A gente já falou bastante sobre o desempenho agradável do 208 1.5 por aqui. Comentei até que curti mais esta versão que a 1.6 16V, pelo melhor torque em baixas rotações. Mas agora foi a vez do VBox, nosso aparelho de medições, contar para vocês o que achou do carro. E com ele não tem espaço para opinião pessoal, já que o equipamento trabalha com a precisão dos dados por satélite que define o rigor técnico dos testes do CARPLACE. A primeira prova pela nossa metodologia é a de aceleração. Fazemos quatro passagens, duas de cada lado (pois podem existir diferenças devido ao vento) e ficamos com o valor médio. Às vezes realizamos mais algumas passagens, caso o carro requeira alguma "manha" para se obter a melhor saída possível. Em modelos muito potentes que não tenham tração integral, por exemplo, não adianta cravar o pé no acelerador, pois os pneus vão destracionar demais e você perderá tempo. Não que seja o caso deste 208, mas não é que ele mandou bem? Até 60 km/h o Allure arrancou praticamente junto do Griffe 1.6 (5,0 s contra 4,9 s), ao passo que o modelo mais potente só foi abrindo vantagem conforme a velocidade ia aumentando. Até 80 km/h foram 7,9 s do 1.5 contra 7,6 s do 1.6, cruzando a barreira dos 100 km/h em 12,4 s, ante os 11,6 s do Griffe. Para carros com diferença de 29 cv (93 cv contra 122 cv) e 2,2 kgfm de torque (14,2 contra 16,4 kgfm), até que a disparidade na aceleração foi pequena - o peso extra do 1.6 também deve ser considerado. Passando para as provas de retomada, realizadas em duas passagens (uma para cada lado, de onde tiramos o tempo médio), o 1.5 voltou a surpreender. Com seu maior torque em giro baixo, deixou o 1.6 para trás na medição de 80 a 120 km/h em quarta marcha (11,7 s contra 11,8 s). Mas no fôlego de 40 a 100 km/h em terceira marcha, o 1.6 abriu boa vantagem, registrando 9,6 s contra 11,2 s - isso porque nessa medição o motor geralmente trabalha "cheio" após passar dos 80 km/h, uma condição que favorece os 16V. Já as medições de frenagem são feitas em quatro passagens para cada velocidade, com duas para cada lado. Mas, nesse caso, ficamos com o menor número registrado em cada velocidade. E novamente os resultados foram parecidos entre as versões 1.5 e 1.6, com cerca de 42 metros quando vindo a 100 km/h, 26 metros vindo a 80 km/h e 15 metros vindo a 60 km/h. Ambos os carros vestem pneus semelhantes (195/55 R16 no Griffe e 195/60 R15 no Allure), mas o Griffe é consideravelmente mais pesado - 1.153 kg contra 1.086 kg.
Garagem CARPLACE 4#: 208 1.5 vai para a pista - compare os números com a versão 1.6
Por fim, a medição onde o 1.5 mais se destacou foi na de consumo. Na média, o Allure registrou 8,1 km/l no ciclo urbano e 11,7 km/l no rodoviário - números que caíram para 7,4 km/l e 10 km/l no Griffe 1.6. Vale lembrar que nossos testes são todos feitos com etanol no caso de carros flex, e que no decorrer do Garagem CARPLACE faremos outras medições de consumo específicas com o Allure, incluindo o teste com gasolina. É possível, portanto, que hajam mudanças nos valores agora apresentados, muito embora sejam estes os números que vamos considerar em futuros testes e comparativos que incluam o Peugeot 208 1.5. Teste concluído, agora tenho o respaldo das medições para confirmar minha escolha pelo motor 1.5 caso fosse comprar um 208. E já que não faço questão do teto de vidro, "meu carro" seria o Active Pack, de R$ 42.990. Ainda prefere o modelo Griffe 1.6? Então confira o teste de 1.000 km que fizemos com ele. Texto e fotos Daniel Messeder Medições CARPLACE - Peugeot 208 1.5 Allure Aceleração 0 a 60 km/h: 5,0 s 0 a 80 km/h: 7,9 s 0 a 100 km/h: 12,4 s Retomada 40 a 100 km/h em 3a marcha: 11,2 s 80 a 120 km/h em 4a marcha: 11,7 s Frenagem 100 km/h a 0: 42,2 m 80 km/h a 0: 26,4 m 60 km/h a 0: 14,9 m Consumo Ciclo cidade: 8,1 km/l Ciclo estrada: 11,7 km/l Números do fabricante Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9 s Consumo cidade: 8,0 km/l Consumo estrada: 9,6 km/l Velocidade máxima: 181 km/h Medições CARPLACE - Peugeot 208 1.6 Griffe Aceleração 0 a 60 km/h: 4,9 s 0 a 80 km/h: 7,3 s 0 a 100 km/h: 11,6 s Retomada 40 a 100 km/h em 3a marcha: 9,6 s 80 a 120 km/h em 4a marcha: 11,8 s Frenagem 100 km/h a 0: 42,0 m 80 km/h a 0: 26,1 m 60 km/h a 0: 15,1 m Consumo Ciclo cidade: 7,4 km/l Ciclo estrada: 10,0 km/l Números do fabricante Aceleração 0 a 100 km/h: 9,7 s Consumo cidade: N/D Consumo estrada: N/D Velocidade máxima: 198 km/h

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