Em 1976, nascia um ícone. Concebido por um grupo de engenheiros que buscavam a esportividade usando como base um hatch de rua, o Golf GTI nasceu como uma série limitada a 5 mil unidades, mas seu sucesso foi tanto que chegou aos 2 milhões de unidades emplacadas em sete diferentes gerações.
Para celebrar esta marca, o "quarentão" teve um ano agitado. Começou com o lançamento de uma edição limitada a 400 unidades, o Golf GTI Clubsport S. Usando o motor 2.0 TFSI, o mesmo turbo com injeção direta de gasolina que conhecemos no GTI comum, mas com 310 cv, ele teve sua produção totalmente vendida antes mesmo de ter preço definido. Tudo graças ao seu recorde na lendária pista de Nürburgring Nordschleife. Com 7:47,19 s, ele é o carro de rua com tração dianteira mais rápido no circuito.
Para o público inglês que perdeu o Clubsport S, a VW lançou o Clubsport Edition 40, com 1.000 unidades, para celebrar os 40 anos do esportivo. Ele tem 265 cv e função overbooster, que joga a potência para 290 cv por alguns segundos. Mais uma vez, em poucas semanas, eles se acabaram.
Não satisfeita, a marca reuniu 85 GTIs, de todas as gerações, em seu quartel-general no Reino Unido. Foi a melhor maneira de fechar 2016 celebrando as 4 décadas do esportivo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito