Atração de destaque da Toyota no Salão de Genebra de 1994, quando foi apresentado em versão de produção, o RAV4 acaba de completar 30 anos de mercado. Ao longo desse tempo, o modelo se tornou um dos mais vendidos da história da empresa e atualmente soma mais de 14 milhões de unidades entregues em todo o mundo. Acumula 5 diferentes gerações e por vezes, como em 2018 e 2019, ocupou o posto de SUV mais vendido do mundo.
Derivado do conceito RAV-Four apresentado em 1989 (Recreational Active Vehicle com Four-wheel drive, dizia a sigla), o RAV4 nasceu com pretensões modestas. Originalmente, a expectativa da Toyota era vender apenas 4.500 unidades mensais e oferecê-lo com motor 2.0 a gasolina de 129 cv. No entanto, a demanda superou todas as previsões e logo no primeiro mês a marca foi obrigada a aumentar a produção mensal para 8.000 exemplares.
No primeiro ano completo de vendas foram 53 mil unidades comercializadas, número que chegou a triplicar nos dois anos seguintes. Foi então que a Toyota decidiu lançar novas variantes, como a carroceria alongada de quatro portas (4,1 metros) e o modelo conversível de duas portas. Até mesmo uma opção elétrica, grande novidade para a época, chegou a ser oferecida em alguns mercados. Tinha 63 cv, baterias de níquel-hidreto metálico e autonomia de cerca de 200 km.
Na carroceria mais curta, de três portas, o primeiro RAV4 tinha apenas 3,69 metros de comprimento, carroceria monobloco (inovação para um SUV da marca na época) e suspensão traseira independente. A posição elevada de dirigir oferecia ampla visão geral e as dimensões compactas facilitavam o uso diário mesmo em grandes cidades. Havia ainda tração integral permanente e o chamativo estepe pendurado na tampa traseira.
Na virada do século, no ano 2000, foi apresentada a aguardada segunda geração. Conservou diversas características da primeira, como a carroceria de duas portas, mas agora com design completamente revisto e soluções mecânicas avançadas para a época. Tinha motores 1.8 de 123 cv e 2.0 de 150 cv, além de um 2.0 turbodiesel de 116 cv. O sistema de tração integral AWD trazia avanços como diferencial de deslizamento limitado e diferencial traseiro Torsen como opcional.
Além da troca de plataforma, a Toyota implementou avanços importantes no sistema de suspensão e otimizou o comportamento dinâmico tanto para uso urbano quanto no fora-de-estrada. A cabine ganhou design funcional, ampliou o nível de conforto e avançou significativamente em termos de qualidade. Havia diversas opções de ajustes dos bancos com diferentes configurações na frente e atrás.
Já em 2006, a terceira geração estreou com mudanças ainda mais profundas. Cresceu quase 20 cm na comparação com o modelo anterior e ficou significativamente mais espaçosa - uma antiga exigência dos consumidores. A capacidade off-road, no entanto, foi afetada pela mudança de perfil. O sistema de tração, que antes era integral, passou a ser do tipo parcial (novidade dentro da Toyota).
Nos Estados Unidos e em alguns outros mercados, também foi oferecida variante com distância entre-eixos alongada. Na lista de equipamentos, eram novidades os assistentes de descidas e subidas. A gama de motores foi ampliada e passou a incluir propulsores 2.0, 2.4 e até 3.5 V6 a gasolina, além de um 2.2 turbodiesel.
Posteriormente, em 2013, chegou ao mercado a quarta encarnação. Construída sobre uma plataforma totalmente nova, ganhou pela primeira vez opção de motorização híbrida. Dados de fábrica da época indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e consumo na casa dos 25,5 km/l. Ao todo, o ganho no comprimento foi de 23,5 centímetros e o aumento de capacidade no porta-malas chegou a 47%.
A nova suspensão otimizou ainda mais o conforto e, ao mesmo tempo, reforçou características mais ativas de condução sem comprometer a estabilidade. O sistema de tração integral inteligente Dynamic Torque Control tinha controle em curva e até modo esportivo.
Finalmente, em 2018, foi lançada a atual e quinta geração. Trouxe design alinhado à nova filosofia da marca e tecnologias ainda mais avançadas. A opção híbrida, que estreou na geração anterior, foi aperfeiçoada e passou a ter maior importância dentro da gama. No Brasil, por exemplo, é a única opção disponível. Nesta linhagem, ficou marcada a estreia da plataforma TNGA em um modelo SUV.
Nesta geração, nos anos de 2018 e 2019, o SUV foi o veículo do tipo SUV mais vendido no mundo. Atualmente, soma mais de 14 milhões de unidades vendidas globalmente, sendo mais de 2,5 milhões só na Europa. Outros grandes mercados são América do Norte e China.
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