A linha 2009 do Volkswagen Polo chega às concessionárias brasileiras ainda no primeiro semestre trazendo um leve reestilização. A grande novidade fica por conta do novo motor 2.0 TotalFlex, inédito na linha Volkswagen.
O modelo 2009 foi flagrado pelo Jornal do Carro rodando com um leve disfarce em uma rodovida da Grande São Paulo. As mudanças estéticas, conforme apurado até o momento, estão concentradas principalmente na parte traseira, onde os disfarces estavam mais "pesados", revelando um novo desenho no pára-choque traseiro. Mas as mudanças estéticas são mínimas.
A principal novidade do Polo 2009 ficará escondida sob o capô. A versão sedan estreará o inédito motor 2.0 TotalFlex (bicombustível). Atualmente, somente os motores de 1.6 litros disponíveis nas versões hatch e sedan são bicombustíveis. Disponível somente para a opção sedan, o atual propulsor 2.0 a gasolina de 116 cavalos, deve ter a potência ampliada na versão bicombustível quando abastecido com álcool.
A última reestilização do Polo ocorreu em 2006, quando recebeu novos faróis e grade dianteira com desenho em "V". Na parte traseira, as lanternas receberem elementos circulares como os demais modelos da linha Volkswagen. Na ocasião, as vendas do modelo dispararam. Em novembro de 2006, mês em que o carro com as mudanças começou a ser vendido, a VW registrou 3.329 unidades comercializadas a mais do que em igual período de 2005, quando o carro ainda tinha o visual antigo (duplos faróis em formato circular na parte dianteira).