Com o novo boom de picapes no mercado, todo mundo anda querendo fazer a sua. A Volkswagen estaria pensando em uma maior do que a Saveiro, a Peugeot quer ter sua picape média e a Renault e a Mercedes-Benz já até mostraram as suas. Mas e se fosse possível ter uma picape que pudesse se transformar em uma perua? Foi essa a ideia do designer francês Valentin Fuchs com o conceito VW Varok. Pierre Joveneaux também participou do projeto, criando a modelagem 3D da picape.
Os dois designers fizeram o projeto enquanto eram estagiários da Volkswagen e a ideia foi criar uma picape que pudesse ajudar a marca a entrar no concorrido (e querido) mercado das "utes", as picapes baseadas em automóveis vendidas na Austrália. A diferença é que lá, em vez de as picapes serem baseadas em carros compactos, como Fiat Palio, VW Gol e Chevrolet Agile, elas usam o Ford Falcon ou o Holden Commodore como base. E isso as transforma em monstros V8 de tração traseira, ao contrário das nossas 4-cilindros de tração dianteira.
Não fica muito claro como a picape se converte em perua, mas tudo indica que seria uma capa de encaixar, estruturalmente forte para suportar os vidros laterais e a vigia traseira, assim como eventuais cargas no teto, como o caiaque usado nas projeções. Com a cobertura, a picape poderia transportar mais duas pessoas em uma segunda fileira de bancos individuais, pelo que as imagens revelam.
Os designers não entram no mérito de motorização ou câmbio, mas seria bacana imaginar a Varok com o motor 1.4 TSI e a mesma plataforma do Golf, a MQB. E se ela um dia fosse fabricada, você a compraria? Que chances ela teria no mercado brasileiro? Nós gostaríamos muito de ver algo assim à disposição, mas e você? Divida conosco suas opiniões em nossa área de comentários.
Fotos: Behance
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape