Descoberto em meados de 2013, o escândalo que envolve problemas no funcionamento dos airbags produzidos pela empresa Takata já afetou aproximadamente 50 milhões de veículos em todo o mundo. E ele também se tornou o maior do Brasil. Ainda que envolvendo 14 fabricantes diferentes, ele tem uma mesma razão para todas. E convocou, até agora, algo em torno de 2,1 milhões de carros só por aqui. O maior recall do Brasil até então havia sido o do Chevrolet Corsa de primeira geração, com 1,3 milhão de unidades convocadas para reparo.
De todas as fabricantes envolvidas, Toyota, Honda e Nissan são as que apresentam o maior número de carros convocados - praticamente 90% desse total. A proporção tem relação com o fato de a Takata também ser de origem japonesa e estabelecer, com as empresas de seu país sede, uma parceria de longa data. A explicação também vale para casos envolvendo Mitsubishi, Subaru e Lexus.
Outras fabricantes envolvidas por aqui são Jeep, Chrysler, RAM, Fiat, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen.
Tomada por um problema de tamanha proporção, a Takata não poderia estar em outra situação que não à beira da falência. Entre multas, gastos com investigações, reposição de peças e impostos, as dívidas da empresa somam algo em torno de US$ 10 bilhões - enquanto seu valor de mercado não passa dos US$ 450 milhões.
Ainda assim, a empresa tem capacidade para gerar US$ 5,4 bilhões em receitas todo ano e, por conta disso, tem despertado a atenção de compradores. Agências internacionais apontam que a Key Safety Systems, de capital norte-americano, tem grandes chances de adquirir a companhia. A conferir.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Questão nos freios obriga BMW a fazer recall de 1,2 milhão de carros
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari enfrenta processo por não consertar defeito no freio após recall
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Cummins paga multa bilionária por fraude em motores da Ram