A velha conversa que o ano do brasileiro só começa depois do carnaval parece verdade. Nesta semana, diversas novidades foram adiantadas e estão com lançamento programado para março e abril, como a nova Chevrolet Spin, o novo Renault Kardian e a nova Fiat Titano. Além disso, já estão prontos os novos Jeep Compass e Commander com o motor 2.0 turbo de 272 cv.
A Citroën aproveitou e divulgou os preços do C3 Aircross com sete lugares, posicionado como o mais barato do país com esta capacidade. No InsideEVs, o novo Dacia Spring nos mostra a renovação do Renault Kwid elétrico, que não deve chegar ao nosso mercado, mas ficou mais refinado e seguro. Veja também, abaixo, o teste do Citroën C3 Aircross com cinco lugares e o Podcast Motor1.com sobre os SUVs compactos.
A Fiat entrará no segmento de picapes médias. Depois de muita espera e promessas, a Titano será apresentada por completo no dia 14 de março, abrindo a temporada de apresentações da Stellantis. Com provável motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, deve apostar em preço para a concorrência com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Outro lançamento em março é o da Chevrolet Spin, minivan renovada que ficará mais moderna, com itens ausentes até mesmo na Montana e Tracker, mas manterá o motor 1.8 aspirado no catálogo, sempre com câmbio manual ou automático de 6 marchas. Esta apresentação acontece no final de março.
Como forma de ataque a Spin, a Citroën apresentou os preços do C3 Aircross com sete lugares. Até então disponível com cinco lugares, o SUV/Minivan se posiciona como o modelo de sete lugares mais barato do país, sempre com o motor 1.0 turbo de até 130 cv e câmbio automático CVT. São três versões com variação de equipamentos, sempre com os dois lugares extras no porta-malas.
A Jeep faz os últimos ajustes da dupla Compass e Commander com o novo motor 2.0 turbo de 272 cv, presente na Ram Rampage. Posicionadas no topo da gama, as versões deverão chamar Blackhawk e podem aposentar as versões turbodiesel. Visualmente, se diferenciarão por detalhes, mas os SUVs não terão uma reestilização neste momento.
Depois da apresentação ainda em 2023, o Renault Kardian entra em produção e pré-venda. São três versões, sempre com o motor 1.0 turbo de 125 cv, posicionadas para a briga com o Fiat Pulse em suas versões com o motor turbo. Os preços devem ser válidos apenas para a pré-venda, ficando mais caros após o lançamento, em março.
Entre os elétricos, a novidade é o Dacia Spring renovado. Irmão do Renault Kwid E-Tech, recebeu uma grande mudança visual, sem trocar de geração, com um interior mais refinado e com novos materiais. Na parte técnica recebeu freios regenerativos e, em segurança, itens de assistência de condução, como frenagem automática. Não deve vir ao Brasil, onde a Renault pode vender o futuro Renault 5 e Twingo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Electric Days 2024, Pulse e Fastback híbridos e mais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: preços da BYD Shark, a chegada da JAC Hunter e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Novo VW Nivus 2025, a volta do Twingo e mais