Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM)

Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM)

Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM) Especial: visitamos a nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus (AM)
Primeira planta da BMW exclusiva para motocicletas fora da Alemanha (já que as outras três existentes, situadas na Tailândia, Índia e China, também produzem automóveis) a unidade de Manaus (AM) faz parte da estratégia da marca alemã para os próximos anos. A expectativa é contar com o desenvolvimento dos mercados dos EUA, China e, claro, América do Sul. Até então, as motos da BMW eram montadas na fábrica da Dafra, também em Manaus, sob licença e supervisão dos alemães. Mas acontece que o volume de produção e o número de modelos fabricados aumentou nos últimos anos, levando a BMW a optar por sua própria unidade. Lá serão feitas as motos F700 GS, F800 GS e Adventure, F800 R, R1200 GS e Adventure, S1000R, S1000 RR e S1000 XR. A partir de 2017, fará também a inédita G310, que por sua baixa cilindrada e preço mais acessível deverá se tornar o principal produto da marca no país. A capacidade de produção é de 10 mil motos/ano, em um turno, o que teoricamente pode aumentar para 30 mil em três turnos.
Com máquinário sofisticado, as duas linhas de produção da nova fábrica permitem a montagem simultânea de diferentes modelos, que chegam ao Brasil em containers no regime de CKD (Completely Knock-Down), ou kits de montagem. Entre os equipamentos, destacamos a sala de montagem dos motores de 1.000 cc (que equipe as S1000R, RR e XR) em ambiente climatizado, onde se enfatiza a tecnologia de aperto e o “Hot Test”, no qual 100% destes motores são avaliados durante dois minutos, simulando a moto em movimento. Há também o “Posto dos Fluídos”, cuja máquina gera uma forte depressão para o perfeito preenchimento do fluído de freio no sistema. Em termos de índice de nacionalização, cerca de 10% dos componentes das motocicletas, entre eles correntes pneus e peça plásticas, são brasileiros. Provêm de 45 fornecedores homologados pela marca. Já a equipe de montagem tem em média cinco anos de experiência, alguns dos quais adquiridos em outras montadoras, além de passarem por treinamento na Alemanha.
Quando prontas, as motos são embaladas em pallets de aço, recicláveis, e são transportadas em carretas, que seguem via balsa até Belém e, depois, carretas novamente até o centro de distribuição em Itapevi, município a 35 quilômetros de São Paulo. Como proprietário de uma GS 650, foi gratificante conhecer a receita e os  "ingredientes" que compõem uma motocicleta premium e, vendo o substituto deste modelo, que é a nova F700 GS, desejá-lo. O lançamento da compacta G 310 no próximo ano deverá fazer o mesmo com os atuais proprietários de outras marcas nesta cilindrada. Por Eduardo Silveira, de Manaus (AM) Fotos: autor e divulgação Viagem a convite da BMW
Envie seu flagra! flagra@motor1.com