Semana Motor1.com: novidades da BYD, última Ram Classic V8 e mais
Ainda tivemos anúncio de investimento da Stellantis e plataforma híbrida BYD chegando a 2.000 km de autonomia
Nesta semana, o navio BYD Explorer No.1 chegou ao Brasil em sua segunda viagem após ter sido entregue para a montadora. A bordo dele, mais de 5 mil carros da empresa. Entre os modelos que desembarcaram estão o King híbrido, que rivalizará com o Toyota Corolla Hybrid, o Song Pro, versão mais de entrada do SUV da chinesa.
Entre as montadoras nacionais, a Stellantis anunciou que, dos mais de R$ 30 bilhões que investirá no Brasil, R$ 3 bilhões irão para a fábrica de Porto Real (RJ), onde hoje são feitos C3, C3 Aircross e C4 hatch. O dinheiro será usado para a produção de um modelo inédito por aqui. Indo para a Ram, a marca de picapes lançou a série especial R/T, que marcará o fim do motor Hemi V8 5.7 a gasolina e nosso mercado. No momento Inside EVs, a BYD revelou a quinta geração da plataforma híbrida DM-i, prometendo até 2.000 km de autonomia.
BYD King no Brasil
O BYD King é um sedã híbrido plug-in que começou a desembarcar no Brasil nesta semana e tem lançamento previsto para julho. Com 4,78 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos, é ligeiramente maior que um Toyota Corolla. Sob o capô, combina um motor 1.5 a gasolina com um elétrico, entregando 204 cv de potência.
São esperadas duas versões: uma com bateria de 8,3 kWh e outra com 18,3 kWh. A versão com a bateria maior pode alcançar até 1.200 km de autonomia combinando gasolina e eletricidade. Com a bateria menor, o King pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico. Entre os itens de série estão controle de cruzeiro, painel digital, assistente de permanência em faixa e freio de mão eletrônico.
BYD Song Pro no Brasil
O outro carro que começou a desembarcar do navio da BYD foi o Song Pro. Será o novo SUV de entrada da marca. Com 4,73 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos, é mais longo que o Song Plus, mas mais baixo e estreito. O Song Pro destaca-se por seu painel modernizado, com tela de 15 polegadas e multimídia giratória.
Equipado com banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas e chave por aproximação, o Song Pro vem com um conjunto híbrido plug-in, combinando um motor 1.5 a gasolina com um elétrico, entregando 197 cv. Sua bateria de 12,3 kWh oferece 71 km de autonomia elétrica. O preço estimado é cerca de R$ 200 mil.
Stellantis investe em Porto Real
A Stellantis anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, para a produção de um carro inédito. A fábrica atualmente produz modelos como o Citroën C3, C3 Aircross e C4 Cactus. O novo veículo não será o Citroën Basalt e pode estar relacionado à plataforma CMP, sugerindo a possibilidade de novos modelos, como o Jeep Avenger, serem produzidos no Brasil. No entanto, a empresa ainda não confirmou detalhes sobre o novo carro.
Ram Classic se despede do V8 com a série R/T
A Ram lançou a série especial 1500 Classic R/T, limitada a 100 unidades, marcando a despedida do motor Hemi V8. A série especial inclui adesivos R/T, faixas no capô e caçamba, grade exclusiva e plaqueta numerada no painel. O motor V8 de 5.7 litros entrega 400 cv e 56,7 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida. O preço é de R$ 359.990.
Inside EVs: novos híbridos da BYD terão 2.000 km de autonomia
Na China, a BYD lançou a quinta geração da plataforma híbrida DM-i, prometendo autonomia de 2.100 km e consumo de 34,4 km/l. O motor 1.5 a gasolina atinge 46% de eficiência energética, comparável a motores a diesel, graças a uma taxa de compressão de 16:1 e aumento da densidade energética da bateria. O BYD Seal é esperado para ser um dos primeiros modelos a utilizar esta nova plataforma.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada