Apenas 3,7 segundos. Esta foi a marca que cravou o novo Porsche 911 Carrera S na prova de aceleração de 0 a 100 km/h em nossas medições, desbancando o ex-recordista Jaguar F-Type R por míseros 0,3 s. Munido de motor 6 cilindros boxer, dois turbos e um câmbio de dupla embreagem e sete marchas com controle de largada, o 911 se lança como se tivesse sido catapultado, jogando o motorista para trás e golpeando sua nuca a cada troca de marcha. Um canhão!
Assim abrimos a contagem do nosso ranking de testes 2016, um ano no qual apenas um líder foi mantido - o VW up! no consumo com gasolina na estrada, mas parece que é questão de tempo até testarmos o Fiat Mobi Drive com gasolina (afinal, com etanol ele é o novo campeão). Até mesmo no ranking de frenagem temos um novo primeiro colocado.
No ranking de consumo é que aconteceram as mudanças mais significativas, muito por conta do programa Inovar Auto, que brigou as montadoras a lançarem carros mais eficientes sob pena de ter que pagar mais imposto. Prova disso foi a grande quantidade de novos motores lançados no país em 2016, o que nos motivou até a fazer uma reportagem específica sobre o assunto (veja aqui).
Mais uma vez, não custa lembrar, o Motor1 Brasil/Carplace é o único site especializado (sem contar publicações impressas com parte digital) que realiza suas próprias medições para confrontar com os (geralmente otimistas) dados das montadoras. Ou seja, quando anunciamos uma reportagem de TESTE, isso quer dizer que o carro foi efetivamente testado com equipamento profissional, importado da Inglaterra - o mesmo utilizado pelas principais publicações automotivas do mundo, bem como montadoras, fornecedores, etc - e obedecendo um critério próprio, com diversas passagens, contra e a favor do vento, em pista específica.
Vamos aos rankings - os carros em negrito são os que entraram na lista este ano
RANKING GERAL: Aceleração de 0 a 100 km/h
1
Porsche 911 Carrera S
3,7 s
2
Jaguar F-Type V8 R AWD/Audi RS6
4,0 s
3
BMW M2/Porsche Macan Turbo
4,8 s
4
Audi TTS/BMW X5 50i/Jaguar XFR
4,9 s
5
BMW M235i
5,1 s
6
Chevrolet Camaro V8
5,2 s
7
Range Rover Sport SVR/Mercedes A45 AMG/BMW 135i/Range Rover Vogue V8 S
5,3 s
8
Mercedes-Benz SLK 55 AMG
5,4 s
9
Jaguar F-Pace V8 S
5,8 s
10
BMW 640i Gran Coupé
5,9 s
Comentários: Para quem desdenhou dos novos motores turbo da Porsche, está aí o 911 Carrera S para mostrar que a mudança veio para o bem. O lendário superesportivo alemão não só desbancou os antigos líderes como ainda abriu 0,3 s de vantagem, sendo o primeiro carro testado por nós a baixar da barreira dos 4 segundos para chegar aos 100 km/h. Outros alemães que fizeram bonito foram o BMW M2, no pódio, e o Audi TTS, com 0 a 100 km/h ainda abaixo de 5 segundos. Já o novo Camaro baixou 1 segundo na prova em relação ao anterior.
RANKING GERAL: Consumo médio com etanol (ciclo rodoviário)
1
Fiat Mobi 1.0 Drive
14,3 km/l
2
Fiat Uno 1.3 Sporting/VW Fox Bluemotion 1.0
14,2 km/l
3
VW Golf 1.0 TSI/Ford Ka+ 1.0/VW up!
14,0 km/l
4
VW up! TSI
13,8 km/l
5
VW Gol 1.0/Nissan March 1.0
13,7 km/l
6
Fiat Uno Attractive 1.0
13,2 km/l
7
Nissan Versa 1.6 CVT/Nissan Versa 1.0/Ford Ka 1.0
13,0 km/l
8
Hyundai HB20 1.0
12,6 km/l
9
Citroën C3 1.2/Honda City EXL CVT/Fiat Grand Siena Attractive 1.4/Fiat Uno Attractive 1.0
12,4 km/l
10
Ford Fiesta Titanium 1.6 Powershift
12,3 km/l
Comentários: A Fiat enfim lançou o Mobi que deveria ter sido lançado desde o começo (o Drive com motor de 3 cilindros e direção elétrica), e o resultado não deixou dúvidas quanto ao acerto do carrinho: líder de consumo com etanol na estrada - ainda não tivemos a oportunidade de medi-lo com gasolina. Os motores Fiat Firefly 1.3 e 1.0, aliás, fizeram bonito também sob o capô do Uno 2017 - em segundo e em sexto, na ordem. Os novos 1.0 aspirado e turbo da VW também foram destaques equipando o Gol e o Golf, respectivamente.
RANKING GERAL: Consumo médio com gasolina (ciclo rodoviário)
1
VW up!
20,0 km/l
2
VW Fox Bluemotion
19,9 km/l
3
Ford Ka 1.0
19,0 km/l
4
Toyota Prius
18,9 km/l
5
VW up! TSI
18,8 km/l
6
Renault Clio 1.0
18,4 km/l
7
Peugeot 208 1.2
17,8 km/l
8
Mercedes C180/Mercedes A200
16,9 km/l
9
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost
16,6 km/l
10
Mercedes-Benz B200
15,8 km/l
Comentários: Os novos 3-cilindros do mercado nacional também mostraram seu valor com gasolina. O Peugeot 208 1.2 e o Ford Fiesta 1.0 Ecoboost entraram no nosso Top 10. Outra atração ficou por conta do híbrido Toyota Prius, que ficou em quarto na estrada e, com 25,6 km/l na cidade, se tornou o carro mais econômico já testado por nós na média ponderada (ciclos urbano e rodoviário).
RANKING GERAL: Frenagem 100 km/h a 0
1
Porsche 911 Carrera S
34,1 m
2
Suzuki Swift Sport
34,6 m
3
BMW M2/Audi TTS
34,8 m
4
Porsche Panamera V6
35,0 m
5
Porsche Macan Turbo
35,4 m
6
BMW 328i GT
35,5 m
7
Mercedes A45 AMG
35,8 m
8
Audi RS6
35,9 m
9
VW Golf GTI/Audi TT
36,2 m
10
BMW Z4 20i Pure Impulse
36,4 m
Comentários: o 911 desbancou o pequenino (e leve) Swift com um frenagem de fazer os olhos esbugalharem: somente 34,1 metros na estancada de 100 km/h a zero. O Audi TT, que já tinha ido bem no ano passado, entrou em terceiro na versão apimentada TTS - empatado o com também estreante BMW M2. Já o Golf GTI nacional melhorou sua marca em relação ao importado, por conta das rodas aro 18" e pneus mais grudentos.