Quando se pensa em Marcello Gandini, que faleceu em 13 de março, aos 85 anos, o primeiro carro que vem à mente é certamente o Lamborghini Miura, uma obra-prima sobre rodas projetada para a Bertone, onde o designer trabalhou até 1980, antes de montar seu próprio negócio.
Para a a marca italiana, Gandini criou outros modelos icônicos, cujo estilo continuou a influenciar a produção dos carros da Lamborghini até hoje. No entanto, há muitas outras marcas ligadas ao designer de Turim, com modelos imortais que ainda hoje são amados. Aqui estão, então, os 10 carros mais icônicos projetados por Marcello Gandini.
Apresentado no Salão do Automóvel de Turim em 1965 - onde chamou a atenção por suas soluções técnicas de vanguarda (projetadas por Stanzani e Dallara) - o Lamborghini Miura estava em busca do design certo.
Lamborghini Miura
Marcello Gandini o criou, combinando linhas sinuosas e musculosas, um longo capô, faróis dianteiros ovais e semirretangulares e um capô traseiro fechado. O sucesso foi imediato e atravessou as décadas, deixando seu apelo inalterado.
Recuperando-se do sucesso do Miura, Gandini começou a colaborar com a Alfa Romeo com um desafio de fazer carros mais emocionantes. Pegue a mecânica de um dos carros mais bonitos do mundo - o Alfa Romeo 33 Stradale - e dê a ele um estilo completamente diferente. Assim nasceu o Alfa Romeo Carabo, um conceito que rompe com tudo o que foi visto antes, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1968.
Alfa Romeo 33 Carabo
Nunca produzido em série - hoje ele repousa no Museu Alfa Romeo - foi a inspiração para os modelos subsequentes do designer de Turim, incluindo as espetaculares portas de abertura vertical ou "tesoura" que serviram de inspiração para o Lamborghini Countach e o Diablo.
As linhas em forma de cunha são uma das assinaturas típicas de Gandini e encontraram sua maior expressão no Lancia Stratos Zero, um conceito apresentado em 1970 e progenitor do Stratos de produção, que dominou os ralis em seu tempo. Uma provocação sobre rodas, com linhas angulares, sem portas, mas com um para-brisa escamoteável e superfícies de vidro reduzidas ao mínimo.
Lancia Stratos Zero
Mudamos novamente para a Lamborghini. Seis anos após o Miura, a marca criou o Countach em 1971: Mais uma vez, Marcello Gandini definiu o estilo. As bordas do Stratos Zero foram inspiração, embora suavizadas em certos aspectos para não criar um carro exagerado. O resultado é uma obra-prima absoluta.
Lamborghini Countach
"O Countach reinventou o segmento de supercarros e se tornou um ícone em termos de linguagem de design que ainda inspira os Lamborghinis contemporâneos depois de décadas", disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, há algum tempo.
Em um panorama de supercarros, Marcello Gandini também criou modelos muito mais populares, como o Renault Supercinque, a segunda geração do pequeno carro francês apresentada em 1984.
Renault Supercinque
Embora mantendo as proporções e o estilo geral da geração anterior, ele conseguiu se diferenciar com linhas mais suaves e modernas. Tanto que inspirou o novo Renault 5, que estreou no Salão do Automóvel de Genebra de 2024.
Novamente um carro pequeno, desta vez com DNA britânico. Mas o lápis de Gandini é imediatamente reconhecível, especialmente as linhas quadradas, tão diferentes das do Mini original.
Innocenti Mini 90
Também conhecido como "Mini Bertone", o Innocenti Nuova Mini de 1974 tinha a dupla tarefa de acompanhar o clássico Mini britânico e trazer para a Itália a produção de um carro pequeno que pudesse competir com o Autobainchi A 112. O chefe de design da Bertone foi Gandini, que projetou esse carro compacto de sucesso, do qual foram produzidos mais de 300.000 exemplares até 1993.
O carro mais vendido da história de Gandini. Uma boa força quando se trata de um carro de passeio de uma marca generalista, que se distingue por um estilo tão diferente do visto na concorrência, mas nunca exagerado a ponto de se tornar indigesto. Mesmo que, no início, o Citroën BX de 1982 tenha causado uma grande consternação entre a imprensa especializada e o público.
Citroën BX
A carroceria hatchback, alguns detalhes angulares que lembram outras criações do designer (e que contrastam fortemente com o arredondamento clássico da Citroën) e um cx particularmente baixo para a época (0,34) eram suas características distintivas.
Entre os carros de produção (embora limitada) projetados por Marcello Gandini, não podemos esquecer o Alfa Romeo Montreal, um cupê espetacular com um motor dianteiro 2.6 V8 e tração traseira.
Alfa Romeo Montreal
As sugestões de estilo tiradas do Miura não são poucas, começando com o protótipo apresentado na Expo '67 em Montreal, em 1967. A versão de produção, no entanto, foi apresentada no Salão de Genebra de 1970 e mais de 3.900 exemplares foram produzidos até 1977.
O caso do conceito que desapareceu e depois renasceu: essa é, em poucas palavras, a história do BMW Garmisch apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1970, cujos vestígios foram perdidos e que foi recriado pelo fabricante da Baviera em 2019.
BMW Garmisch
O estilo de Bertone é novamente o trabalho de Gandini, como também pode ser visto na característica janela traseira com painel de favo de mel. A base é o BMW 2002 Tii, mas o designer italiano cria algo novo e original que fez com que o protótipo do cupê antecipasse a forma do BMW Série 5 de primeira geração.
O Fiat X1/9 de 1972 ainda é lembrado pelos aficionados como um dos modelos mais originais e "futuristas" da empresa sediada em Turim, mais uma vez com a marca Bertone e o estilo criado por Marcello Gandini.
Fiat X1/9
Foi também o único Fiat spider com motor central e também a concretização em um modelo de produção do que Gandini já havia proposto com o conceito Autobianchi A112 Bertone Runabout de 1969.
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