Em 2021, nasceu a Stellantis, resultado da fusão entre as antigas FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e PSA (Peugeot Citroën) que resultou em 18 marchas sob a mesma administração. No Brasil, temos uma competição entre Fiat, Peugeot e Citroën em diversos segmentos em comum.
Mas isso também permitiu uma sinergia entre essas empresas. Elas compartilham plataformas e conjuntos mecânicos, como o 1.0 turbo de três cilindros, chamado comercialmente de T200, ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Abaixo, listamos alguns modelos que atualmente usam o mesmo motor T200, capaz de gerar 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina.
Fiat Strada 2025
Fiat Pulse Impetus T200 2025
Fiat Fastback Impetus 2025
A casa italiana ainda é a que mais usa o conjunto T200 em seu catálogo. No Pulse, o motor está disponível nas versões Audace e Impetus, tabeladas em R$ 122.990 e R$ 137.990, respectivamente. O Fastback está disponível nas versões Turbo 200, Audace e Impetus, com intervalo de preço entre R$ 119.990 até R$ 158.990. A picape Strada tem duas versões, a Ranch e a Ultra, com o motor turbinado. Ambas custam os mesmos R$ 139.990.
Peugeot 208 2025
Peugeot 2008 2025
O hatchback da Peugeot recebeu o motor 1.0 turbo na linha 2024, posicionado acima do 1.0 aspirado e que acabou substituindo o 1.6 aspirado que era usado desde o 206. Hoje, para quem quer um 208 turbo, há as versões Allure e GT, com preços de R$ 98.990 e R$ 114.990, respectivamente.
Já a segunda geração do 2008 veio com este motor, numa relação de perdas e ganhos, pois também contava com o antigo 1.6 16v EC5 nas versões de entrada, mas oferecia o motor THP 1.6, motor que contava com 173 cv no etanol e 165 cv na gasolina. Nesta geração, as versões disponíveis são Active, Allure e GT, com preço promocional de R$ 119.990, 129.990 e 159.990.
Citroën C3 You T200 2025
Citroën C3 Aircross Shine 7 2025
Na Citroen, o Aircross foi responsável pela estreia do T200 na marca, dispondo do motor em todas as suas versões. O SUV é vendido em três versões de acabamento e com opções de 5 e 7 lugares: Feel, Feel Pack e Shine (5 lugares) custam R$ 114.990, R$ 121.990 e R$ 129.990, já as versões de 7 lugares custam R$ 118.990, R$ 129.390 e R$ 137.490, respectivamente.
O C3, que se transformou num hatch com estilo altinho em sua terceira geração, chegou com o antigo EC5 nas versões de topo e nas opções com câmbio automático. Isso mudou com o lançamento da versão You!, somente com câmbio CVT, e tabelada em R$ 95.990. Em breve, a Citroën terá o Balsalt, um SUV cupê já confirmado com o T200.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024