De Málaga (ESP) - Conforme o Motor1.com Brasil antecipou com exclusividade, a nova BMW F 900 GS 2025 será a próxima nacional da marca. Até julho, a moto começar a sair da linha de montagem de Manaus (AM) para as lojas brasileiras da empresa de olho no segmento de aventureiras grandes, mas nem tão grandes quanto a R 1300 GS, também renovada e produção nacional.
Hoje, a linha 2024 da F 850 GS tem preços em torno de R$ 80 mil. A F 900 GS 2025 deve chegar para substituí-la, mas os preços devem aumentar um pouco na comparação. Com a renovação a moto aposta em uma atitude mais radical, menos peso e mais potência. Parece a receita perfeita, mas agrada?
A BMW F 900 GS das fotos está pintada na cor São Paulo Yellow, que já estava nos carros M3 e M4 da marca. A marca conhece seu público e sabe a força do segmento de aventureiras grandes por aqui, rendendo até esta pequena homenagem. Mas a motocicleta teve como principal objetivo deixar um pouco de ser uma moto de turismo para ser algo mais próximo de uma moto de Enduro. Para viajar longas distâncias, a marca deve apostar na R 1300 GS.
Dessa forma, a F 900 GS ficou visualmente mais alta e esguia. A traseira principalmente mostra o esforço da marca em deixá-la mais leve. A rabeta abriu mão da lanterna convencional, com as lâmpadas de LED sendo incorporadas aos piscas. Junto ao subchassi traseiro menor, o volume traseiro da F 900 GS ficou bem mais reduzido.
E tal redução não é apenas visual. No total, são 14 kg a menos que o modelo que substitui. Em grande parte, a redução veio da troca do tanque metálico por um de plástico e com meio litro a menos de capacidade, sendo capaz de abrigar agora 14,5 litros. O peso em ordem de marcha declarado é de 219 kg para as versões básica e intermediária na Europa, com a Adventure chegando a 245 kg.
Nas medidas, são 2.270 mm de comprimento, 943 mm de largura e 1.590 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 870 mm. A suspensão dianteira passa a ser totalmente ajustável de série, com garfo invertido e 230 mm de curso. Na traseira, amortecedor único com 215 mm de curso. Mantendo a postura de moto de Enduro, a F 900 GS europeia é equipada sempre com rodas raiadas, tendo 21" na dianteira e 17" na traseira.
Outra importante alteração foi o acréscimo de 10 cv. A F 900 GS 2025 e a F 900 GS Adventure 2025 são ambas equipadas com o motor bicilíndrico paralelo de 895 cm3 da BMW. Ele é capaz de entregar 105 cv de potência a 8.500 rpm, além de 9,4 kgfm de torque a 6.750 rpm. A F 800 GS (que entrou no lugar da F 750 GS) usa o mesmo propulsor, mas com apenas 87 cv a 6.750 rpm, bem como 9,1 kgfm de torque a 6.750 rpm. Para todas, o câmbio é mecânico de 6 velocidades com transmissão final feita por corrente. Na Europa, o quickshifter bidirecional é opcional.
As três aventureiras intermediárias da BMW contam de série com iluminação LED, alavanca de câmbio ajustável, tela TFT de 6,5 polegadas para o painel de instrumentos, dois modos de pilotagem (Rain e Road), ABS, controle de tração, escapamento Akrapovič, punhos aquecidos, protetores de mão, nova alavanca de freio de pé, um suporte multifuncional e uma nova bolha.
Esqueça a F 850 GS, pois a F 900 GS é algo totalmente diferente. Se você pensava nela como algo para pegar centenas de quilômetros de asfalto, pense novamente. A aventureira da BMW não ficou mais leve e potente para você usá-la de sofá, sentado por horas a fio com pouca emoção.
Os comandos são tradicionais da BMW, incluindo o mesmo painel digital da empresa. Mas já ao montar na F 900 GS percebe-se o peso menor e mais centralizado. Ainda não é uma moto fácil de se tirar do descanso lateral, principalmente se estiver encostada em declive (não perguntem como descobri), mas logo na saída, a renovação impressionou pela suavidade na operação da embreagem, enquanto o câmbio está macio e preciso. A moto testada estava equipada com o quickshifter bidirecional, que deve ser item opcional no mercado brasileiro.
Acabei por usar a moto a maior parte do tempo no modo convencional Road e o mais longe do asfalto que estive foi em algumas ruas em povoados espanhóis que lembravam as do Brasil. A suspensão é totalmente ajustável, mas é firme, para aguentar pancada mesmo. Parece que a BMW focou na condução de precisão a velocidades nem tão altas assim, como as motos de Enduro mesmo.
No asfalto, ainda é uma moto de grande massa e que não vai deixar você dormir no ponto ao deitar na curva. As respostas do acelerador não assustam e os freios são fortes. Mas a postura para maior controle e o assento quase reto cansam nas situações de condução longa e reta, como ir a um famoso shopping no interior paulista aos domingos de manhã para pegar café, por exemplo. Aí vai depender de seu gosto: você realmente quer uma aventureira que não aguenta 5 minutos sem perder a amizade com a terra? Se não, a F 900 GS é um convite aberto para sair da estrada
Ainda temos que ver como que a F 900 GS chegará ao Brasil de fato - se seguindo a aposta mais radical da matriz, ou radical pero no mucho para atingir um público maior por aqui. O que deu para ver é que a BMW apontou os canhões de sua engenharia para a aventura com a F 900 GS, e esse canhão não quer deixar pedra sobre pedra.
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