Flagra - Motores Fiat Firefly rodam em teste no exterior
Um recém-reestilizado Panda camuflado é sinal que os novos motores da FCA estão para ganhar o mundo
Uma das grandes tacadas da Fiat em 2016 foi o lançamento da nova família de motores GSE, ou Firefly comercialmente falando, para a substituição gradual dos já antigos Fire. Na ocasião, a marca deixou claro que ali estava um produto mundial, desenvolvido para o uso do grupo FCA ao redor do mundo.
Este Panda Cross, um modelo europeu com o mesmo porte do nosso Uno, é provavelmente a mula de testes para a chegada do propulsor em outros mercados. A teoria é válida, já que o Panda foi recentemente reestilizado, e não há mudanças visuais aparentes nesta unidade flagrada. Ele, inclusive, é um dos candidatos a estrear o Firefly sob seu capô na linha 2018, com lançamento mais para o fim do ano.
A família é composta pelo 1.0 de 3 cilindros, com a curiosa arquitetura de 2 válvulas por cilindros (em um tempo em que 4 já são "comuns"), que produz 72/77 cv. O 1.3 de 4 cilindros se destaca pela potência, com 101/109 cv, e também usa o sistema de 2 válvulas por cilindro. Para ele, há o sistema start-stop para economia de combustível.
Galeria: Mula do Fiat Panda testando os Firefly
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica