Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Indústria projeta vendas de 2,8 milhões de unidades em 2025 após revés da alta dos juros
Pedro Kutney é jornalista especializado em economia, finanças e indústria automotiva. É autor da coluna Observatório Automotivo, veiculada em sites especializados na cobertura do setor automotivo, e também atua como jornalista free-lancer. Por quase 11 anos, foi editor do portal Automotive Business. Ao longo de mais de 35 anos de profissão, trabalhou como editor da revista Automotive News Brasil e da Agência AutoData. Foi editor assistente de finanças no jornal Valor Econômico, repórter e redator das revistas Automóvel & Requinte, Quatro Rodas e Náutica.
Veja o perfil no Linkedin
Indústria projeta vendas de 2,8 milhões de unidades em 2025 após revés da alta dos juros
Mercado de veículos leves fecha 2024 acima das expectativas com mais vendas diretas
Alterações tecnológicas obrigatórias pela legislação de emissões Proconve L8 puxam preços para cima
Vendas podem superar 2,6 milhões se a média diária de emplacamentos ficar acima de 12 mil
Modelos pagam menos IPI e custam mais para o consumidor final
Falta de estímulo maior ao etanol favorece uso de gasolina e reduz vantagem ambiental da eletrificação combinada com biocombustível
Com reduções da Selic e inadimplência, bancos aprovam mais financiamentos mas continuam cobrando alto e ganham mais do que há um ano
Protecionismo do governo consolida preços altos dos fabricantes nacionais e tende a desacelerar crescimento das vendas
Estados Unidos e Europa fecham as portas aos veículos chineses, que ampliam domínio sobre o resto do mundo, com Brasil na alça de mira
Catástrofe no Rio Grande do Sul e paralisação na Renault têm potencial para tirar de 50 mil a 60 mil carros novos do mercado
Fabricantes aumentam ofertas de produtos de maior valor e participação dos SUVs nas vendas do País sobe de 8% para 37% em uma década
Resposta rápida: aportes são para atender legislação de emissões e segurança, aproveitar incentivos e produzir carros mais caros e rentáveis
Além de reduzir emissões o híbrido a etanol evita perda de faturamento e gera mais receitas à cadeia de produção
Com menos de 20 dias úteis o mês surpreendeu com 154,4 mil emplacamentos, mais do que janeiro com 22 dias úteis
Fim de subsídios, redução de demanda, cortes de preços e nos investimentos, e problemas na revenda arrefecem o impulso dos elétricos
Programa Mover incentiva desenvolvimento do setor, mas pode encarecer veículos e não estimula crescimento do mercado
Com vendas de varejo em baixa fabricantes priorizam os carros mais caros
Mercado brasileiro compra 64% das exportações do país vizinho
Extensão de isenções tributárias ao Nordeste e Centro-Oeste esconde dados necessários para aprovar ou cancelar os benefícios
Projeções apontam para novo ano de baixo crescimento, abaixo do necessário para sustentar parque industrial
Entidade vai propor novo modelo de evento para convencer os fabricantes de veículos a voltar à exposição paulistana
Com carros eletrificados e baixos custos os fabricantes chineses podem abocanhar um terço das vendas globais até 2030
Enquanto discurso sobre descarbonização avança petroleiras têm lucros e subsídios recordes
Após o fim dos bônus patrocinados pelo governo montadoras continuaram a fazer promoções e sustentaram os negócios em alta