Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasil

Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasil

Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasil Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasil
O sucesso do EcoSport aguçou a concorrência. E agora, além do Renault Duster, finalmente o jipinho da Ford vai ganhar rivais de verdade - e não somente hatches e peruas travestidos de off-road. É a moda dos SUVs urbanos, que não para de crescer no Brasil, devido ao estilo topa-tudo e à boa capacidade de superar obstáculos desses modelos. Em breve teremos Chevrolet, Peugeot, Fiat, Nissan, Volkswagen e até a JAC disputando essa seara. E não é só no segmento médio que as marcas estão de olho: a Mercedes prepara o compacto GLA, a Land Rover desenvolve um modelo de entrada para ficar abaixo do Freelander e a Porsche finaliza o Macan, irmão menor do Cayenne. CARPLACE fez uma lista com tudo que vai agitar esse mercado por aqui nos próximos anos! Chevrolet Tracker Já mostrado pela GM à imprensa, o Tracker tem chegada ao mercado nacional prevista para outubro, com preço inicial na faixa de R$ 60 mil. Construído sobre a plataforma GSV usada por Onix/Spin/Sonic, o jipinho vai usar o mesmo motor Ecotec 1.8 16V flex do Cruze, em versões manual de cinco marchas e automática de seis velocidades, sempre com tração apenas 4×2 (dianteira). Se seguir as especificações do modelo vendido na Argentina (também importado do México, como será o nosso), o pacote mais completo de equipamentos incluirá rodas aro 18”, teto-solar, bancos de couro, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, computador de bordo e central de entretenimento MyLink.
Peugeot 2008 A Peugeot já anunciou que o crossover 2008 será produzido em Porto Real (RJ) no fim de 2014. Protótipos já rodam em testes na região, o que mostra que a montadora tem pressa para lançar o modelo, que tem feito bastante sucesso na Europa. Montado sobre a plataforma do hatch 208, o 2008 reúne características de SUVs, como o visual, e das peruas, como o amplo espaço interno e o porta-malas generoso. O interior segue a linha do 208, com volante compacto e o quadro de instrumentos elevado, além da central de entretenimento com tela sensível ao toque. Será vendido apenas com tração dianteira, em versões 1.6 16V flex, mas espera-se que ele possa inaugurar também o novo motor 1.2 turbo de três cilindros da PSA por aqui (em fase de testes). Uma opção com o propulsor 1.6 THP também seria bem-vinda para enfrentar o EcoSport 2.0.
Renault Captur e Duster reestilizado O crossover derivado do novo Clio IV deverá ser anunciado em breve pela Renault como próximo modelo da marca a ser fabricado no Brasil, após a renovação da linha Logan/Sandero. Embora ainda não confirme, a empresa já começou a movimentação na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para receber a produção do Captur a partir de 2015. Embora tenha porte inferior ao do Duster, o Captur (que mede 4,12 m de comprimento) vai atuar numa faixa de preço superior, uma vez que traz construção e acabamento mais refinados. Em valores atuais, a estimativa de preço inicial ficaria na faixa de R$ 60 mil. Na Europa, o Captur oferece duas opões de motor a gasolina: 0.9 turbo de três cilindros e 90 cv, e 1.2 turbo com injeção direta e 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis velocidades, respectivamente. Por aqui a lógica seria usar o 1.6 do Duster e, talvez, o 2.0 do Fluence com câmbio CVT nas versões topo de linha, compondo uma gama semelhante à do EcoSport. Mas quem sabe a Renault não surpreende e traz também os novos motores europeus para cá? Outra dúvida que ainda paira no ar é sobre uma possível importação do modelo já em 2014, para ir conquistando mercado até a chegada da versão nacional. Mas, por conta de valores, não apostaríamos nossas fichas nisso… Já o Duster sempre teve como principal alvo o Ford Ecosport. O fôlego do jipinho da Renault, contudo, foi minado quando o seu principal concorrente estreou sua nova geração. Para contornar essa situação, a Renault já tem na manga uma reestilização para o modelo. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a fabricante apresentou o conceito Duster DCross, que servirá de inspiração para o Duster modelo 2015, que chega no segundo semestre do ano que vem. Mas não espere por alterações profundas: a marca deverá se concentrar no visual externo e retocar algumas partes do interior. O resultado será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro. Fiat 500 X Uma das maiores novidades da Fiat para 2015, o 500 X (futuro crossover do Cinquecento) será produzido na nova planta que a marca italiana está construindo em Pernambuco. Prova disso é que o projeto já possui até código: 338. O modelo também dará origem a um novo modelo Jeep - de codinome 520 -, que será feito na mesma unidade. Desenvolvido sobre a plataforma do 500L, o jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e já foi mostrado rapidamente durante uma apresentação da Fiat. No Brasil, o modelo deverá usar os motores E.torQ 1.6 e 1.8.
Honda Urban SUV A Honda já anunciou que terá um SUV compacto feito sobre a plataforma do novo Fit. O projeto tem caráter global e está confirmado para produção em Sumaré (SP) a partir de 2015. Trata-se da versão final do conceito Urban SUV, que CARPLACE antecipa nessa projeção. O que mais chama atenção no design é a esportividade. A Honda foi arrojada ao adotar uma linha de teto bastante curva, que lembra um cupê, em conjunto com um forte vinco na lateral. O estepe, diferentemente do EcoSport, ficará no interior do veículo. Apesar de ser feito sobre uma plataforma inédita (chamada Global Series Compact, mesma do novo Fit), o SUV vai manter o versátil banco traseiro do Fit atual, capaz de assumir diversas configurações. Em termos de dimensões, o jipinho tem 4,30 m de comprimento – contra 4,24 m do EcoSport, contando o estepe externo. São 22,8 cm a menos que irmão maior CR-V, uma distância de porte que permite aos dois atuarem em segmentos diferentes. Mas é claro que haverá quem chame o Urban SUV de mini-CR-V. A Honda ainda não fala em mecânica, mas é certo que na Europa haverá um 1.6 a diesel emprestado do Civic. Por aqui, hoje as opções mais viáveis seriam o 1.5 16V do próprio Fit e o 1.8 16V do Civic LXS, deixando o 2.0 16V restrito aos Civics mais caros e ao CR-V. O modelo oferecerá transmissões manual e automática, sempre com tração dianteira – a princípio não há previsão de versões 4×4. Nissan Extrem A produção de um inédito SUV compacto da Nissan em sua nova fábrica em Resende (RJ) já é dada como certa, mas a montadora - obviamente - não confirma. Uma fonte de inspiração para esse carro seria o conceito Extrem, mostrado no Salão do Automóvel de 2012, porém com linhas menos futuristas. A novidade está prevista para 2015 (depois do March e Versa nacionais), e deverá utilizar os atuais motores 1.6 16V com 111 cv e o 1.8 16V de 124 cv.
VW Taigun Mostrado como conceito no Salão de São Paulo no ano passado, o Taigun já ganhou sinal verde para a produção: 2015 no Brasil e no ano seguinte na Europa. A grande sacada do modelo é o tamanho diminuto (ele é menor que o Gol!), o que deve colocá-lo em uma faixa de preço inferior à do EcoSport. A plataforma é a NSF do Up!, com o qual o SUV dividirá a linha de montagem e diversos componentes. O motor será o EA211 1.0 três cilindros turbo, com chances de ter também o 1.4 TSI - ambos já devidamente adaptados ao sistema flex exigido por aqui. Uma versão com tração 4x4 está sendo cogitada, mas a princípio o Taigun estreará somente com tração dianteira.
JAC S3 Este SUV das fotos é a aposta chinesa para roubar a atenção de clientes do Ecosport. O JAC S3 foi apresentado em abril no Salão de Xangai, e chamou a atenção. Apesar da semelhança visual com o Hyundai ix35, inclusive no interior, seu acabamento parece ter recebido maior capricho dos chineses. Por aqui o modelo deverá chegar em 2014, usando o mesmo motor 1.5 VVT 16V Jet Flex do J3 Sport. Além do S3, a JAC lançará antes o S5, de porte superior.
Land Rover "Baby" O Grupo JLR anunciou para outubro a decisão se vai (ou não) construir uma fábrica no Brasil. Em caso afirmativo, o modelo a ser feito aqui é um SUV compacto ainda inédito na linha Land Rover, desenvolvido em parceria com a Chery - conforme CARPLACE antecipou. O jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e deverá chegar ao mercado em 2015 ou 2016, no máximo. A prioridade serão os mercados emergentes, mas ele também será vendido na Europa. Terá motores de baixa cilindrada, com turbo, em versões a gasolina e diesel. As configurações de entrada terão tração apenas dianteira, com opção de 4x4 nos modelos topo de linha. O visual, ainda mantido sob sigilo, deve seguir as linhas do conceito que antecipa o novo Defender, conforme essa projeção da publicação inglesa Autocar. Mercedes-Benz GLA Pela primeira vez na história, a família Classe A terá um SUV entre seus membros. O modelo, já mostrado como conceito, será lançado até o fim de 2013 na Europa e é um dos carros cotados para ser produzido no Brasil a partir de 2015, caso a Mercedes confirme a parceria com a Nissan na nova fábrica de Resende (RJ). O GLA (nome provável do jipinho) usará os mesmos motores 1.6 e 1.8 turbinados e a transmissão de dupla embreagem do Classe A, com direito à tração integral 4Matic nas versões mais caras. Haverá também um GLA AMG, com motor 2.0 turbo de 360 cv. Antes de ser nacional, o novo Mercedes chegará por aqui como importado, no próximo ano. Porsche Macan A Porsche já está com o Macan praticamente pronto. O SUV compartilha sua plataforma com o VW Tiguan, assim como seu irmão maior, o Cayenne, faz com o VW Touareg. Lá fora o Macan tem lançamento agendado para o Salão de Los Angeles, que ocorre entre os dias 22 de novembro e 1 de dezembro. O carro deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2014, para concorrer com o Range Rover Evoque. As opções de motor ainda não foram confirmadas, mas espera-se pelo menos uma opção V6 a gasolina movendo a versão mais forte do carro.
Por Daniel Messeder e Diogo Dias
Envie seu flagra! flagra@motor1.com