O fluxo na indústria automotiva é sempre o mesmo. As tecnologias surgem em modelos mais caros e, conforme o tempo passa, chegam aos mais acessíveis em alguns anos - enquanto isso, os acima evoluem e já trazem melhorias. Isso vale para o chamado ADAS, ou Advanced Driver Assistance System, ou assistentes avançados para o motorista.
A tecnologia chegou aos hatches compactos. Mostramos os quatro modelos que oferecem ao menos o alerta de colisão e alerta de saídas de faixas e quais as versões mais baratas que os oferecem em cada uma. Ainda não são todos os modelos e marcas, mas já há opções em uma fatia do segmento, com Yaris, HB20, 208 e City Hatch.
Um pouco esquecido no mercado, mas o Toyota Yaris é o mais barato com alguma assistência ao motorista. Na versão intermediária XS, o Yaris tem o alerta de saída de faixas e o alerta de colisão com assistência de frenagem - ou seja, a marca não diz que ele para totalmente, mas auxilia o motorista e previne o impacto mais forte em velocidade mais alta.
Novidade na linha 2024, o HB20 Platinum Safety é a versão intermediária com uma parte dos assistentes que apenas a topo de linha oferecia. Há o alerta de colisão com frenagem automática para veículos, pedestres e bicicletas, alerta de saída de faixas, assistente de manutenção de faixa e farol-alto automático. Na versão Platinum Plus, há o alerta de ponto-cego e alerta de tráfego traseiro, mas custa R$ 120.390.
Apenas a versão topo do Peugeot 208 tem os assistentes de condução, mas ao menos seu preço não é tão mais alto que o restante dos hatches listados. Tem o alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas e farol-alto automático, além do detector de fadiga do motorista. É um pacote semelhante ao do HB20 acima.
O mais caro e mais completo da lista, o Honda City Hatch Touring tem o alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, assistente de centralização de faixas e, da lista, é o único com piloto automático adaptativo. É o sistema mais avançado da lista, mas tem que pagar o valor extra por essa evolução.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre