O campeão de vendas de 2016 na Argentina foi... uma picape! Terceira colocada em 2015, a nova geração da Toyota Hilux cresceu quase 16% na preferência local e, com 31.964 unidades, assegurou quase 3 mil unidades de vantagem sobre o segundo colocado, o Fiat Palio (29.109).
Líder no ano passado, o VW Gol (26.897), em baixa de 12,5%, caiu para terceiro. Mesmo descontinuado desde outubro, o Renault Clio Mio assegurou a quarta posição, com 25.377 unidades. Com crescimento superior a 14%, o Toyota Etios marcou presença no top 5 pela primeira vez.
Vice-líder de 2015, o Chevrolet Classic (22.249) caiu para a sexta colocação, com retração de quase 23%. Da sétima à nona posição, só deu Ford, com o Focus (21.597) à frente do Fiesta (19.428) e do Ecosport (19.174), líder entre os SUVs/crossovers.
Coadjuvante no Brasil, o Peugeot 208 (18.959) garantiu um lugar no top 10. Campeão de vendas por aqui, o Chevrolet Onix encerrou 2016 em 13º, com 18.011 unidades – atrás, por exemplo, das picapes Ford Ranger (18.291) e VW Amarok (18.186).
Dos estreantes do ano, o melhor desempenho foi da Renault Duster Oroch. Com 9.734 unidades, a picape da marca francesa fechou o ano em 25º, à frente, por exemplo, do irmão Logan (9.242) e da Chevrolet S10 (8.099), 29ª.
Apesar dos prognósticos pessimistas no início de 2016, o mercado argentino encerrou o ano em alta. As 682.527 unidades representaram, além do quarto melhor ano de vendas da história, um crescimento de 11,15% na comparação com as 614.077 unidades de 2015.
Na disputa entre montadoras, a VW (106.939), mesmo em baixa de quase 8%, encerrou mais um ano à frente. O destaque ficou por conta da Honda (10.048), que cresceu quase 80% nos últimos 12 meses e ganhou um lugar no top 10.
Mesmo com a produção oficialmente encerrada em outubro, o Clio encerrou o último mês de 2016 à frente dos demais. Com 2.081 unidades, o Renault cresceu mais de 50% em relação ao mesmo período de 2015 e abriu mais de 500 unidades sobre a Toyota Hilux (1.533), a mais vendida nos últimos meses.
Quem também se deu bem foi o Onix. Na 14º posição em novembro, o hatch da Chevrolet emplacou 1.243 unidades e subiu para a terceira posição, somente 15 unidades à frente do Renault Sandero (1.228).
O VW Gol (1.196), nono na última lista, subiu para quinto. Líder na Argentina no último mês de 2015, o Chevrolet Classic caiu para a 26ª posição, com apenas 557 unidades.
Com 38.493 veículos comercializados no mês passado, o mercado local registrou uma alta de 28,5% em relação a 2015, embora tenha recuado quase 33% na comparação com as 57.354 unidades de novembro. Por marcas, vitória da Renault (7.850), com crescimento de quase 63%.
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Toyota Hilux |
31.964 |
27.593 |
15,84% |
2 |
Fiat Palio |
29.109 |
26.772 |
8,73% |
3 |
VW Gol |
26.897 |
30.753 |
-12,54% |
4 |
Renault Clio Mio |
25.377 |
21.517 |
17,94% |
5 |
Toyota Etios |
23.898 |
20.895 |
14,37% |
6 |
Chevrolet Classic |
22.249 |
28.849 |
-22,88% |
7 |
Ford Focus |
21.597 |
21.348 |
1,17% |
8 |
Ford Fiesta |
19.428 |
25.178 |
-22,84% |
9 |
Ford Ecosport |
19.174 |
24.025 |
-20,19% |
10 |
Peugeot 208 |
18.959 |
16.460 |
15,18% |
11 |
Ford Ranger |
18.291 |
18.253 |
0,21% |
12 |
VW Amarok |
18.186 |
19.188 |
-5,22% |
13 |
Chevrolet Onix |
18.011 |
11.142 |
61,65% |
14 |
Renault Sandero |
17.114 |
9.938 |
72,21% |
15 |
Toyota Corolla |
15.786 |
15.837 |
-0,32% |
16 |
VW Suran |
15.414 |
18.263 |
-15,60% |
17 |
Renault Kangoo Furgão |
14.873 |
15.883 |
-6,36% |
18 |
Fiat Siena |
13.882 |
16.309 |
-14,88% |
19 |
Chevrolet Prisma |
13.779 |
8.899 |
54,84% |
20 |
Ford Ka |
12.404 |
34 |
36382,35% |
21 |
VW up! |
12.062 |
12.721 |
-5,18% |
22 |
Renault Duster |
11.716 |
11.193 |
4,67% |
23 |
Peugeot 308 |
10.304 |
11.040 |
-6,67% |
24 |
Chevrolet Tracker |
9.893 |
6.322 |
56,49% |
25 |
Renault Duster Oroch |
9.734 |
0 |
- |
26 |
Renault Logan |
9.242 |
5.580 |
65,63% |
27 |
Chevrolet Spin |
9.026 |
7.530 |
19,87% |
28 |
Honda HR-V |
8.651 |
2.130 |
306,15% |
29 |
Chevrolet S10 |
8.099 |
5.308 |
52,58% |
30 |
Peugeot Partner Furgão |
7.997 |
5.879 |
36,03% |
31 |
VW Saveiro |
7.351 |
7.581 |
-3,03% |
32 |
Fiat Fiorino |
7.185 |
5.217 |
37,72% |
33 |
Citroën C4 Lounge |
6.967 |
6.081 |
14,57% |
34 |
VW Voyage |
6.936 |
8.371 |
-17,14% |
35 |
Peugeot 2008 |
6.834 |
0 |
- |
36 |
Peugeot 408 |
6.302 |
4.992 |
26,24% |
37 |
Citroën C3 |
6.236 |
6.529 |
-4,49% |
38 |
Chevrolet Agile |
6.009 |
7.337 |
-18,10% |
39 |
Chevrolet Cruze |
5.956 |
2.837 |
109,94% |
40 |
Fiat Strada |
5.947 |
5.763 |
3,19% |
41 |
VW Golf |
5.898 |
4.163 |
41,68% |
42 |
VW Fox |
5.415 |
7.761 |
-30,23% |
43 |
Peugeot Partner |
5.205 |
3.993 |
30,35% |
44 |
Citroën Berlingo Furgão |
5.076 |
4.393 |
15,55% |
45 |
Fiat Toro |
4.750 |
0 |
- |
46 |
Renault Fluence |
4.465 |
4.886 |
-8,62% |
47 |
VW Vento |
4.156 |
5.566 |
-25,33% |
48 |
Citroën C3 Aircross |
3.924 |
1.079 |
263,67% |
49 |
VW Polo |
3.801 |
198 |
1819,70% |
50 |
Toyota Hilux SW4 |
3.634 |
512 |
609,77% |
POS. |
MARCA |
2016 |
2015 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Volkswagen |
106.939 |
115.870 |
-7,71% |
2 |
Chevrolet |
99.617 |
86.246 |
15,50% |
3 |
Renault |
99.060 |
77.443 |
27,91% |
4 |
Ford |
92.747 |
90.380 |
2,62% |
5 |
Toyota |
75.905 |
65.354 |
16,14% |
6 |
Fiat |
73.935 |
70.169 |
5,37% |
7 |
Peugeot |
62.207 |
50.832 |
22,38% |
8 |
Citroën |
24.888 |
21.673 |
14,83% |
9 |
Honda |
10.048 |
5.590 |
79,75% |
10 |
Nissan |
9.019 |
7.440 |
21,22% |
11 |
Mercedes-Benz |
6.798 |
6.481 |
4,89% |
12 |
Chery |
3.779 |
4.872 |
-22,43% |
13 |
Jeep |
3.093 |
320 |
866,56% |
14 |
Audi |
2.437 |
1.724 |
41,36% |
15 |
BMW |
2.263 |
436 |
419,04% |
16 |
Kia |
2.143 |
2.046 |
4,74% |
17 |
Iveco |
1.971 |
2.557 |
-22,92% |
18 |
Hyundai |
1.764 |
1.726 |
2,20% |
19 |
Lifan |
405 |
3 |
13400,00% |
20 |
Smart |
374 |
153 |
144,44% |
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
DEZ/15 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Renault Clio Mio |
2.081 |
1.366 |
52,34% |
2 |
Toyota Hilux |
1.533 |
1.586 |
-3,34% |
3 |
Chevrolet Onix |
1.243 |
805 |
54,41% |
4 |
Renault Sandero |
1.228 |
441 |
178,46% |
5 |
VW Gol |
1.196 |
1.025 |
16,68% |
6 |
VW Suran |
1.187 |
891 |
33,22% |
7 |
Renault Kangoo Furgão |
1.100 |
1.098 |
0,18% |
8 |
Ford Ranger |
1.087 |
1.009 |
7,73% |
9 |
Ford Focus |
1.081 |
1.171 |
-7,69% |
10 |
Toyota Etios |
1.047 |
1.028 |
1,85% |
11 |
Chevrolet Prisma |
1.000 |
484 |
106,61% |
12 |
Fiat Palio |
989 |
1.224 |
-19,20% |
13 |
Ford Ecosport |
976 |
818 |
19,32% |
14 |
VW Amarok |
924 |
1.054 |
-12,33% |
15 |
Renault Duster Oroch |
905 |
0 |
- |
16 |
Ford Ka |
892 |
2 |
44500,00% |
17 |
Renault Duster |
873 |
777 |
12,36% |
18 |
Peugeot 208 |
799 |
665 |
20,15% |
19 |
VW up! |
796 |
345 |
130,72% |
20 |
Chevrolet Tracker |
743 |
348 |
113,51% |
21 |
Chevrolet Agile |
742 |
484 |
53,31% |
22 |
Renault Logan |
697 |
323 |
115,79% |
23 |
Ford Fiesta |
696 |
1.119 |
-37,80% |
24 |
Chevrolet Spin |
636 |
596 |
6,71% |
25 |
Fiat Siena |
617 |
622 |
-0,80% |
26 |
Chevrolet Classic |
557 |
1.682 |
-66,88% |
27 |
Toyota Corolla |
514 |
723 |
-28,91% |
28 |
Fiat Toro |
470 |
0 |
- |
29 |
Peugeot 2008 |
459 |
0 |
- |
30 |
VW Golf |
448 |
275 |
62,91% |
POS. |
MARCA |
DEZ/16 |
DEZ/15 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Renault |
7.850 |
4.821 |
62,83% |
2 |
Chevrolet |
6.168 |
5.265 |
17,15% |
3 |
Volkswagen |
5.862 |
4.606 |
27,27% |
4 |
Ford |
4.803 |
4.214 |
13,98% |
5 |
Fiat |
3.516 |
2.686 |
30,90% |
6 |
Toyota |
3.345 |
3.459 |
-3,30% |
7 |
Peugeot |
2.701 |
2.190 |
23,33% |
8 |
Citroën |
1.420 |
1.014 |
40,04% |
9 |
Honda |
438 |
192 |
128,13% |
10 |
Nissan |
420 |
437 |
-3,89% |
11 |
Mercedes-Benz |
414 |
408 |
1,47% |
12 |
Chery |
277 |
198 |
39,90% |
13 |
Audi |
245 |
54 |
353,70% |
14 |
Jeep |
199 |
14 |
1321,43% |
15 |
Iveco |
192 |
161 |
19,25% |
16 |
Hyundai |
110 |
27 |
307,41% |
17 |
Kia |
100 |
42 |
138,10% |
18 |
BMW |
94 |
26 |
261,54% |
19 |
Smart |
74 |
3 |
2366,67% |
20 |
Lifan |
60 |
1 |
5900,00% |
Fontes: Autoblog Argentina / Acara
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida