O Volkswagen Gol acaba de atingir a marca de 1 milhão de unidades exportadas, sendo assim, o automóvel nacional mais vendido para o exterior. Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol completou 31 anos de em 2011 e está em sua 5ª geração.
"A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro em volume de vendas e o Gol é de fundamental importância para a liderança da marca no mercado externo", afirma o gerente de Vendas Exportação da Volkswagen do Brasil, Claudio Jafet Patti.
Os principais mercados externos do Volkswagen Gol são o México e a Argentina, que no histórico de exportações respondem por 44% e 41% dos embarques, respectivamente. A Argentina é o único país, além do Brasil, que recebe o Gol G4. Na Argentina, a Volkswagen é a marca que lidera em participação de mercado.
De acordo com a Volkswagen, o Gol para exportação é praticamente o mesmo carro comercializado no Brasil. A diferença fica por conta das exigências das legislações locais, a exemplo das emissões de gases e das composições dos combustíveis.
A marca também divulgou algumas curiosidades sobre o Gol, como por exemplo:
A primeira exportação do Gol foi no ano de seu lançamento, 1980, com 48 unidades vendidas para o Paraguai e uma para a Nigéria.
Em sua trajetória internacional, o Gol já foi vendido para 66 países, em continentes como as Américas, África, Ásia e Europa.
De 1980 a 1990 - Foram exportados 5.197 modelos Gol, sendo o Chile o principal mercado da década, com 2.519 unidades compradas.
De 1991 a 2000 - Foram vendidos 216.160 modelos Gol para o exterior, sendo a Argentina a principal importadora, com 81.136 unidades.
De 2001 a 2010 - A Volkswagen do Brasil vendeu 738.133 modelos Gol para o exterior, sendo o México o mercado mais importante nesses anos, ao comprar 353.875 unidades do modelo.
No Paraguai, o Gol foi líder de vendas durante 8 anos consecutivos, de 1995 a 2002. Em 2009, o Paraguai começou a receber o Gol TotalFlex e até hoje é o único país que importa o modelo movido a gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
O Gol a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
A exportação mais expressiva do Volkswagen Gol foi em 2004, quando 107.555 unidades foram vendidas para o exterior, com destaque para o México, que adquiriu 59.099 do total.
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular no país.
Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2004 e 2005, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
Quando foi exportado para Egito, Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão e Ucrânia, o modelo foi batizado como Pointer.
No México, o automóvel também chegou a ser comercializado como Pointer, mas atualmente mantém o nome Gol.
China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.
Fonte: Divulgação VW
Galeria: Volkswagen Gol atinge a marca de 1 milhão de unidades exportadas