Como antecipamos na semana passada, os modelos Volvo S60 e V60 ganham duas novas versões e importantes novidades no conjunto mecânico. Lançadas com a missão de abrir fogo contra os modelos alemães, trazem como diferenciais os novos motores 2.0 T5 Drive-E de quatro cilindros turbo e câmbio automático de oito velocidades.
Volvo S60 Momentum 2015
As duas versões também marcam a estreia do retoque visual nas versões comuns (as mudanças chegaram antes na R-Design) e se diferenciam pelos novos para-choques dianteiro e traseiro, novas rodas de liga-leve e novas saídas de escape integradas ao para-choque.
A lista de equipamentos é generosa desde a Kinetic para os dois modelos, o que inclui de série ar-condicionado digital de duas zonas, faróis de xenônio com direcional ativo, luzes de rodagem diurna em LEDs, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos de couro com regulagem elétrica para o motorista, seis airbags, botão de partida do motor, sistema start-stop, sistema de som com oito alto falantes e tela multimídia de 7" com DVD e sensor de ré. A direção tem assistência elétrica e é ajustável em três níveis.
Volvo V60 e S60 Momentum 2015
Com uma diferença de preço relativamente pequena, as versões Momentum acrescentam sistema GPS, teto solar elétrico, rodas de liga leve com aro de 18 polegadas e acabamento escurecido e painel digital com três tipos de visualização.
No entanto, o grande destaque fica por conta do novo conjunto mecânico. Na linha 2015, as duas novas versões do sedã S60 e da perua V60 passam a ser equipados com o novo motor 2.0 T5 Drive-E que estreiou ano passado no utilitário XC60. Trata-se de uma nova família de motores de quatro cilindros com turbo e injeção direta de combustível. Com potência de 245 cv e o generoso torque de 35,69 kgfm, trabalha em conjunto com a nova transmissão automática de oito marchas. Segundo a Volvo, o resultado é consumo 20% menor que o da antiga motorização 2.0.
Painel digital disponível nas versões Momentum
Os números de fábrica também indicam que o desempenho avançou, passando a cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos contra os 7,5s do conjunto anterior. Dotado do sistema Start-Stop e do Eco-Coast, também ficou mais eficiente no consumo de combustível registrando média de 8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada de acordo com os dados do INMETRO.
DNA da marca sueca, as novas versões chegam recheadas de itens de segurança. Todas são equipadas com o sistema City Safety, que evita pequenas colisões no trânsito, freando automaticamente o veículo em velocidades de até 50km/h caso seja detectado outro automóvel à frente. Também está presente o Volvo On Call, tecnologia que oferece proteção, assistência e conveniência 24 horas por dia, 7 dias por semana, que além de possibilitar o rastreamento do veículo, imobilização remota, assistência 24 horas com notificação de colisão e socorro em acidentes, através de um aplicativo no celular, passa a ter funcionalidades como a abertura e fechamento das portas, a ignição remota do veículo (permitindo a climatização prévia do interior), diário de condução, informações e avisos de manutenção do painel de instrumentos.
A aposta da Volvo está na oferta do conjunto mecânico mais potente em relação aos concorrentes diretos na mesma faixa de preço, o que inclui o Audi A4/Avant (170cv), BMW 320i (184cv) e Mercedes C180 (156cv). Assim, a duas novas versões, Kinectic e Momentum, entregam uma relação custo x potência melhor do que os rivais. Posicionadas abaixo da configuração esportiva R-Design T6, atual acabamento topo de linha, os preços são:
Tabela de preços:
S60 T5 Kinetic: R$ 136.950
S60 T5 Momentum: R$ 146.950
S60 T6 R-Design: R$ 201.950
V60 T5 Kinetic: R$ 141.950
V60 T5 Momentum: R$ 152.950
V60 T6 R-Design: R$ 205.950
Fotos: Volvo S60 e V60 T5 Drive-E 2015
Galeria: Volvo V60 e S60 ganham novo motor 2.0 Drive-E de 245cv para desafiar alemães