Não parece estar sendo um bom ano para a Tesla. Depois dos resultados recordes de 2023, quando ela não era apenas a fabricante de carros elétricos mais popular do mundo, mas também a fabricante do elétrico mais vendido do planeta (o Model Y), ela não está crescendo tanto quanto antes. Os dados mais recentes coletados pela JATO Dynamics para o primeiro semestre deste ano mostram que a empresa de Elon Musk está perdendo terreno tanto nos EUA quanto na Europa: as vendas caíram 8% e 13%, respectivamente.

Embora o público em geral não esteja totalmente entusiasmado com os carros elétricos, a demanda geral cresceu em ambas as regiões. Os modelos novos e mais competitivos introduzidos em ambos os lados do Oceano Atlântico estão atraindo mais pessoas, apesar da crescente incerteza sobre os incentivos e os planos futuros das fabricantes que produzem esses carros.

Menos participação de mercado, como esperado

A primeira consequência óbvia da queda nas vendas da Tesla é sua participação no mercado. Embora o volume da marca tenha caído de 185.200 unidades no primeiro semestre de 2023 para 161.300 unidades no primeiro semestre de 2024, o total de registros de carros elétricos na Europa aumentou 1,7% no mesmo período.

M1 Numbers - Tesla perde mercado
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Vendas da Tesla no primeiro semestre do ano

Isso significa que a participação de mercado da Tesla no mercado europeu de carros elétricos caiu de 19,8% no primeiro semestre de 2023 para 17,2% este ano. A Tesla foi a fabricante com a maior queda na participação de mercado no segmento na Europa nos primeiros seis meses deste ano, atrás apenas do Grupo Volkswagen, que caiu 3,3 pontos, de 22% para 18,7%. A Tesla e a Volkswagen perderam terreno para o Grupo Geely, impulsionado pelos sólidos resultados do Volvo EX30, e para o Grupo BMW, que continua obtendo sucesso com seus modelos mais recentes. As marcas chinesas também cresceram, principalmente graças à BYD.

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Participação de mercado no primeiro semestre

A situação nos EUA é semelhante. O volume de vendas da Tesla caiu de 324.900 unidades no primeiro semestre de 2023 para 299.200 unidades este ano. Embora as vendas gerais de carros elétricos tenham aumentado 7,6% no mesmo período, a participação da Tesla caiu de 59,8% em 2023 para 51,2% em 2024. Ao contrário da Europa, a Tesla ainda é dominante em seu mercado doméstico, deixando todos os seus rivais para trás. No entanto, é importante mencionar os sólidos resultados obtidos pela Ford, com um aumento de 48%, Hyundai, com um aumento de 34%, Kia, com um aumento de 110%, e Rivian, na quinta posição, com um aumento de 77%.

Os motivos

A primeira razão para a perda de participação de mercado da Tesla é óbvia: o crescimento não pode continuar para sempre, especialmente quando o portfólio da empresa ainda é limitado e bastante antigo (o Model 3 tem mais de 8 anos, enquanto o Model Y tem agora 5 anos).

<p>Desempenho do Tesla Model 3</p>

Tesla Model 3 Performance

<p>Tesla Modelo Y</p>

Tesla Model Y

Além disso, há a crescente concorrência dos players alemães premium e chineses na Europa, e da Ford, dos coreanos e da Rivian nos EUA. O mais recente lançamento da Tesla, a Cybertruck, ainda não decolou em termos de vendas, com apenas 11.300 unidades nos EUA no primeiro semestre de 2024, em comparação com 196.700 unidades do Model Y e 70.300 unidades do Model 3.

Por fim, as reduções de preço que funcionaram bem em 2023 não são tão atraentes agora. À medida que mais marcas e modelos chegam ao mercado, a oferta se torna mais ampla e os preços tendem a cair. A Tesla precisa de mais do que grandes descontos e atualizações atraentes para seus carros. Ela precisa de produtos mais modernos em mais segmentos.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.

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