Donald Trump continua a disparar sua metralhadora contra as principais montadoras que atuam nos Estados Unidos. Depois de atingir a GM e a Ford com suas críticas, o presidente eleito agora atacou a Toyota. Poucas horas após a fabricante japonesa falar de sua nova fábrica no México para produzir o Corolla, o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para deixar a mensagem "Sem chance! Produza nos Estados Unidos ou pague todos os impostos de importação". 

Na verdade, esta fábrica será feita em Guanajuato, no centro do México, e já havia sido anunciada em abril de 2015 e terá capacidade para produzir 200.000 mil veículos por ano a partir de 2019. Dessa forma, a produção do Corolla seria transferida do Canadá para o México, embora o sedã continue a ser produzido também nos Estados Unidos, na planta do Mississippi. 

Como a pedra fundamental deste investimento de US$ 1 bilhão havia sido colocada em novembro, a mensagem de Trump parece estar fora de foco. Questionada sobre a qual fábrica exatamente o presidente eleito se referia, a assessoria de Trump não soube responder. 

 

 

Após a repercussão do comentário de Trump, a Toyota disse em comunicado que seus níveis de produção e emprego nos EUA não serão afetados com a construção de uma nova fábrica no México e se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com o novo presidente: "A Toyota espera colaborar com a gestão Trump para servir aos melhores interesses dos consumidores e da indústria automotiva", diz a nota. 

Fotos: divulgação

Galeria: Toyota Corolla Special Edition EUA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com