Apresentada ontem (14) como o grande "abre-alas" do maciço investimento que a Volkswagen fará no segmento de utilitários esportivos, a segunda geração do Tiguan chama atenção no estande da marca em Frankfurt especialmente por conta do novo visual.
Baseado no plataforma modular MQB, o modelo toma como base as linhas do conceito Cross Blue Coupé e adota tecnologias de conectividade de última geração como Apple CarPlay e Android Auto.
Apesar de maior, o Tiguan 2016 perdeu 50 kg na comparação com o antecessor e passa a medir 4,49 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos (ganho de 77 mm). As novas medidas resultaram em mais espaço para a cabeça, ombros e joelhos especialmente de quem viaja atrás. A capacidade do porta-malas foi a 615 litros (145 litros a mais) com os bancos recuados e 1.615 com os mesmos rebatidos.
Na Europa as vendas serão iniciadas apenas no ano que vem e, neste primeiro momento, a Volks anuncia para o modelo as versões Trendline, Comfortline e Highline. Opcionalmente o cliente poderá optar pelo pacote R-Line, que agrega detalhes mais agressivos no visual como para-choques remodelados, spoilers, cromados e outros. Posteriormente serão lançadas uma variante híbrida (versão de produção do Tiguan GTE Concept) e uma configuração com espaço para até sete passageiros.
A vasta gama de motores incluiu quatro opções a gasolina, começando pelo bloco 1.4 TSI com 125 cv de potência. As outras opções são o 1.4 TSi de 150 cv, 1.8 TSI de 180 cv e 2.0 TSI de 240 cv. Movidos a diesel estão o 1.6 TDI de 120 cv e 2.0 TDI com 150, 184 ou 220 cv. Todos os blocos estão 24% mais eficientes e podem vir associados a tração integral 4Motion (com exceção do TSI de 125 cv). O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado DSG com seis ou sete velocidades.
Fotos: Fábio Trindade, de Frakfurt
Viagem a convite da AudiGaleria VW Tiguan 2016:
Galeria: Frankfurt: Tiguan 2016 cresce e incorpora nova identidade da Volks