Grand Cherokee: breve no Brasil, Jeep começou "quebrando tudo" nos EUA
Modelo já está na quinta geração, mas causou impacto - literalmente - desde o lançamento
A Jeep ainda não deu uma data, mas sabemos que a marca trará a quinta geração do Grand Cherokee para o mercado brasileiro em breve. O SUV deve desembarcar por aqui com um conjunto híbrido plug-in, o mesmo sistema batizado 4xe que já equipa o Compass por aqui, com motor elétrico no eixo traseiro.
O Grand Cherokee esteve no Brasil nas quatro gerações anteriores, mas a história do icônico SUV grande da Jeep começou causando muito impacto - literalmente - até mesmo quando foi apresentado pela primeira vez no mercado estadunidense, isso ainda em 1992. Confira como foi a evolução do carro nos últimos 31 anos.
Jeep Grand Cherokee Laredo - 1993
1992 - Primeira Geração
O Grand Cherokee, o SUV icônico da Jeep, fez sua estreia mundial em 1992 ao quebrar o vidro do centro de convenções no Salão do Automóvel Internacional de Detroit, em 7 de janeiro daquele ano. O modelo chegou para aproveitar o crescimento da demanda nos EUA por utilitários esportivos com mais luxo e desempenho.
Entre as opções de motores estava o icônico 5.9 V8 a gasolina, que levou o Grand Cherokee a ser um dos veículos mais potentes de sua categoria. Além disso, inovou ao ser o primeiro SUV a oferecer um airbag lateral para o motorista em tempos que nem todos os carros tinham sequer airbag. O Grand Cherokee também permitia aos compradores escolher entre três sistemas de tração Jeep: Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac.
1998 - Segunda Geração
A segunda geração do Grand Cherokee, lançada em 1998, trouxe um design mais moderno e atualizado. A Jeep ainda introduziu uma série de melhorias, incluindo uma suspensão revisada, mais espaço interno e novos motores, como o 4.7 V8. Uma inovação foi o sistema de tração nas quatro rodas Quadra-Drive, que proporcionava uma transferência de torque para as 4 rodas sob demanda. A nova transmissão controlada eletronicamente também trouxe trocas de marcha mais suaves e uma melhoria na economia de combustível.
2004 - Terceira Geração
A terceira geração do Grand Cherokee, lançada em 2004, trouxe uma renovação completa. Apresentando um design mais atlético, interior luxuoso e tecnológico, três novos sistemas de tração integral, novos motores e uma suspensão redesenhada faziam ele se separar da geração anterior do SUV.
A gama de motores incluía um 3.7 V6 e o renomado 5.7 V8 HEMI pela primeira vez na Jeep. Além disso, oferecia três sistemas 4x4: Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II. opcionalmente, os passageiros do banco traseiro poderiam contar com um sistema de entretenimento com DVD player montado no console central, monitor LCD suspenso, controle remoto e fones de ouvido sem fio.
2011 - Quarta Geração
Em 2011, o Grand Cherokee entrou em sua quarta geração. Neste período, o SUV ainda chegou ao marco de 4 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento inicial, quase 20 anos antes. Este modelo trouxe um maior foco no uso urbano, com mais conforto e luxo.
Entre as novidades estavam o sistema Quadra-Lift, que combinava a capacidade off-road da Jeep com o Selec-Terrain, permitindo ao motorista escolher o sistema de tração ideal para o terreno. Além disso, a suspensão independente dianteira e traseira proporcionava conforto na estrada. Mais de 45 recursos de segurança e proteção, como controle eletrônico de estabilidade e controle de cruzeiro adaptativo, marcaram a virada tecnológica do SUV.
Quinta Geração: breve no Brasil
A quinta geração do Jeep Grand Cherokee já foi revelada nos EUA e colocou o modelo como um SUV de luxo com opção para levar até 7 ocupantes. Enquanto há opções convencionais com motores de combustão interna para aquele mercado. O utilitário esportivo deve estrear no Brasil em sua configuração 4xe, híbrida plug-in.
O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina e um motor elétrico no eixo traseiro. Juntos, entregam uma potência de 380 cv e um torque de 64,9 kgfm. Como o motor elétrico é instalado no eixo traseiro, a tração é considerada integral. Em relação à autonomia elétrica, o Grand Cherokee 4xe conta com uma bateria de 17 kWh, o que lhe garante condução por 40 km no modo totalmente elétrico (EV). Em relação ao consumo, nos Estados Unidos, registra uma média de 23,8 km/l, graças ao sistema híbrido que permite alternar entre o motor a gasolina e o modo elétrico.
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