Essa onda mundial de SUVs e Crossovers está prestes a fazer mais uma vítima. O futuro da linha esportiva Z deve representar uma gigantesca quebra de tradição dentro da Nissan. Segundo reportagem da revista britânica Autocar, o cupê 370Z deverá chegar ao fim de seu ciclo de vida em 2017 sem deixar um sucessor direto.
De acordo com a publicação, fontes ligadas à marca garantem que o lugar deixado pelo modelo será ocupado por um crossover com pegada apimentada desenvolvido para ter porte semelhante ao do Juke.
O projeto do novo modelo ainda é guardado a sete chaves, mas sabe-se que será produzido sobre a plataforma modular CMF, já usada nos novos carros da Renault-Nissan. Detalhes sobre a configuração da carroceria ainda estão sendo decididos, mas há chances de que sejam adotadas apenas duas portas (embora a incorporação de portas traseiras com maçanetas camufladas não esteja completamente descartada). Um conceito a ser apresentado no mês que vem em Frankfurt dará as primeiras pistas sobre a novidade.
O motivo da mudança, explica a publicação, é puramente mercadológico. As vendas de pequenos esportivos estão encolhendo em mercados-chave como Estados Unidos e Japão, ao passo que o apetite global por crossovers parece não ter limites. Estratégia semelhante será adotada pela Mitsubishi com o sucessor do Lancer Evo.
Galeria: Nissan 370Z deve sair de linha para dar lugar a crossover esportivo