Nas lojas desde outubro, a CAOA somente agora promove o lançamento oficial da nova geração do Elantra. Totalmente renovado, ele é vendido em três versões de acabamento, com preço inicial de R$ 84.990. O objetivo da Hyundai é oferecer o seu sedã médio com pacote generoso de equipamentos e preços que miram a versão básica do Toyota Corolla, na versão de entrada, e o Honda Civic mais equipado, na topo de gama.
As armas para isso começam pelo novo visual, que deixou o Elantra com aspecto mais esportivo, com destaque para dianteira mais bicuda e baixa. Também há mudanças em suas dimensões, que segundo a Hyundai, melhoraram a eficiência aerodinâmica. O comprimento total ganhou 40 mm em relação à versão anterior, passando a ter 4,57 m, enquanto a largura é de 1,76 m, a altura fica em 1,46 m e o entre-eixos, em 2,70 m.
Nesta nova geração, a Hyundai-CAOA informa que o sedã ficou mais leve que o anterior, mas indicando o peso em ordem de marcha teria ficado em 1.260 kg. O problema é que o carro anterior pesava 1.194 kg, de acordo com a ficha técnica fornecida pela própria empresa. Apontamos o problema à assessoria e estamos à espera de uma resposta da engenharia.
Outra evolução está no seu chassi mais rígido, fruto de sua construção com 53% de aço de ultra alta resistência (a versão anterior utilizava 21%) e aplicação de adesivos estruturais em pontos de tensão mais elevada no chassi, para reforçar as áreas de soldagem. Segundo a fabricante, esses adesivos estruturais também contribuem para a melhoria na redução de ruídos, vibração e aspereza do veículo.
O conjunto mecânico mantém o motor Nu 2.0 DOHC Flex, que desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina, sempre a 6.200 rpm, e gera torque máximo de 20,6 kgfm (E) e 19,2 kgfm (G), ambos a 4.700 rpm. A transmissão é sempre a automática de 6 marchas, com opção de acionamento seleção manual.
Elantra Base - R$ 84.990
Itens: a versão de entrada traz de série ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas, espelho elétrico com aquecimento, controlador de velocidade, seis airbags, dispositivo de fixação de cadeirinha Isofix e sistema de áudio com comando no volante, entre outros itens.
Elantra Special Edition - R$ 103.990
Itens: os mesmos do Elantra Base mais sistema de ignição do motor por botão de partida, abertura por aproximação do porta-malas, bancos revestidos em couro, central de entretenimento Android com tela sensível ao toque e rádio integrado com leitor de MP3, GPS, Mirror Link, TV Digital, Bluetooth e comandos no volante, tela de 7 polegadas sensível ao toque com GPS, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, Bluetooth, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e com suporte lombar, sensor de chuva e luzes diurnas de LED.
Elantra Top - R$ 114.990
Itens: todos da versão anterior com acréscimo de alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de controle de tração (TCS), seletor do modo de condução Drive Mode Select (Normal/ Eco/ Sport), faróis com lâmpadas de xenônio com acendimento automático, teto solar elétrico, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, airbag de joelhos do motorista e espelhos rebatíveis eletricamente.
O Motor1 participa do evento de lançamento e trará maiores informações e impressões ao dirigir em breve
Com informações de Daniel Messeder, de Florianópolis (SC)
Viagem à convite da Hyundai Motors do Brasil e Hyundai-CAOA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Longe do Brasil, Hyundai Elantra 2025 é lançado nos EUA por R$ 130.000
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hyundai Elantra 2024 chega aos EUA para brigar com Civic e Corolla
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Bonito ou feio? Hyundai Elantra 2024 é flagrado em versão global
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Semana Motor1.com: Projeção da nova Chevrolet S10, Tiggo 9 e mais