O mercado brasileiro vive um momento de retração, com o acumulado de veículos novos até novembro (1.787.362) em queda de quase 21% sobre o mesmo período de 2015.
Neste cenário, com todos os segmentos em baixa, quem perdeu menos? E quem está em “maus lençóis”? Confira agora a situação de alguns deles nos onze primeiros meses de 2016.
SUVs/crossovers
Qualquer brasileiro minimamente informado sobre o que acontece em nosso mercado sabe bem: o momento é dos SUVs/crossovers. Todas as grandes montadoras já têm ou estão prestes a lançar modelos no segmento mais promissor da atualidade.
Entre janeiro e novembro, os consumidores compraram 265.931 unidades, o que representa 14,9% de tudo o que as marcas venderam no período (1.787.362). Num cenário em que o mercado registrou retração de quase 21% sobre 2015, os SUVs/crossovers perderam apenas 4,33%.
A Honda, por exemplo, viu o HR-V assumir a liderança de vendas na marca no país em pouco menos de dois anos. Lançado no 1º trimestre do ano passado, o modelo já emplacou 102.601 unidades desde então, pouco menos do que as 116.854 unidades somadas do Fit (67.677) e do Civic (49.177), seus outros dois modelos mais importantes por aqui.
Com fábrica inaugurada em Goiana (PE), a Jeep conquistou uma participação de mercado jamais imaginada antes do lançamento do Renegade, no primeiro semestre de 2015. Com 86.777 unidades, o modelo deixou claro para a marca norte-americana o potencial do segmento no país.
O mais recente resultado desta ofensiva da Jeep veio com o lançamento do Compass. Já em seu primeiro mês de mercado – começou a ser vendido no último dia 5 de novembro -, o modelo emplacou 2.539 unidades e, de cara, já passou a figurar entre os 20 mais vendidos no ranking geral.
Até mesmo a Peugeot, que não vive um bom momento comercial no país, viu o 2008 se transformar em seu campeão de vendas neste ano, com 9.607 unidades – alta de quase 80% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado.
SUVs / Crossovers | |||||
POS. | MODELO | CATEGORIA | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | HONDA HR-V | CLASSE I | 51446 | 44618 | 15,30% |
2º | JEEP RENEGADE | CLASSE I | 47590 | 32232 | 47,65% |
3º | FORD ECOSPORT | CLASSE I | 25839 | 31427 | -17,78% |
4º | RENAULT DUSTER | CLASSE I | 22931 | 31464 | -27,12% |
5º | HYUNDAI TUCSON | CLASSE I | 11035 | 10280 | 7,34% |
6º | TOYOTA HILUX SW4 | CLASSE III | 10502 | 8255 | 27,22% |
7º | HYUNDAI IX35 | CLASSE II | 9734 | 13583 | -28,34% |
8º | PEUGEOT 2008 | CLASSE I | 9607 | 5368 | 78,97% |
9º | NISSAN KICKS | CLASSE I | 8056 | 0 | - |
10º | CHEVROLET TRACKER | CLASSE I | 7758 | 9568 | -18,92% |
11º | MITSUBISHI OUTLANDER | CLASSE II | 4427 | 7408 | -40,24% |
12º | MITSUBISHI ASX | CLASSE II | 4373 | 9017 | -51,50% |
13º | KIA SPORTAGE | CLASSE II | 4001 | 6126 | -34,69% |
14º | AUDI Q3 / RSQ3 | CLASSE I PREMIUM | 3767 | 5323 | -29,23% |
15º | LAND ROVER DISCOVERY SPORT | CLASSE I PREMIUM | 3117 | 2016 | 54,61% |
16º | BMW X1 | CLASSE I PREMIUM | 3090 | 2582 | 19,67% |
17º | MERCEDES-BENZ GLA | CLASSE I PREMIUM | 2937 | 4261 | -31,07% |
18º | JEEP COMPASS | CLASSE II | 2891 | 260 | 1011,92% |
19º | MITSUBISHI PAJERO | CLASSE III | 2361 | 4875 | -51,57% |
20º | VOLVO XC60 | CLASSE I PREMIUM | 1915 | 2331 | -17,85% |
21º | LIFAN X60 | CLASSE I | 1860 | 2730 | -31,87% |
22º | LAND ROVER EVOQUE | CLASSE I PREMIUM | 1800 | 3669 | -50,94% |
23º | HONDA CR-V | CLASSE II | 1783 | 1701 | 4,82% |
24º | CHEVROLET TRAIL BLAZER | CLASSE III | 1531 | 1618 | -5,38% |
25º | SUZUKI JIMNY | CLASSE I | 1365 | 2056 | -33,61% |
26º | TROLLER T4 | CLASSE I | 1300 | 1869 | -30,44% |
27º | HYUNDAI SANTA FE | CLASSE III | 1156 | 2437 | -52,56% |
28º | CHEVROLET CAPTIVA | CLASSE II | 1076 | 1145 | -6,03% |
29º | TOYOTA RAV4 | CLASSE II | 1046 | 4884 | -78,58% |
30º | VW TIGUAN | CLASSE I PREMIUM | 922 | 1755 | -47,46% |
31º | SUZUKI S-CROSS | CLASSE I | 906 | 595 | 52,27% |
32º | SUZUKI GVITARA | CLASSE II | 759 | 1953 | -61,14% |
33º | JAC T5 | CLASSE I | 747 | 0 | - |
34º | KIA SORENTO | CLASSE III | 724 | 1817 | -60,15% |
35º | LAND ROVER RANGE ROVER | CLASSE II PREMIUM | 721 | 1000 | -27,90% |
36º | DODGE JOURNEY | CLASSE II | 662 | 1801 | -63,24% |
37º | SUBARU FORESTER | CLASSE II | 653 | 1052 | -37,93% |
38º | FIAT FREEMONT | CLASSE II | 651 | 1365 | -52,31% |
39º | BMW X4 | CLASSE I PREMIUM | 637 | 773 | -17,59% |
40º | MERCEDES-BENZ GLE | CLASSE II PREMIUM | 588 | 0 | - |
41º | MERCEDES-BENZ GLC | CLASSE I PREMIUM | 530 | 0 | - |
42º | BMW X5 | CLASSE II PREMIUM | 508 | 759 | -33,07% |
43º | BMW X3 | CLASSE I PREMIUM | 481 | 658 | -26,90% |
44º | LAND ROVER DISCOVERY 4 | CLASSE II PREMIUM | 472 | 978 | -51,74% |
45º | JAC T6 | CLASSE II | 422 | 996 | -57,63% |
46º | JEEP GRAND CHEROKEE | CLASSE III | 419 | 1690 | -75,21% |
47º | VOLVO XC90 | CLASSE II PREMIUM | 399 | 104 | 283,65% |
48º | BMW X6 | CLASSE II PREMIUM | 376 | 440 | -14,55% |
49º | AUDI Q5 / SQ5 | CLASSE II PREMIUM | 373 | 497 | -24,95% |
50º | KIA SOUL | CLASSE I | 340 | 477 | -28,72% |
51º | MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN | CLASSE I PREMIUM | 332 | 316 | 5,06% |
52º | SUBARU XV | CLASSE II | 326 | 1 | 32500,00% |
53º | CHERY TIGGO | CLASSE I | 324 | 1057 | -69,35% |
54º | PORSCHE CAYENNE | CLASSE II PREMIUM | 305 | 173 | 76,30% |
55º | PORSCHE MACAN | CLASSE II PREMIUM | 301 | 314 | -4,14% |
56º | JEEP CHEROKEE | CLASSE II | 269 | 257 | 4,67% |
57º | LEXUS NX200t | CLASSE I PREMIUM | 248 | 186 | 33,33% |
58º | FORD EDGE | CLASSE I PREMIUM | 218 | 1007 | -78,35% |
59º | AUDI Q7 | CLASSE II PREMIUM | 157 | 80 | 96,25% |
60º | PEUGEOT 3008 | CLASSE II | 150 | 478 | -68,62% |
61º | JAGUAR F-PACE | CLASSE II PREMIUM | 144 | 0 | - |
62º | JEEP WRANGLER | CLASSE II | 131 | 260 | -49,62% |
63º | SUBARU OUTBACK | CLASSE II | 120 | 0 | - |
64º | VW TOUAREG | CLASSE II PREMIUM | 109 | 174 | -37,36% |
65º | CITROËN DS5 | CLASSE I PREMIUM | 69 | 175 | -60,57% |
66º | DODGE DURANGO | CLASSE III | 33 | 97 | -65,98% |
67º | KIA MOHAVE | CLASSE III | 33 | 23 | 43,48% |
68º | LEXUS RX350 | CLASSE II PREMIUM | 33 | 26 | 26,92% |
69º | MERCEDES-BENZ CLASSE GL | CLASSE II PREMIUM | 14 | 0 | - |
70º | LAND ROVER DEFENDER | CLASSE II | 8 | 3 | 166,67% |
71º | MERCEDES-BENZ CLASSE M | CLASSE II PREMIUM | 8 | 476 | -98,32% |
72º | SSANGYONG ACTYON | CLASSE II | 4 | 2 | 100,00% |
73º | SSANGYONG KORANDO | CLASSE II | 4 | 59 | -93,22% |
74º | SSANGYONG KYRON | CLASSE III | 2 | 65 | -96,92% |
75º | SSANGYONG REXTON | CLASSE III | 2 | 23 | -91,30% |
76º | MERCEDES-BENZ GLK | CLASSE I PREMIUM | 2 | 516 | -99,61% |
77º | FORD EXPLORER | CLASSE III | 1 | 6 | -83,33% |
78º | SUZUKI SX4 | CLASSE I | 0 | 93 | -100,00% |
79º | LAND ROVER FREELANDER | CLASSE I PREMIUM | 0 | 277 | -100,00% |
80º | MERCEDES-BENZ CLASSE G | CLASSE II PREMIUM | 0 | 0 | - |
265931 | 277957 | -4,33% |
Picapes
A queda nas vendas de picapes, de 14,3%, só não foi maior por conta dos dois modelos mais recentes do segmento. Juntas, Fiat Toro (36.001) e Renault Duster Oroch (12.939) responderam por mais de 20% de tudo o que foi vendido até novembro (238.069).
Líderes no ano passado, tanto Fiat Strada quanto VW Saveiro amargaram quedas superiores a 41% - a segunda foi ainda mais prejudicada, em função da paralisação das fábricas da marca alemã por algumas semanas.
Com nova geração lançada durante o ano, a Toyota Hilux foi a única entre as líderes a avançar no período (+4,5%), abrindo boa vantagem sobre a Chevrolet S10, cujas vendas caíram mais do que a média do segmento.
Picapes Médias / Grandes | |||||
POS. | MODELO | CATEGORIA | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | FIAT STRADA | PEQUENAS | 54474 | 93115 | -41,50% |
2º | FIAT TORO | MÉDIAS/GRANDES | 36001 | 0 | - |
3º | VW SAVEIRO | PEQUENAS | 31688 | 53756 | -41,05% |
4º | TOYOTA HILUX | MÉDIAS/GRANDES | 30747 | 29421 | 4,51% |
5º | CHEVROLET S10 | MÉDIAS/GRANDES | 23850 | 30246 | -21,15% |
6º | FORD RANGER | MÉDIAS/GRANDES | 14119 | 15618 | -9,60% |
7º | RENAULT OROCH | MÉDIAS/GRANDES | 12939 | 1782 | 626,09% |
8º | CHEVROLET MONTANA | PEQUENAS | 12765 | 22552 | -43,40% |
9º | MITSUBISHI L200 | MÉDIAS/GRANDES | 8860 | 13373 | -33,75% |
10º | VW AMAROK | MÉDIAS/GRANDES | 8302 | 11142 | -25,49% |
11º | NISSAN FRONTIER | MÉDIAS/GRANDES | 3249 | 5293 | -38,62% |
12º | LIFAN FOISON | MÉDIAS/GRANDES | 505 | 837 | -39,67% |
13º | RAM 2500 | MÉDIAS/GRANDES | 427 | 24 | 1679,17% |
14º | RELY PICK-UP | MÉDIAS/GRANDES | 77 | 279 | -72,40% |
15º | EFFA START PICK UP | MÉDIAS/GRANDES | 21 | 81 | -74,07% |
16º | AGRALE MARRUÁ | MÉDIAS/GRANDES | 15 | 20 | -25,00% |
17º | HAFEI RUIYI | MÉDIAS/GRANDES | 14 | 87 | -83,91% |
18º | MAHINDRA HW KCD4 | MÉDIAS/GRANDES | 8 | 15 | -46,67% |
19º | MAHINDRA HW KCS32 | MÉDIAS/GRANDES | 2 | 52 | -96,15% |
20º | HAFEI MINI | PEQUENAS | 2 | 27 | -92,59% |
21º | CHEVROLET SILVERADO | MÉDIAS/GRANDES | 1 | 2 | -50,00% |
22º | DFM MINITRUCK | MÉDIAS/GRANDES | 1 | 1 | 0,00% |
23º | FORD F150 / F250 | MÉDIAS/GRANDES | 1 | 9 | -88,89% |
24º | MAHINDRA | MÉDIAS/GRANDES | 1 | 15 | -93,33% |
25º | EFFA PLUTUS | MÉDIAS/GRANDES | 0 | 4 | -100,00% |
26º | MAHINDRA HW KCS34 | MÉDIAS/GRANDES | 0 | 7 | -100,00% |
27º | SSANGYONG ACTYON SPORTS | MÉDIAS/GRANDES | 0 | 47 | -100,00% |
28º | TOYOTA TACOMA | MÉDIAS/GRANDES | 0 | 1 | -100,00% |
|
|
| 238069 | 277806 | -14,30% |
Sedãs médios
Novas gerações, reestilizações, promoções. Muita coisa tem acontecido entre os sedãs médios, mas aparentemente nada parece capaz de abalar a sólida liderança do Corolla. Mesmo com todos os modelos do segmento em queda, o Toyota vendeu mais do que a soma dos oito rivais mais próximos.
A retração do segmento, de quase 22%, foi fortemente influenciada pelo mau desempenho de dois modelos. O Honda Civic, cuja nova geração só chegou às concessionárias no segundo semestre, perdeu quase 40% das vendas neste ano de transição.
Já o Nissan Sentra, terceiro colocado no ano passado e reestilizado também no segundo semestre, não manteve o mesmo fôlego e sofreu uma retração de quase 50% sobre 2015. Nenhum modelo, aliás, teve ganhos nos últimos doze meses.
Sedãs Médios | ||||
POS. | MODELO | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | TOYOTA COROLLA | 58729 | 60917 | -3,59% |
2º | HONDA CIVIC | 17936 | 29162 | -38,50% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 10503 | 10881 | -3,47% |
4º | VW JETTA | 8066 | 8498 | -5,08% |
5º | NISSAN SENTRA | 6005 | 11536 | -47,95% |
6º | FORD FOCUS FASTBACK | 5046 | 8780 | -42,53% |
7º | RENAULT FLUENCE | 3926 | 6738 | -41,73% |
8º | CITROËN C4 LOUNGE | 3580 | 5263 | -31,98% |
9º | MITSUBISHI LANCER | 2494 | 3291 | -24,22% |
10º | KIA CERATO | 1526 | 1622 | -5,92% |
11º | FIAT LINEA | 1435 | 4090 | -64,91% |
12º | PEUGEOT 408 | 872 | 1295 | -32,66% |
13º | HYUNDAI ELANTRA | 820 | 2514 | -67,38% |
15º | GEELY EC7 | 145 | 344 | -57,85% |
16º | JAC J5 | 88 | 247 | -64,37% |
|
| 121171 | 155178 | -21,91% |
Hatches pequenos/compactos
No segmento mais sensível ao bolso dos brasileiros, onde crises econômicas e restrições de crédito impactam diretamente nas vendas, a retração até novembro de 2016 ultrapassou os 22%. Na prática, mais de 200 mil hatches de entrada e compactos deixaram de sair das concessionárias na comparação com os onze primeiros meses de 2015.
Neste cenário, apenas quatro modelos num universo de vinte e nove apresentaram números positivos. E dois deles são justamente os mais vendidos. Caminhando para o segundo ano consecutivo na liderança do mercado, o Chevrolet Onix avançou expressivos 21,7%, enquanto o Hyundai HB20% conquistou 10,3% mais consumidores.
A diferença dos dois para os demais adversários é cada vez significativa: o Ford Ka, terceiro, emplacou cerca de 40 mil unidades a menos do que o segundo colocado. Para se ter uma idéia da mudança de cenário entre os modelos mais baratos, os campeões de vendas até 2014, VW Gol e Fiat Palio, ambos em quedas superiores a 30%, venderam juntos pouco mais do que o vice-líder HB20.
Hatches populares / compactos | |||||
POS. | MODELO | CATEGORIA | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | CHEVROLET ONIX | POPULARES | 134931 | 110844 | 21,73% |
2º | HYUNDAI HB20 | POPULARES | 109393 | 99195 | 10,28% |
3º | FORD KA | POPULARES | 69289 | 83422 | -16,94% |
4º | FIAT PALIO | POPULARES | 57729 | 109454 | -47,26% |
5º | RENAULT SANDERO | POPULARES | 56881 | 69834 | -18,55% |
6º | VW GOL | POPULARES | 52714 | 76251 | -30,87% |
7º | VW FOX / CROSSFOX | POPULARES | 39837 | 73780 | -46,01% |
8º | VW UP! | POPULARES | 34968 | 49393 | -29,20% |
9º | TOYOTA ETIOS HATCH | POPULARES | 34321 | 32009 | 7,22% |
10º | FIAT UNO | POPULARES | 31930 | 73174 | -56,36% |
11º | HONDA FIT | COMPACTOS | 25201 | 39017 | -35,41% |
12º | FIAT MOBI | POPULARES | 24183 | 0 | - |
13º | NISSAN MARCH | POPULARES | 16852 | 21102 | -20,14% |
14º | FORD NEW FIESTA | COMPACTOS | 15218 | 37631 | -59,56% |
15º | RENAULT CLIO | POPULARES | 10826 | 13980 | -22,56% |
16º | CITROËN C3 | COMPACTOS | 10606 | 15553 | -31,81% |
17º | PEUGEOT 208 | COMPACTOS | 9807 | 12345 | -20,56% |
18º | FIAT PUNTO | COMPACTOS | 7347 | 15083 | -51,29% |
19º | KIA PICANTO | POPULARES | 1755 | 1675 | 4,78% |
20º | FIAT 500 | COMPACTOS | 1037 | 2048 | -49,37% |
21º | CHERY CELER | COMPACTOS | 796 | 1892 | -57,93% |
22º | CHERY QQ | POPULARES | 382 | 1379 | -72,30% |
23º | JAC J3 | COMPACTOS | 269 | 880 | -69,43% |
24º | JAC J2 | POPULARES | 208 | 970 | -78,56% |
25º | GEELY GC2 | POPULARES | 196 | 267 | -26,59% |
26º | CHEVROLET CELTA | POPULARES | 69 | 17798 | -99,61% |
27º | VW POLO | COMPACTOS | 11 | 1434 | -99,23% |
28º | CHERY FACE | POPULARES | 1 | 280 | -99,64% |
29º | PEUGEOT 207 | POPULARES | 1 | 169 | -99,41% |
|
|
| 746758 | 960859 | -22,28% |
Hatches médios
Este talvez tenha sido o segmento mais afetado pela “onda SUV”. Somados, todos os hatches médios disponíveis no mercado não tem conseguido emplacar mais do que duas mil unidades mensais – para se ter uma ideia, isso é menos da metade do que o Toyota Corolla vende a cada trinta dias.
Somados, os seis modelos venderam menos, por exemplo, do que o Renault Duster (22.931), que não tem em 2016 um de seus melhores anos. Dos três líderes, nenhum perdeu menos do que 37% de seus emplacamentos nos últimos doze meses.
A chegada da nova geração do Cruze Hatch e do reforço da versão 1.0 TSi na linha Golf podem dar uma sobrevida ao segmento. “Pero no mucho”, ao que parece.
Hatches Médios | ||||
POS. | MODELO | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | FORD FOCUS | 6372 | 11999 | -46,90% |
2º | VW GOLF | 5526 | 8791 | -37,14% |
3º | CHEVROLET CRUZE HATCH | 3360 | 8407 | -60,03% |
4º | PEUGEOT 308 | 2134 | 3141 | -32,06% |
5º | HYUNDAI i30 | 1923 | 2344 | -17,96% |
6º | FIAT BRAVO | 1877 | 2668 | -29,65% |
|
| 21192 | 37350 | -43,26% |
Station wagons
Aqui temos um cenário de franca decadência. Com apenas seis opções reais no mercado – a VW Parati já foi descontinuada, mas ainda emplacou poucas unidades desde janeiro -, as vendas de stations recuaram quase 45% em relação ao já fraco ano de 2015.
E a situação só não foi pior graças às vendas diretas, maiores responsáveis pelos números das líderes Fiat Weekend e VW Space Fox / Space Cross,. Somadas, as duas representam quase 90% de todo o segmento. Apenas a VW Golf Variant, que sequer chegou a mil unidades, cresceu no período (+17%).
Stations | ||||
POS. | MODELO | 2016 | 2015 | % Variação |
1º | FIAT WEEKEND | 6342 | 10012 | -36,66% |
2º | VW SPACE FOX / SPACE CROSS | 2380 | 6532 | -63,56% |
3º | VW GOLF VARIANT | 924 | 791 | 16,81% |
4º | VOLVO V60 | 117 | 145 | -19,31% |
5º | AUDI A4 | 64 | 157 | -59,24% |
6º | AUDI A6 ALLROAD | 16 | 0 | - |
7º | VW PARATI | 7 | 8 | -12,50% |
|
| 9850 | 17645 | -44,18% |
Fonte: Fenabrave