Se você estava esperando a chegada do novo Jetta 2015 equipado com o moderno motor 1.4 TSI do Golf, um balde de água fria: o sedã mantém o velho 2.0 8V flex (além do 2.0 TSI), ao menos enquanto continua a ser importado do México. A boa notícia é que o modelo ganhou retoques no visual e no acabamento interno, além de mais itens de série e uma nova versão de entrada, chamada Trendline.
O que é?
Reestilizado, o sedã médio da Volkswagen chega às lojas a partir do fim de março nas versões Trendline e Comfortline, ambas equipadas com o veterano motor 2.0 Flex de até 120 cv - agora apenas com o câmbio automático de seis marchas. Já a topo de linha Highline traz o propulsor 2.0 TSI de 211 cv acoplado ao câmbio DSG de dupla embreagem e seis velocidades. Todas as versões utilizam sistema de suspensão traseira do tipo multilink com novas molas e amortecedores e calibração específica.
No visual, o sedã traz novidades na dianteira e traseira. Na frente, a grade tem novo desenho com três filetes, enquanto o para-choque abandona a linha em “U” e adota traços longos horizontais inspirados no Golf. Também muda o formato dos faróis de neblina, agora retangulares como no hatch médio. Na versão Highline, os faróis bixenônio, opcionais, têm luz de condução diurna formada por 15 LEDs.
Na traseira, há mudanças na tampa do porta-malas, no para-choque e lanternas mais estreitas na parte da tampa do porta-malas (com iluminação por LEDs apenas no Highline). A ponteira dupla de escapamento está em todas as versões. A linha 2015 também traz rodas de liga leve diferenciadas para cada versão e a nova cor metálica “azul silk”.
Por dentro, o Jetta traz modificações inspiradas no Golf. A começar pelo volante que adota o mesmo desenho de três raios do irmão, apesar do aspecto bem mais simples na versão de entrada. Os clusters circulares do painel de instrumentos são novos e trazem aros metálicos. As saídas de ar ganham desenho retangular, também inspiradas no hatch. No modelo Highline, há detalhes em preto brilhante no painel e ao redor da alavanca do câmbio.
Como anda?
Tivemos um breve contato com a nova versão Trendline. A primeira impressão ao se entrar na cabine é de simplicidade. A montagem geral é boa, mas não há requinte. O revestimento das portas é totalmente de plástico, salvo o apoio do braço com uma pequena faixa de couro. O volante, apesar do desenho igual ao do Golf, tem aparência muito simples e coloração cinza. Os bancos de tecido também contribuem para o ambiente interno espartano. No console, o rádio sem GPS integrado destoa dos dias atuais (e da concorrência). Tudo bem, você pode dizer que não é necessário, mas o fato é de que estamos falando de um carro que custará a partir de R$ 75 mil...
Em relação à ergonomia, não há o que se discutir. A posição de dirigir é boa, os comandos estão sempre à mão e a visibilidade geral agrada. Mas na hora de acelerar, com quatro pessoas a bordo, falta desempenho. Em trecho de 30 quilômetros em rodovia, o bom câmbio automático de seis marchas não é suficiente para oferecer uma aceleração satisfatória. O Jetta com motor 2.0 Flex de parcos 120 cv (uma versão atualizada do motor do Santana) sofre para ganhar velocidade. Piso fundo no acelerador, as marchas são reduzidas, o giro sobe, mas há demora excessiva para embalar.
Esta versão e a Comfortline são equipadas ainda com direção hidráulica, enquanto a Highline é dotada de assistência elétrica. Para manobras em baixa velocidade o esforço é o esperado, no entanto, na estrada fica leve demais em velocidades de cruzeiro, sem ganho de peso, o que acaba causando certo desconforto ao guiar. Fora isso, o comportamento dinâmico, reflexo também da suspensão multlink, agrada bastante. A suspensão absorve bem as irregularidades e consegue oferecer handling de sedã esportivo. Em resumo, o Jetta Trendline entrega bom espaço, boa dirigibilidade, mas deixa a desejar no desempenho o no acabamento.
Quanto custa?
Volkswagen Jetta 2.0 Flex Trendline, a nova versão de entrada
Os preços exatos ainda não foram divulgados, mas a Volkswagen confirmou que a tabela do Jetta 2015 partirá de R$ 75 mil. Por esse valor, será possível levar para a garagem o modelo Trendline, que traz de série quatro airbags, ar-condicionado, direção hidráulica, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de tração (ASR), rádio CD-Player com USB/iPod/SD Card e Bluetooth, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, rodas de liga leve aro 16” e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
A versão Comfortline, intermediária, traz todos os equipamentos da Trendline e acrescenta o volante revestido de couro com borboletas, além dos comandos integrados do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia. O acabamento é oferecido nas tonalidades preta e bege, e as rodas de liga-leve de 16” são do estilo “Atlanta”. Há ainda o piloto automático (cruise control) e o sistema de som RCD 510 com tela colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque (touchscreen) com seis alto-falantes.
Como opcional, a Comfortline tem à disposição o teto-solar e o pacote Exclusive, que adiciona GPS, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por botão) e ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro.
Topo de linha, o Jetta Highline vem de série com rádio RCD510 com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas com 8 alto-falantes e entradas Aux/USB/Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico, rodas “Lancaster” de 17 polegadas, seis airbags, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de estabilidade (ESC), BAS (Sistema de assistência à frenagem) e HHC (controle de assistência de partida em rampa).
Como opcionais, a versão Highline pode ser equipada com teto-solar e dois pacotes: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta bancos de couro com sistema de aquecimento para os dianteiros, além de sensores de chuva e de luminosidade. O pacote Premium, além do itens do “Exclusive”, adiciona o GPS, sistema Kessy (abertura por aproximação e partida do motor por botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.
No papel, as duas primeiras versões parecem atraentes. Na prática, carecem de mais fôlego para enfrentar a concorrência com seus propulsores mais modernos, apesar da boa lista de itens de série, do controle de tração e suspensão multlink. A situação deve ficar melhor para o Jetta no segundo semestre, quando chega o modelo produzido no Brasil estreando o motor 1.4 TSI, já confirmado. Por outro lado, a versão Highline com seu motorzão 2.0 TSI de 211 cv e câmbio de dupla embreagem continua sendo um ponto fora da curva, esbanjando desempenho bem acima dos concorrentes. Pena que isso tenha seu preço...
Texto e fotos: Fábio TrindadeFicha Técnica: Jetta Trendline/Comfortline 2015Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm3, flex; Potência: 116 cv gasolina/120 cv etanol a 5.000 rpm; Torque: 17,7 kgfm gasolina / 18,4 kgfm etanol a 4.000 rpm; Transmissão: automática de seis marchas com conversor de torque, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS + EBD; Rodas: liga-leve aro 16″ com pneus 205/55 R16; Peso:1.305 kg; Capacidades: porta-malas 510 litros, tanque 55 litros; Dimensões:comprimento 4.659 mm, largura 1.778 mm, altura 1.473 mm, entre-eixos 2.651 mm
Ficha Técnica: Jetta Highline 2.0 TSI DSG 2015Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm3, gasolina Potência: 211 cv a 5.500 rpm; Torque: 28,6 kgfm a 2.000 rpm; Transmissão: automatizada de seis marchas com dupla embreagem, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS + EBD + BAS, ASR e EDS; Rodas: liga-leve aro 17″ com pneus 225/45 R17; Peso:1.376 kg; Capacidades: porta-malas 510 litros, tanque 55 litros; Dimensões:comprimento 4.659 mm, largura 1.778 mm, altura 1.473 mm, entre-eixos 2.651 mm
Galeria de fotos: Volkswagen Jetta 2015
Galeria: Volta rápida: VW Jetta 2015 tem cara nova e motor cansado