Os carros do WRC 2017 e suas versões de rua

Assim são as versões de rua dos carros do WRC 2017

Ford Fiesta WRC 2017 Ford Fiesta WRC 2017

Já vimos bastante na primeira prova do Campeonato Mundial de Rally, o WRC, durante a prova de Monte Carlo. Estamos falando de representantes das quatro marcas que lutarão pelos títulos de pilotos e construtores: Citroën, Ford, Hyundai e Toyota. Mais que isso, por coincidência, todas estão com novos carros. C3, Fiesta, i20 Coupé e Yaris são as máquinas que Sébastien Ogier, Kris Meeke, Dani Sordo e Jari-Matti Latvala irão em busca de cada vitória. Mas você conhece a origem de cada um deles? Assim são os carros do WRC 2017 em suas formas civis para uso diário. 

 

Citroën C3

Recém-chegado às lojas na Europa, o novo Citroën C3 é um carro de 3,99 m de comprimento marcado por um símbolo estético, os Airbumps. Estas curiosas e práticas proteções das portas são um dos principais protagonistas do modelo. Mas há mais do que isso no desenho exterior. 

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A diferença do bólido pilotado por Kris Meeke, Stéphane Lefevbre e Craig Breen é que a versão de rua oferece cinco motores, sendo três a gasolina e dois diesel. Entre os primeiros, são todos 3-cilindros 1.2, chamados de PureTech 68, PureTech 82 e PureTech 110 Turbo, com 68 cv, 82 cv e 110 cv, respectivamente. Entre os turbodiesel, pode-se escolher entre o BlueHDi 75, com 75 cv, e o BlueHDi 100, com 100 cv. A opção diesel menos potente é a que declara um menor consumo, com média de 28,6 km/l, mas o porta-malas é o mesmo em todas as versões, com 300 litros. É vendido em três versões, Live, Feel e Shine, com preços que variam dos 12.650 euros e 19.650 euros na Espanha. 

 

Ford Fiesta 2017 

Sem dúvidas, o grande protagonista do campeonato até o momento é o modelo americano desenvolvido pela equipe M-Sport e pilotado por Sébastien Ogier, Ott Tänak e Elfyn Evans. No caso do modelo de rua, a Europa terá de esperar até o mês de junho para vê-lo pelas ruas. Ele desembarcará nas concessionárias em uma ampla gama. 

Estamos esperando para conhecer o esportivo ST (será que existirá um Fiesta RS?), e já sabemos que serão duas carrocerias, com três e cinco portas, comprimento de 4,04 m e três versões: ST-Line, Active (versão aventureira) e Vignale. A oferta mecânica também é ampla, com sete opções. De todas, cinco são a gasolina e começam pelo aspirado 1.1 Ti-VCT, com duas potências: 70 cv e 85 cv. Continuando, aparecem três tricilíndricos turbo, sobre a base do 1.0 EcoBoost, com 100 cv, 125 cv e 140 cv. Os representantes turbodiesel usam a base do 1.5 TDCi, em versões de 85 cv e 120 cv. Ainda falta divulgarem os preços oficiais, mas sabemos que o de 100 cv estará associado a uma transmissão automática de 6 marchas.

 

Hyundai i20 Coupe

Ao falar da Hyundai, conhecemos a marca que dá suporte ao unico piloto espanhol da categoria, Dani Sordo, que divide a equipe com Thierry Neuville e Haiden Paddon. O modelo de produção que serve como base para o programa de competição é o Hyundai i20 Coupé, uma das três variantes que compõem a gama do coreano. 

Neste caso, se trata de um carro com 4,04 m de comprimento, com linha fluidas que prejudicam o espaço interno. Afinal, a queda da traseira mata um pouco do espaço no banco traseiro. Um leve defeito que é compensado com um porta-malas de 336 litros. No aspecto mecânico, oferece menos alternativas que os rivais, com três opções, sendo duas a gasolina e uma turbodiesel. Começando pelo representante diesel, é o conhecido 1.4 CRDi, um 4-cilindros com 90 cv e consumo médio de 24,3 km/l. Do outro lado, quem prefere gasolina pode usar o propulsor aspirado 1.2, de 85 cv, ou o turbo 1.0 TGDi, de 120 cv. Disponível a partir de 17.165 euros na Espanha, são três versões diferentes: Klass, Tecno e Style. 

 

Toyota Yaris

A empresa japonesa foi a última a se inscrever no Mundial. Em seu retorno, com Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen, apostaram no pequeno Yaris. Mas o que o Toyota Yaris oferece ao consumidor que for a um concessionário? Poderíamos dizer que é um modelo compacto com três ou cinco portas, e uma habitabilidade bem resolvida, completada por um porta-malas de 286 litros.

Há outro ponto importante: a aposta na propulsão híbrida. O Yaris Hybrid, com 100 cv e um consumo médio que varia entre 30,3 e 27,7 km/l, atrai um grande número de condutores. Quem quiser algo mais tradicional e optar por um motor a combustão pode apostar na mecânica a gasolina com 70 cv e 100 cv. Enquanto a versão de entrada usa um motor de 3 cilindros 1.0, a mais potente usa o 4-cilindros 1.4, que pode vir associado a uma transmissão automática CVT Multidrive. Com preço inicial de 14.400 euros, O Yaris está disponível em quatro versões, que variam conforme o motor escolhido: City, Active, Feel! e Advance. 

 

 

Fotos: divulgação

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