Para os desavisados, era apenas mais um Golf rodando por aí. Mas o atento leitor Homero Lucas, de Taubaté (SP), logo percebeu que havia algo estranho: "Os eixos tinham menor largura que a carroceria, enquanto os freios eram a tambor na traseira e o escape não aparecia no vão dedicado a ele no para-choque. Acredito que seja uma mula do novo Gol".
Na mosca, Homero! Trata-se mesmo do novíssimo Gol 2018, esperado para o fim de 2017 ou começo do próximo ano. A carroceria do Golf se explica por conta da plataforma que o Gol vai utilizar: a MQB A0, uma versão menor e simplificada da MQB usada pelo Golf. Daí as bitolas mais estreitas, os freios traseiros mais simples e o escape em posição diferente.
Como já dissemos anteriormente, o Gol 2018 será a versão brasileira do novo Polo europeu. Vai ganhar em porte, segurança, tecnologia e refinamento. E vai constituir família: já mostramos o primeiro flagra do novo Voyage (acima) e, além dele, haverá um inédito SUV (projeção abaixo) e uma picape de tamanho intermediário entre a Saveiro e a Amarok - na medida para enfrentar a Fiat Toro.
Enquanto o Voyage foi flagrado no Brasil com a carroceria final, o SUV só apareceu na Europa, por enquanto. O lançamento da nova família se dará pelo hatch, começando pelo Polo, que deverá pintar no Salão de Frankfurt, em setembro.
Por aqui, toda a nova linha de compactos deverá estar nas lojas até 2020.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos