Lamborghini Aventador S 2017 chega com 740 cv e rodas traseiras esterçantes
Superesportivo atualiza visual e recebe extensas modificações na suspensão e na aerodinâmica
Após quase seis anos no mercado, o Lamborghini Aventador adiciona o sufixo 'S' e ganha diversas modificações na linha 2017. O supercarro equipado com motor V12 fica com visual mais agressivo, aprimora a aerodinâmica, ganha mais potência, e por último, recebe rodas traseiras esterçantes.
O artifício permite que o supercarro ganhe um entre-eixos "virtualmente variável". Em curvas fechadas, as rodas de trás viram para o lado oposto ao das rodas da frente, "encurtando" o entre-eixos e diminuindo o raio de esterço. Em transições, como mudanças rápidas de faixa, as rodas de trás viram na mesma direção das dianteiras, mantendo a estabilidade.
Embora a sigla pudesse sugerir, o novo Lambo não ganhou turbo, mas agora extrai mais potência do motor de 6,5 litros naturalmente aspirado, que passa de 700 cv para 740 cv, com rotação máxima de 8.500 rpm (era 8.350 rpm), e mantém o torque máximo em 70,4 kgfm. As melhorias foram obtidas graças ao sistema de admissão variável otimizado e ao controle no tempo de abertura de válvulas (Variable Valve Timing). O câmbio continua sendo o de sete marchas.
Mantendo o mesmo peso seco do antecessor, de 1.575 kg, o Aventador S acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança velocidade máxima de 350 km/h.
Na prática, trata-se de uma reestilização de meio de ciclo, apesar de os italianos se referirem ao supercarro como sendo "a nova geração do Aventador". O visual ficou mais agressivo, com novos para-choques, defletores e para-lamas traseiros, além de o difusor traseiro poder ser em fibra de carbono.
Além de ter a suspensão completamente reconfigurada, o novo Lambo também teve a aerodinâmica aprimorada, com aumento de 130% na sustentação negativa. O aerofólio traseiro agora pode ser ajustado em três posições e promete melhora de 50% na eficiência aerodinâmica.
O interior ganhou um novo painel digital TFT personalizável que traz as informações do sistema de telemetria da Lamborghini. Além disso, o supercarro também atualiza o sistema multimídia, com conectividade para smartphones por meio do Apple Car Play.
O novo Lamborghini Aventador S 2017 começa a ser vendido nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2017, com preço sugerido de US$ 421.350. No Reino Unido, os compradores terão que desembolsar nada menos que £ 225,955 (R$ 945.825, pela cotação de 16 de dezembro).
Fotos: divulgação
Galeria: Lamborghini Aventador S 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Substituto do Lamborghini Aventador aparece nas redes sociais
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Lamborghini Aventador tem produção encerrada... de novo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Próximo V12 da Lamborghini, substituto do Aventador é flagrado em testes
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Último Lamborghini Aventador V12 será leiloado; substituto será híbrido