Segmento da moda, os SUVs tiveram crescimento de 20% nas vendas globais em 2016, na comparação com ano anterior. É o que aponta o relatório da consultoria Jato Dynamics, divulgado recentemente e que considera os 29 maiores mercados automotivos do mundo.
Este resultado coloca os SUVs/crossovers como o segmento que mais cresceu no ano passado, sem contar o fato de ser também o mais vendido, com 24,3 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro. O estudo ainda chama a atenção para o crescimento dos emplacamentos nos segmentos C, liderado pelo Toyota Corolla, e de picapes, que há décadas tem a Ford F-Series na ponta.
Por outro lado, os segmentos mais populares, como o A (subcompactos), liderado pelo Hyundai i10 e B (compactos), com o VW Polo à frente, tiveram uma pequena queda de 2,1% e 3,2%, respectivamente.
Com forte trajetória de crescimento, os SUVs já respondem por 28,8% de participação no total de veículos emplacados globalmente. Dentro da categoria, o Nissan X-Trail (Rogue) foi o modelo mais vendido, e o Hyundai Tucson o que teve maior crescimento em termos de participação. Em seguida vêm os médios (C), com 18,3% de market share, à frente dos compactos (B), com 12,2%.
Fonte: Jato Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Hyundai revela o novo Tucson 2025: esse é o SUV que virá ao Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Caoa leiloa último Hyundai Tucson da primeira geração feito no Brasil