Produto mais importante da Ford americana, a F-Series, representada no Brasil pela F-150, acaba de chegar na sua linha 2024, e a convite da Ford Brasil, pudemos conferir de perto a picapona da marca, em uma volta até a cidade de Itatiba, no interior de São Paulo.
A nova F-150 2024 é oferecida em duas versões, Lariat e Lariat Black, ambas topo de linha, com motor V8 e completas, diferentes apenas no estilo de acabamento. A Lariat, de perfil mais clássico e elegante, vem com vários itens cromados (como as rodas, retrovisores e grade frontal). Já a Lariat Black, como diz o nome, traz peças em preto brilhante de apelo esportivo. Elas são iguais também no preço, de R$ 519.990 – o mesmo cobrado no modelo anterior Platinum.
Ford F150 Lariat Black 2025
A F-150 não é grande só por fora, com seus quase 6 metros de comprimento (5,88 m, para ser exato), seu entre-eixos é tão grande (3.694 mm) que cabe boa parte dos subcompactos do país, como o Chery ICar ou o Fiat Mobi. Fora seu tamanho, que assusta a primeira vista, há ainda o motor Coyote 5.0 V8, mesmo utilizado pelo Mustang no país, que consome gasolina. Muita gasolina, já que para encher seu tanque são necessários nada menos que 136 litros.
Ele ainda é capaz de entregar 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. O câmbio permanece sendo automático de 10 marchas, sendo que a F-150 continua oferecendo tração 4x4 com caixa de redução. Com esse conjunto, a Ford anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, nada mal para uma picape de porte grande e sem auxílio de turbo.
Segundo a Ford, as médias da picape são de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, números até surpreendentes. Durante nosso trajeto, que partiu da sede da empresa na Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, passando pelo Barn Lodge & Café, na cidade de Vinhedo (SP), e com destino final na Fazenda Dona Carolina, na cidade de Itatiba, a picape teve média na casa dos 7 km/l.
Ford F150 Lariat Black 2025
Talvez o que mais surpreenda na F-150 - tirando seu porte e a disposição do motor Coyote, que leva somente 7,1 segundos para levar 2470 kgs da imobilidade aos 100 km, números dignos de esportivo - é o conforto a bordo. Diferente da maioria das picapes, principalmente as médias, sob chassi, a F-150 consegue filtrar muito bem as imperfeições do solo, passando confiança até mesmo para fazer curvas fechadas em velocidades mais altas (assim que você se acostuma com o tamanho dela).
Há sete modos de condução, que podem ser configurados em um botão giratório ao lado direito do volante, são eles: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar.
Ford F150 Lariat 2025
Além da boa dinâmica de direção, a picape traz bom nível de equipamentos a bordo, que comumente não vemos em picapes, como acabamento com painel e portas em material macio ao toque, ajustes elétricos e com memória para volante, bancos e até mesmo os pedais, manopla de câmbio que pode se retrair através de um botão, permitindo transformar o console numa mesa de apoio.
Há ainda uma gigantesca tela multimídia de 12" com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, com sistema de som assinado pela Bang & Olufsen, teto-solar panorâmico e Head-Up Display. Na parte de segurança, traz sistema ADAS completo, além de câmeras de 360º, além de oito airbags e piloto automático adaptativo com stop & go.
Mas curiosamente, apesar de seu porte, era de se imaginar que sua capacidade de carga seria enorme, certo? Bom, não exatamente. A F-150, como um produto focado no mercado americano, onde picapes desse porte são muito utilizadas para reboque de trailer, podendo puxar quase 4 toneladas (cerca de 3.492 kg). Na caçamba, tem 1.370 litros de capacidade, mas apenas capacidade de carga de 728 kg, praticamente o mesmo que uma Fiat Strada com cabine simples. E também mostra que seu foco é outro, já que por mais de meio milhão de reais que a montadora pede em uma F-150, dificilmente veremos alguma dela na lida como picapes pequenas ou médias.
Em suma, a F-150 continua excelente como sempre, mantendo sua tradição de 14 gerações e mais de 47 anos de liderança no segmento nos EUA. Por aqui, ela continua uma picape de nicho, até pelo seu tamanho, mesmo quem tem muito dinheiro para uma F-150, Silverado ou RAM nem sempre tem espaço suficiente para ter uma, principalmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde picapes menores, como a Rampage,Toro e a Maverick, mais próximas de SUVs, estão reinando.
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