Novas gerações, reestilizações, preços mais competitivos de alguns rivais. Nada disso foi capaz de abalar a supremacia do Corolla entre os sedãs médios em 2016. Com 64.740 unidades vendidas, apenas 4% a menos do que em 2015 – contra uma retração superior a 20% do mercado como um todo -, o Toyota atingiu quase 50% de participação de mercado. Traduzindo em outros números: ele vendeu mais do que os oito concorrentes mais próximos somados.
Com nova geração lançada no segundo semestre, o Honda Civic (20.857) se manteve em segundo, mas perdeu quase 1/3 de seus compradores no período. Também com novo modelo, o Chevrolet Cruze (12.064) foi o único a crescer (+4,5%), retomando a terceira posição perdida no ano passado.
A nova motorização 1.4 deu fôlego para que o VW Jetta (8.654) saltasse da sexta para a quarta posição, mesmo emplacando 6,6% a menos. O destaque negativo do ano foi o reestilizado Sentra (6.288). Pódio em 2015, o Nissan produzido no México não conseguiu impedir uma retração de quase 50% e caiu para o quinto lugar, provavelmente também pelos volumes menores de importação do México. Com cota limitada, a Nissan deve ter priorizado o Kicks.
Com recuos superiores a 40%, Ford Focus Fastback (5.522) e Renault Fluence (4.329) vieram na sequência, enquanto o Citroën C4 Lounge (3.989), oitavo, encerrou o ano emplacando uma média inferior a 350 unidades mensais. 10º no ano anterior, o Mitsubishi Lancer (2.762) subiu uma posição.
Com apenas 1/3 dos emplacamentos de 2015, o Fiat Linea (1.448) – já fora do catálogo 2017 da marca italiana – cedeu ao Kia Cerato (1.609) a última posição do top 10. Com nova geração lançada no último trimestre, o Hyundai Elantra foi apenas o 12º, com 936 unidades.
Ainda assim, o sul-coreano vendeu mais do que as 927 unidades do Peugeot 408, que conquistou menos de 80 clientes por mês. O lanterna da lista foi o JAC J5 (96), incapaz de chegar às 100 unidades vendidas no país inteiro no ano passado.
Sedãs médios
POS. | MODELO | TOTAL 2016 | % PART. | TOTAL 2015 | % PART. | % VARIAÇÃO 16/15 | POS. EM 2015 |
1º | TOYOTA COROLLA | 64740 | 48,14% | 67340 | 39,65% | -3,86% | 1º |
2º | HONDA CIVIC | 20857 | 15,51% | 31243 | 18,39% | -33,24% | 2º |
3º | CHEVROLET CRUZE | 12064 | 8,97% | 11540 | 6,79% | 4,54% | 4º |
4º | VW JETTA | 8654 | 6,43% | 9265 | 5,45% | -6,59% | 6º |
5º | NISSAN SENTRA | 6288 | 4,68% | 12529 | 7,38% | -49,81% | 3º |
6º | FORD FOCUS FASTBACK | 5522 | 4,11% | 9311 | 5,48% | -40,69% | 5º |
7º | RENAULT FLUENCE | 4329 | 3,22% | 7759 | 4,57% | -44,21% | 7º |
8º | CITROËN C4 LOUNGE | 3989 | 2,97% | 6033 | 3,55% | -33,88% | 8º |
9º | MITSUBISHI LANCER | 2762 | 2,05% | 3483 | 2,05% | -20,70% | 10º |
10º | KIA CERATO | 1609 | 1,20% | 1878 | 1,11% | -14,32% | 12º |
11º | FIAT LINEA | 1448 | 1,08% | 4379 | 2,58% | -66,93% | 9º |
12º | HYUNDAI ELANTRA | 936 | 0,70% | 2673 | 1,57% | -64,98% | 11º |
13º | PEUGEOT 408 | 927 | 0,69% | 1435 | 0,84% | -35,40% | 13º |
14º | GEELY EC7 | 160 | 0,12% | 364 | 0,21% | -56,04% | 14º |
15º | SUBARU IMPREZA | 111 | 0,08% | 361 | 0,21% | -69,25% | 15º |
16º | JAC J5 | 96 | 0,07% | 255 | 0,15% | -62,35% | 16º |
|
| 134492 | 100,00% | 169848 | 100,00% | -20,82% |
|
EM DEZEMBRO
Com o Corolla (6.015) folgado na liderança, Civic (2.921) e Cruze Sedan (1.563) tiveram seus melhores resultados desde os lançamentos das novas gerações. Quarto, o Jetta (589) não vendia tão pouco desde maio (589).
Com apenas 74 unidades separando o quinto do sétimo colocado, o Focus Fastback (477) deixou o C4 Lounge (409) e o Fluence (403) para trás. O mês foi péssimo para o Sentra (289), em pior resultado desde setembro de 2013 (246).
Com nova geração nas concessionárias, o Elantra (116) mais do que dobou as vendas de novembro. Já o Linea (14) encerrou 2016 com seu novo recorde negativo – e começou 2017 com a notícia de sua aposentadoria.
Sedãs médios
POS. | MODELO | DEZ/16 | NOV/16 | DEZ/15 | % DEZ 16 | % NOV 16 | % DEZ 15 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º | TOYOTA COROLLA | 6015 | 4970 | 5693 | 45,50% | 42,43% | 47,04% | 21,03% | 5,66% |
2º | HONDA CIVIC | 2921 | 2534 | 1756 | 22,09% | 21,63% | 14,51% | 15,27% | 66,34% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 1563 | 1415 | 723 | 11,82% | 12,08% | 5,97% | 10,46% | 116,18% |
4º | VW JETTA | 589 | 837 | 528 | 4,46% | 7,15% | 4,36% | -29,63% | 11,55% |
5º | FORD FOCUS FASTBACK | 477 | 381 | 547 | 3,61% | 3,25% | 4,52% | 25,20% | -12,80% |
6º | CITROËN C4 LOUNGE | 409 | 251 | 456 | 3,09% | 2,14% | 3,77% | 62,95% | -10,31% |
7º | RENAULT FLUENCE | 403 | 447 | 706 | 3,05% | 3,82% | 5,83% | -9,84% | -42,92% |
8º | NISSAN SENTRA | 286 | 374 | 695 | 2,16% | 3,19% | 5,74% | -23,53% | -58,85% |
9º | MITSUBISHI LANCER | 267 | 297 | 211 | 2,02% | 2,54% | 1,74% | -10,10% | 26,54% |
10º | HYUNDAI ELANTRA | 116 | 57 | 204 | 0,88% | 0,49% | 1,69% | 103,51% | -43,14% |
11º | KIA CERATO | 83 | 68 | 180 | 0,63% | 0,58% | 1,49% | 22,06% | -53,89% |
12º | PEUGEOT 408 | 55 | 41 | 87 | 0,42% | 0,35% | 0,72% | 34,15% | -36,78% |
13º | GEELY EC7 | 15 | 9 | 79 | 0,11% | 0,08% | 0,65% | 66,67% | -81,01% |
14º | FIAT LINEA | 14 | 32 | 223 | 0,11% | 0,27% | 1,84% | -56,25% | -93,72% |
15º | JAC J5 | 8 | 1 | 14 | 0,06% | 0,01% | 0,12% | 700,00% | -42,86% |
|
| 13221 | 11714 | 12102 | 100,00% | 100,00% | 100,00% | 12,86% | 9,25% |
Fonte: Fenabrave