Em mais uma edição do Semana Motor1.com Brasil, a grande notícia do período foi o atrito gerado pela Anfavea com outras entidades do setor ao pedir o retorno imediato da alíquota máxima dos impostos de importação para veículos importados. O argumento é de que a tabela gradual de retorno das tarifas não está sendo o suficiente para frear o avanço dos importados, principalmente chineses.
Entre os lançamentos internacionais, a Volkswagen apresentou o novo Jetta GLI 2025 nos EUA com um leve facelift e algumas melhorias, sendo que deve chegar ao Brasil no ano que vem. Na Europa, foi revelado o Golf R, com mais potência e melhorias dinâmicas. Flagras na Argentina mostraram os novos 208 e 2008 sem disfarces, antecipando os lançamentos que devem ocorrer no Brasil no segundo semestre.
Outro flagra importante nesta semana foi o do novo Fiat Grande Panda em versão básica na Europa. Compartilhando a plataforma com o Citroën C3, o compacto deve adiantar o futuro de modelos nacionais da Fiat, como Mobi, Argo, Cronos, Pulse e Fastback. No Momento Inside EVs, a Mini apresentou no Brasil o novo Countryman SE ALL4.
Navio da BYD desembarca King e Song Pro em Suape
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, solicitou ao governo a antecipação do retorno dos impostos para carros híbridos e elétricos importados. Ele argumenta que a tabela progressiva atual não é suficiente para conter o avanço dos veículos importados, especialmente da China. No entanto, os impostos já estão retornando progressivamente desde janeiro, com a taxa máxima de 35% prevista para 2026.
Entidades do setor, como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e a Abeifa, criticam a proposta, destacando que mudar as regras acordadas é prejudicial para a previsibilidade do mercado. Elas afirmam que barreiras comerciais não salvarão a indústria nacional e lembram que o protecionismo passado não trouxe benefícios significativos ao Brasil.
Volkswagen Jetta GLI 2025
A Volkswagen apresentou o novo Jetta GLI 2025 nos Estados Unidos, marcando o segundo facelift desta geração. O sedã esportivo mantém seu visual discreto, mas com atualizações na dianteira, como faróis e grade interligados, e uma nova grade iluminada. Na traseira, há novas lanternas interligadas e rodas de 18 polegadas redesenhadas.
O interior recebeu uma nova disposição das saídas do ar-condicionado e a multimídia em posição mais destacada. O motor 2.0 turbo continua, oferecendo 231 cv e 35,7 kgfm de torque. No Brasil, que recebe o modelo importado do México como os EUA, espera-se que a atualização chegue em 2025.
Volkswagen Golf R (2024)
A Volkswagen lançou o facelift do Golf R de oitava geração na Europa, com pequenas mudanças externas, como o logo iluminado na grade e novas lanternas traseiras. No interior, a principal novidade é uma tela gigante para a central multimídia. O motor 2.0 turbo foi atualizado para entregar 333 cv e 42,8 kgfm de torque.
Equipado com câmbio de dupla embreagem de sete velocidades e tração integral, o Golf R acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge até 270 km/h. Embora não seja vendido no Brasil, há discussões em trazer essa versão potente para competir com modelos como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla.
Novo flagra do Peugeot 208 na Argentina
Novo Peugeot 2008 é flagrado na Argentina
Os novos Peugeot 208 e 2008 foram flagrados na Argentina, onde são fabricados. O 208, que seguirá o facelift europeu, apresentará novos faróis, luzes de LED e lanterna traseira redesenhada. Na Argentina, ele deve finalmente contar com o motor 1.0 turbo usado no Brasil.
O Peugeot 2008 ganhará uma nova geração, alinhando seu visual ao 208 e recebendo melhorias tecnológicas. Espera-se que ele utilize o motor 1.0 turbo flex da Stellantis com câmbio automático CVT. Ambos os modelos devem ser lançados no segundo semestre, com o 208 chegando primeiro.
Fiat Grande Panda RED - Flagra
O Fiat Grande Panda, flagrado na Europa, pode influenciar futuros modelos no Brasil. Com base na mesma plataforma do Citroën C3, o Grande Panda dará origem a novos modelos na Europa e servirá de base para os próximos Argo e Mobi, que devem se fundir em um único carro. A nova geração do Argo provavelmente influenciará também o sedã Cronos e o SUV cupê Fastback, além do próprio Pulse. O lançamento desses modelos no Brasil, no entanto, só deve ocorrer a partir de 2026.
Novo Mini Countryman SE ALL4
O novo Mini Countryman SE ALL4, agora totalmente elétrico, foi lançado no Brasil. Com 4,43 metros de comprimento e entre-eixos de 2,69 metros, é o maior Mini da história. Equipado com dois motores elétricos, entrega 306 cv e 50 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A bateria de 66 kWh proporciona uma autonomia de 320 km, certificada pelo Inmetro. Os preços começam em R$ 294.990 para a versão Exclusive e chegam a R$ 339.990 para a versão Top.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?