A Toyota apresentou nesta terça-feira (25) a nova geração do sedan Corolla. O novo carro chega com design igual ao do modelo que já é comercializado na Europa. Com o novo sedan, a montadora japonesa espera reconquistar a liderança de mercado do segmento de sedans médios, perdida no ano passado para o New Civic da Honda, seu principal concorrente.
Segundo a montadora, o público alvo do Corolla busca um carro elegante e conservador, porém, também busca inovação, tecnologia e segurança. Nesta aposta, o novo Corolla previsto para chegar às concessionárias no dia 28, ganhou um visual externo que lembra bastante o seu irmão maior, o Camry, principalmente na parte dianteira. Outra novidade além do desenho, são os retrovisores que passam a ter o pisca-alerta incorporado.
O porta-malas, que já era bem mais espaçoso que o New Civic, também aumentou passando de 437 litros para 470 litros. O novo modelo também ficou um pouco maior, passando a medir 4,54 metros de comprimento (10 milímetros maior) e 1,76 m de largura (acréscimo de 55 mm na largura). O modelo também ficou um pouco mais próximo do solo, passando a medir 16,5 centímetros de distância do chão em vez de 17 cm.
O novo Corolla já está sendo produzido na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) em três versões de acabamento, sendo a XLi, XE-i e a top de linha SE-G. O motor continua o mesmo 1.8 VVTi Flex de 16 válvulas de 132 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 136 cavalos quando abastecido com álcool.
De série, desde a versão de entrada XLi, o novo Corolla vem com ar-condicionado, trio elétrico (travas, espelhos externos e vidros), apoio de braço central deslizante, volante de três raios com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo (com relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média) e comandos internos para abertura do tanque e do porta-malas.
O novo sedan será oferecido com sete opções de cor, sendo elas a prata Supernova, preto Eclipse, bege Aurora, cinza Galáctico, branco Polar (para as versões XLi e XEi), verde Boreal e azul Orion. Estas duas últimas cores estarão disponíveis a partir de maio.
O painel é novo, com destaque para os mostradores que ganharam nova padronização e cores. O sedan passa a contar com quatro airbags nas versões XEi e SE-G e dois na XLi, acelerador eletrônico, direção com assistência elétrica, acendimento automático dos faróis nas versões XEi e SE-G, sensor de estacionamento e faróis de xenônio para a versão SE-G, entre outros itens.
Os bancos foram redesenhados para aproveitar melhor o espaço e o assoalho plano não conta mais com o túnel divisório na parte traseira. O carro conta ainda com 17 porta-objetos internos e duas versões de câmbio, manual e automático.
Confira a tabela de preços do Novo Corolla:
- XLi manual - R$ 62.000
- XLi automático - R$ R$ 66.000
- XEi manual - R$ 68.500
- XEi manual e pacote "Couro" - R$ 70.400
- XEi automático - R$ 72.500
- XEi automático e pacote "Couro" - R$ 74.500
- SE-G automático - R$ 87.300