Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, o grande destaque foi o lançamento do Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025. O maior SUV da marca passou por facelift e alterações na mecânica e na cabine, mas teve um curioso preço anunciado. Nesta semana, a Citroën também revelou o novo C3 equipado com motor turbo da Stellantis.
Depois do 2008, o próximo lançamento da Peugeot por aqui deve ser o 208, que já foi flagrado na capital paulista quase sem camuflagens. Após uma apresentação no Uruguai, mais informações surgiram a respeito do novo Chevrolet Onix, mas nem todas são positivas para o mercado brasileiro. No Momento Inside EVs, a JAC confirmou a chegada da picape elétrica Hunter EV por aqui até o final de 2024.
Caoa Chery lança o novo Tiggo 8 Pro 2025
A grande novidade da semana foi a chegada do Caoa Chery Tiggo 8 Pro 2025, o maior SUV da marca que passou por uma atualização significativa no design, interior e motorização. O visual recebeu mudanças clássicas, como novos para-choques, grade e faróis. As laterais ganharam rodas maiores de 19 polegadas e, na traseira, o modelo agora ostenta lanternas de LED, um novo local para a placa na tampa traseira e impressionantes quatro saídas de escape.
Essas mudanças externas acompanham as melhorias no motor 1.6 turbo a gasolina, que passou por ajustes no sistema de lubrificação. A potência é de 187 cv, com 28 kgfm de torque, mas a Caoa Chery recalibrou tanto o motor quanto a transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades para respostas mais rápidas e refinadas. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou levemente, passando de 8,7 para 8,6 segundos, e o consumo pode chegar a 12 km/l.
O interior também foi revisado, com novos bancos elétricos, uma cabine mais refinada, luzes ambiente atualizadas, carregador de celular sem fio mais potente e um sistema multimídia com duas telas, totalizando 24,6". O Tiggo 8 2025 de sete lugares vem de série com o pacote de assistentes de condução, como frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O preço do Tiggo 8 Pro 2025 é de R$ 188.888,88, em uma jogada com o nome do modelo.
Citroën C3 You T200 2025
Outra grande estreia foi a chegada do Citroën C3 com motor turbo. O modelo finalmente aposentou o motor 1.6 aspirado em favor do novo 1.0 turbo, capaz de entregar até 130 cv de potência. Esse motor é associado a uma transmissão automática CVT que simula 7 marchas.
Ele está disponível apenas na nova versão topo de linha, chamada You. Visualmente, a versão se destaca por rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto, detalhes em azul nos faróis de neblina, na coluna C e nas laterais, além da opção de teto pintado de preto. O pacote de itens de série permanece básico, oferecendo os equipamentos obrigatórios, como controle de estabilidade, airbags frontais, ar-condicionado, direção elétrica, multimídia com espelhamento sem fios e câmera de ré.
O Citroën C3 Turbo foi anunciado por R$ 95.990 como preço promocional, mas o preço de tabela é de R$ 99.990, o mesmo valor do Peugeot 208 turbo mais barato.
Flagra: Peugeot 208 2025
Falando em Peugeot 208, o modelo reestilizado já está prestes a ser lançado no Brasil. O carro foi flagrado rodando em São Paulo (SP) praticamente sem camuflagem, indicando que o lançamento está próximo.
Assim como no Citroën C3, o Peugeot 208 2025 deve aposentar o motor 1.6 e adotar o 1.0 turbo da Stellantis nas versões mais caras, sempre com câmbio CVT. As demais versões devem continuar como estão, mas há rumores de que a versão GT, apresentada na Argentina, pode ser uma boa adição ao mercado brasileiro.
No interior, o novo 208 deve seguir o estilo do 2008 2025, com nova interface para a multimídia e novos botões físicos e de toque para os comandos, além de um acabamento revisado.
Chevrolet Onix
A Chevrolet fez um anúncio interessante no mercado uruguaio, que acabou chamando a atenção no Brasil. Um executivo mencionou que o novo Onix deveria aparecer em no máximo oito meses, mas a marca rapidamente esclareceu que ele estava se referindo a novas versões e equipamentos para o mercado uruguaio.
Mesmo assim, a notícia levantou suspeitas sobre possíveis atualizações para o Onix no Brasil. O modelo foi lançado em 2019 e não passou por grandes mudanças desde então. Com as novas regras de emissões de poluentes entrando em vigor em 2025, algumas atualizações são esperadas, mas o mais provável é que não veremos eletrificação no Onix tão cedo.
O Onix já atende às novas regras de emissões que entram em vigor no próximo ano, mas a Chevrolet ainda pode introduzir injeção direta de combustível, um sistema mais barato que a eletrificação, quando as exigências aumentarem.
JAC Hunter EV
No segmento de veículos elétricos, a grande novidade foi a confirmação da chegada da JAC Hunter EV ao Brasil. A picape elétrica, apresentada na China em abril, deve chegar ao país até o final do ano, logo após o lançamento da versão a diesel.
Com 5,62 metros de comprimento e uma caçamba de 1,81 metros, a Hunter EV promete impressionar. A aceleração de 0 a 100 km/h deve ser feita em menos de seis segundos, com uma autonomia de 313 km no ciclo europeu WLTP. Mais detalhes, como preço e especificações técnicas, devem ser revelados no final do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Caoa sobe preço do novo Tiggo 8 Pro 2025 20 dias após estreia
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Caoa Chery lança o novo Tiggo 8 Pro 2025: veja o preço e o que muda
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
CAOA Chery reajusta preços dos modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Caoa Chery Tiggo 8 reestilizado aparece em teaser com logo iluminado