O recente anúncio do governo de Paris para complicar a vida dos SUVs ou dos veículos de grande peso é provavelmente a primeira tentativa direta de atacar estes veículos. Como sabemos, os SUVs lideram os mercados globais há uma década e a procura crescente começa a preocupar as autoridades.
Quer se trate de uma medida razoável ou política, a verdade é que há outros aspectos a considerar em torno da evolução dos automóveis nos últimos 20 anos. O peso é importante porque tem impacto direto no uso das estradas. No entanto, o tamanho dos carros também determina a forma como os conduzimos e estacionamos.
Os veículos novos estão cada vez maiores, enquanto o espaço disponível é praticamente o mesmo. O tamanho dos carros deve ser considerado ao tomar estas medidas?
Os americanos adoram tudo: a comida, as estradas, os shoppings e, claro, os carros. Os Estados Unidos são o paraíso para grandes picapes e SUVs. Como as rodovias e os estacionamentos são no formato "widescreen", é estranho dirigir carros pequenos. É assim desde a década de 50 até hoje.
Comprimento médio de carros novos nos Estados Unidos
Segundo dados do JATO, o comprimento médio de um veículo leve disponível em 2003 era de 4.992 m. Este é o comprimento de um sedã executivo como um Mercedes-Benz Classe E. Por motivos de estacionamento, a largura também é importante: a média naquele ano foi de 1.864 mm.
Como esperado, os veículos leves disponíveis dez anos depois eram maiores: o comprimento médio saltou para 5.158 mm e a largura média aumentou 63 mm para 1.927 mm (75,9 polegadas). O crescente apetite por SUVs e picapes maiores levou essas médias a níveis recordes em 2023.
Largura média de carros novos nos Estados Unidos
No ano passado, o comprimento médio dos veículos leves disponíveis nos Estados Unidos foi de 5.243 mm; a largura média foi de 1.958 mm (77,1 polegadas). O aumento do tamanho ao longo destes anos não está relacionado com famílias maiores. Na verdade, a variação anual da população nos EUA diminuiu de 0,96% em 2003 para 0,50% no ano passado. O tamanho crescente dos carros está mais relacionado aos requisitos de conforto e aos padrões de segurança.
Em contraste com a dependência dos EUA em carros grandes, a Europa tem tradicionalmente comprado carros pequenos. É um padrão muito parecido com o que temos aqui no Brasil. O fato de suas cidades terem sido concebidas muito antes da chegada do carro explica por que estacionar é uma tarefa tão desafiadora. Além disso, a Europa tem sido menos autossuficiente em termos energéticos do que os EUA, forçando os seus condutores a moderar o consumo de combustível.
Comprimento médio de carros novos na Europa
No entanto, a popularidade dos SUVs também chegou lá, com consequências no tamanho dos carros. Em 2003, alguns anos antes da chegada dos populares SUVs, o comprimento e a largura médios dos automóveis de passageiros disponíveis eram de 4.313 mm e 1.737 mm, respectivamente. Dez anos depois as médias aumentaram para 4.418 mm e 1.796 mm. No ano passado, os valores foram 4.536 mm e 1.844 mm.
A tendência dos carros maiores é a resposta à crescente necessidade de conforto. Este é um requisito natural dos humanos. O desafio é encontrar espaço para estradas e estacionamento.
Com a chegada dos carros elétricos que exigem melhor desenvolvimento aerodinâmico e alívio de peso, será que esta tendência de crescimento continuará? O que você acha?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que a Tesla está perdendo terreno na Europa e nos EUA
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
As station wagons estão de volta à moda? Na verdade, não
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Motor1 Numbers: os carros mais vendidos do mundo em 2023
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Análise: carros chineses na Europa, alguns criam novas marcas e outros não