Volta Rápida: como andam as novas Yamaha Factor 125 flex e Fazer 150 UBS
Volta Rápida: como andam as novas Yamaha Factor 125 flex e Fazer 150 UBS
4 Julho 2016 em 15:30
O que são?
Para quem já conhecia a Factor 150, a 125 chega como opção mais barata da linha. A principal novidade, claro, fica por conta do motor de 125 cc, já com injeção bicombustível, que permite trabalhar com gasolina, etanol ou mistura de qualquer proporção dos dois. Feito com o que a Yamaha chama de fundição Cooper Grip, que proporciona melhor dissipação de calor, o motor monocilíndrico com comando simples (SOHC) e arrefecimento a ar entrega 11,1 cv de potência e 1,16 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Para maior autonomia, a Factor dispõe de um tanque de 15,7 litros. No mais, praticamente nada muda da Factor 150 que conhecemos. Mesmo a 125 vem com rodas de liga leve, painel digital com indicador de marcha, lampejador de farol alto, rabeta afilada e lanterna traseira bipartida. As suspensões trazem garfos convencionais na dianteira, com 120 mm de curso, e sistema de duplo amortecimento na traseira, com 11 mm de curso. Os freios são a disco (245 mm) na frente e tambor (130 mm) atrás. No caso da Fazer 150, ela permanece como opção mais "esportiva" da gama de streets da Yamaha, trazendo uma posição de pilotagem mais avançada que a da Factor, além de suspensões um pouco mais firmes. A novidade para a linha 2017, afora as novas cores e grafismos, fica por conta do sistema combinado de freios, que a Yamaha chama de UBS - Unified Brake System. O recurso consiste em unificar a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, por meio do acionamento do pedal do freio de trás.Como andam?
Destaque da Factor segue sendo o conforto, sendo que o motor 125 cc gira suave e deixa a motocicleta com apenas 124 kg. Mesmo nas ruas de paralelepípedo de São Luiz do Paraitinga, a motinho não deu batente de suspensão, ainda que passássemos com vontade nas lombadas. Ponto positivo também para a facilidade de pilotagem, com bastante leveza nos comandos e um câmbio macio. Quanto ao desempenho, fizemos um teste curioso: esticando todas as marchas até o limite de giro da potência máxima (7.500 rom), observamos que a Factor 125 é exatamente 5 km/h mais lenta que a Fazer 150 em cada marcha. Ou seja, enquanto a 125 corta a 90 km/h em quarta marcha, a 150 vai até 95 km/h - lembrando que a 125 tem a relação um pouco mais curta que a 150. Na prática, onde mais sentimos diferença do motor 150 é na estrada, onde as retomadas são mais rápidas. Para uso urbano, a 125 já dá conta do recado tranquilamente. Também com injeção flex, o motor de 150 cc entrega 12,4 cv de potência e 1,295 kgfm de torque, números que garantem um pouco mais de vigor nas saídas e ultrapassagens em relação ao propulsor de 125 cc. Com funcionamento "liso" e quase isento de vibrações, proporciona uma tocada agradável sem que haja necessidade de sempre ficar elevando o giro antes das trocas ascendentes.Quanto custam?
Disponível somente na versão ED, já com rodas de liga e freio dianteiro a disco, a Factor 125 Flex custa R$ 7.390. Oferece garantia de três anos e revisão com preço fixo até a sétima manutenção (30 mil km). É oferecida nas cores vermelha (Red Hot) e preta (Preto Eclipse). A versão 150 da Factor segue em linha normalmente, com preços de R$ 8.090 na versão E e R$ 8.690 na ED. Já a Fazer 150 passa a ser vendida somente com freio UBS na linha 2017, com preço de R$ 9.590, nas cores azul (Racing Blue), branca (Branco Cristal), vermelha metálica (Dark Magenta) e preta (Preto Eclipse). A garantia também é de três anos com custo de manutenção fixo até 30 mil km (sete revisões). Por Eduardo Silveira, de São Luiz do Paraitinga (SP) Fotos: Mario Villaescusa/Yamaha Viagem a convite da Yamaha do BrasilGaleria de fotos:
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