A Suzuki vai de duas novas "mil" no Salão de Colônia, na Alemanha: trata-se das novas naked GSX-S1000 e sua versão carenada GSX-S1000F. Ambas são basicamente a mesma máquina, com a diferença do estilo sport tourer da F.
O motor é o quatro cilindros de 999 cc usado desde 2008 pela GSX-R1000, mas retrabalhado para melhor entrega de torque em baixas e médias rotações, de modo a conferir uma "pilotagem mais agradável nas ruas", de acordo com a Suzuki. A tocada também é facilitada pela presença dos freios ABS, de série, e dos três modos do controle de tração: piso molhado (wet), uso urbano (city) e uso esportivo (sport).
Alumínio está presente no chassi e nas suspensões, ajustáveis tanto na pré-carga quanto no retorno, enquanto os freios usam pinças Brembo. A Suzuki ainda diz que a posição de pilotagem é "sport comfort" e que a altura do assento, de 815 mm, é uma das mais baixas da categoria, facilitando colocar os pés no chão.
Principais rivais serão BMW S1000 R e Kawasaki Z1000, e Kawasaki Ninja 1000, no caso da versão F.
Galeria: Salão de Colônia: Suzuki exibe novas GSX-S1000 naked e carenada