Principal órgão responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na Europa, o Euro NCAP divulga nesta semana o resultado de uma nova bateria de testes. Nessa rodada foram avaliados os modelos Audi Q2, Ford Edge e Hyundai Ioniq, com classificações positivas, além do Suzuki Ignis e os SsanYong Tivoli e XLV.
Único vendido no Brasil entre os modelos avaliados, o Edge conquistou cinco estrelas e obteve índice de proteção de 85% para ocupantes adultos, 76% para crianças e 67% para pedestres. Na sequência, o híbrido Ioniq recebeu as mesmas cinco estrelas com proteções de 91%, 80% e 70%, respectivamente. Por fim o Q2, (mal) cotado para o Brasil, obteve nota máxima, além das proteções de 93%, 86% e 70%. Foi o que se saiu melhor nos testes, como você pode notar.
Monovolume da Suzuki, o Ignis recebeu apenas três estrelas considerando sua versão básica. Segundo o órgão, a proteção foi "fraca" para o condutor na região do tórax e "marginal" para as pernas do condutor no teste de barreira deformável.
As mesmas três estrelas foram dadas para os SsangYong, com avaliação "pobre" para proteção de cabeça para o passageiro traseiro no teste de barreira frontal rígida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q2 e-tron será primo rico do sucessor elétrico do Volkswagen T-Cross
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Audi confirma fim de A1 e Q2 para focar em carros mais caros
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: Audi Q2 prepara mudança visual para 2020
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Audi SQ2 é revelado com visual agressivo e motor 2.0 TFSI de 300 cv