileiro) como o grande destaque.
Com 21.849 unidades, o VW praticamente dobrou os números do ano passado e pela primeira vez figurou entre os cinco mais vendidos, que ainda teve outros dois modelos da marca alemã – o Golf (37.645), líder, e o Polo (23.623), quarto, único a recuar dentre os dez primeiros colocados -, algo que não acontecia desde novembro de 2015.
Terceiro em dezembro, o Ford Fiesta (24.949) ultrapassou o Renault Clio (24.696) por pouco mais de 200 unidades, ambos com altas superiores a 16%. Com a segunda maior evolução do top 10 (+22,1%), o Opel/Vauxhall Astra (20.654) assegurou o sexto lugar por uma diferença de pouco mais de 500 unidades em relação ao Peugeot 208 (20.131).
Logo atrás do Opel/Vauxhall Corsa (19.274), o Nissan Qashqai (19.267), SUV/crossover mais vendido no ano passado, foi o melhor modelo de marca oriental. Reestilizado no segundo semestre de 2016, o Skoda Octavia (18.777) completou o top 10.
Em nova geração, o Citroën C3 foi o preferido por 15.935 consumidores, quase 55% a mais em relação a janeiro passado. Responsável por 11.816 unidades, quase 84% de avanço nos últimos doze meses, o BMW X1 foi o mais vendido da marca e por muito pouco não tirou o Audi A4 (11.841) da 26ª posição.
Três novidades, no entanto, merecem destaque. 33º, seu melhor resultado desde o lançamento, o Fiat Tipo emplacou 9.642 unidades. Exatamente uma colocação atrás do italiano, o Toyota C-HR conquistou 9.509 unidades em seu primeiro mês cheio. Já o Peugeot 3008, agora classificado como SUV, encerrou janeiro com 8.262 unidades, mais, por exemplo, do que as 8.109 unidades do VW Up.
POS. |
MODELO |
JAN.17 |
% MERCADO |
JAN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
37.645 |
3,1% |
37.423 |
0,6% |
2 |
FORD FIESTA |
24.949 |
2,1% |
21.138 |
18,0% |
3 |
RENAULT CLIO |
24.696 |
2,1% |
21.132 |
16,9% |
4 |
VW POLO |
23.623 |
2,0% |
24.761 |
-4,6% |
5 |
VW TIGUAN |
21.849 |
1,8% |
11.063 |
97,5% |
6 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
20.654 |
1,7% |
16.915 |
22,1% |
7 |
PEUGEOT 208 |
20.131 |
1,7% |
19.477 |
3,4% |
8 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
19.274 |
1,6% |
18.076 |
6,6% |
9 |
NISSAN QASHQAI |
19.267 |
1,6% |
18.032 |
6,8% |
10 |
SKODA OCTAVIA |
18.777 |
1,6% |
17.416 |
7,8% |
11 |
FIAT PANDA |
17.853 |
1,5% |
17.114 |
4,3% |
12 |
FORD FOCUS |
16.760 |
1,4% |
14.935 |
12,2% |
13 |
VW PASSAT |
16.403 |
1,4% |
15.596 |
5,2% |
14 |
TOYOTA YARIS |
16.019 |
1,3% |
16.044 |
-0,2% |
15 |
CITROËN C3 |
15.935 |
1,3% |
10.305 |
54,6% |
16 |
FIAT 500 |
15.736 |
1,3% |
13.675 |
15,1% |
17 |
DACIA SANDERO |
15.432 |
1,3% |
12.521 |
23,2% |
18 |
MERCEDES CLASSE C |
15.032 |
1,3% |
12.573 |
19,6% |
19 |
PEUGEOT 2008 |
14.966 |
1,3% |
11.980 |
24,9% |
20 |
AUDI A3 |
14.316 |
1,2% |
15.805 |
-9,4% |
21 |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
13.437 |
1,1% |
12.210 |
10,0% |
22 |
SKODA FABIA |
13.322 |
1,1% |
12.017 |
10,9% |
23 |
RENAULT CAPTUR |
13.314 |
1,1% |
14.571 |
-8,6% |
24 |
PEUGEOT 308 |
13.260 |
1,1% |
15.375 |
-13,8% |
25 |
HYUNDAI TUCSON |
12.495 |
1,0% |
12.192 |
2,5% |
26 |
AUDI A4 |
11.841 |
1,0% |
9.195 |
28,8% |
27 |
BMW X1 |
11.816 |
1,0% |
6.438 |
83,5% |
28 |
KIA SPORTAGE |
11.389 |
1,0% |
10.318 |
10,4% |
29 |
DACIA DUSTER |
10.254 |
0,9% |
10.483 |
-2,2% |
30 |
RENAULT MÉGANE |
10.138 |
0,8% |
6.378 |
59,0% |
31 |
BMW SÉRIE 1 |
9.962 |
0,8% |
8.879 |
12,2% |
32 |
FORD KUGA |
9.878 |
0,8% |
8.158 |
21,1% |
33 |
FIAT TIPO |
9.642 |
0,8% |
1.473 |
554,6% |
34 |
TOYOTA C-HR |
9.509 |
0,8% |
0 |
NOVO |
35 |
TOYOTA AURIS |
9.173 |
0,8% |
11.264 |
-18,6% |
36 |
SEAT LEON |
9.069 |
0,8% |
10.054 |
-9,8% |
37 |
MERCEDES CLASSE A |
8.955 |
0,7% |
9.205 |
-2,7% |
38 |
VW TOURAN |
8.766 |
0,7% |
8.849 |
-0,9% |
39 |
MERCEDES GLC |
8.744 |
0,7% |
5.766 |
51,6% |
40 |
MERCEDES CLASSE E |
8.733 |
0,7% |
5.558 |
57,1% |
41 |
SEAT IBIZA |
8.681 |
0,7% |
8.335 |
4,2% |
42 |
NISSAN JUKE |
8.550 |
0,7% |
8.013 |
6,7% |
43 |
BMW SÉRIE 3 |
8.299 |
0,7% |
8.877 |
-6,5% |
44 |
PEUGEOT 3008 SUV |
8.262 |
0,7% |
0 |
NOVO |
45 |
VW UP |
8.109 |
0,7% |
8.449 |
-4,0% |
46 |
MINI |
8.007 |
0,7% |
6.452 |
24,1% |
47 |
TOYOTA AYGO |
7.551 |
0,6% |
6.244 |
20,9% |
48 |
AUDI Q5 |
7.395 |
0,6% |
4.174 |
77,2% |
49 |
CITROËN C4 PICASSO |
7.256 |
0,6% |
8.211 |
-11,6% |
50 |
BMW SÉRIE 2 |
7.228 |
0,6% |
7.408 |
-2,4% |
POS. |
MARCA |
JAN.17 |
% MERCADO |
JAN.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
138.650 |
11,6% |
128.579 |
7,8% |
2 |
FORD |
84.701 |
7,1% |
77.496 |
9,3% |
3 |
OPEL/VAUXHALL |
74.829 |
6,3% |
71.333 |
4,9% |
4 |
RENAULT |
74.396 |
6,2% |
67.347 |
10,5% |
5 |
PEUGEOT |
72.229 |
6,0% |
65.738 |
9,9% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
65.622 |
5,5% |
57.367 |
14,4% |
7 |
AUDI |
63.461 |
5,3% |
62.561 |
1,4% |
8 |
FIAT |
62.290 |
5,2% |
53.514 |
16,4% |
9 |
BMW |
60.208 |
5,0% |
54.798 |
9,9% |
10 |
TOYOTA |
58.411 |
4,9% |
48.886 |
19,5% |
11 |
SKODA |
50.916 |
4,3% |
47.282 |
7,7% |
12 |
CITROËN |
45.291 |
3,8% |
42.907 |
5,6% |
13 |
NISSAN |
43.487 |
3,6% |
41.987 |
3,6% |
14 |
HYUNDAI |
38.998 |
3,3% |
36.172 |
7,8% |
15 |
KIA |
38.260 |
3,2% |
32.486 |
17,8% |
16 |
DACIA |
34.125 |
2,9% |
31.546 |
8,2% |
17 |
SEAT |
28.351 |
2,4% |
22.689 |
25,0% |
18 |
VOLVO |
22.172 |
1,9% |
19.516 |
13,6% |
19 |
SUZUKI |
18.447 |
1,5% |
14.268 |
29,3% |
20 |
MAZDA |
18.005 |
1,5% |
20.050 |
-10,2% |
|
Total |
1.196.244 |
... |
1.092.779 |
9,5% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R