O Festival Duas Rodas Moto ocorreu no começo de junho e prometeu diversas novidades para o mercado brasileiro. Entre os estandes mais disputados estava o da Yamaha, que confirmou a vinda da Ténéré 700 para cá, atendendo a um desejo dos fãs da marca por aqui. Hélio Ninomiya, Diretor Executivo e Comercial da marca, comentou essa e outras estratégias da empresa para o Brasil nesta edição especial do Motor1.com Podcast.

A nova Yamaha Ténéré 700 entrará em pré-venda somente no primeiro trimestre de 2025 e ainda não teve os preços divulgados. O que se sabe é que ela terá duas opções de cores: azul e cinza fosco esverdeado. A aventureira aposta em uma construção leve e capaz, com grandes rodas raiadas e amortecedores de longo curso para aguentar qualquer trajeto. Até mesmo o painel de instrumentos digital em orientação vertical lembra os mapas usados em rali.

Lá fora, a moto já adorada pelo público e pela crítica, mesclando um preço mais acessível e alta capacidade. Em parte, isso é provido pelo motor o motor bicilíndrico de 689 cm3 arrefecido a líquido. Ele é capaz de entregar 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 6,94 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades.  A Ténéré 700 ainda permite que se use o ABS normalmente, ou modulando entre ABS apenas na dianteira e totalmente desligado para uso no fora-de-estrada.

Hélio Ninomiya também comentou o amadurecimento do mercado brasileiro de duas rodas, recorrendo mais às scooters como solução de mobilidade. De acordo com o executivo, a participação desse tipo de moto no mercado total passou de 2% para quase 10% nos últimos anos. E a Yamaha tem diversas soluções nesse sentido, indo desde a NEO como opção de entrada, até a NMax para quem quer mais desempenho. Nos últimos anos, com o público ficando mais exigente, a marca introduziu a Fluo 125, modelo de acesso com mais equipamentos de série, e da XMax, maior e que já permite viagens com mais conforto.

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