Apesar de os emplacamentos de motocicletas novas nov Brasil ter mostrado queda em junho, o mercado de duas rodas nacional permanece aquecido. No acumulado do primeiro semestre, entre janeiro e junho, o segmento continuar com um número expressivo de alta na comparação com igual período do ano passado.
Nos seis primeiros meses de 2023, o mercado brasileiro emplacou 779.707 novas motocicletas. Isso representou um crescimento de 22,46% sobre o número registrado no primeiro semestre do ano passado, que foi de 636.698 unidades apenas. O ano de 2022 ainda teve influência de problemas de logística para as fábricas, afetando as entregas.
Agora em 2023, tal efeito está menor e as linhas de montagem atuam com certa normalidade. Outro efeito observado em 2023 foi a escalada continuada dos preços dos carros 0km. Ao mesmo tempo em que os valores dos modelos de quatro rodas subiam, as vendas de motos cresciam. Tanto que, em junho, com os descontos do governo e alta nas vendas de carros, houve um impacto negativo no emplacamento de motocicletas.
A Honda CG 160 permanece como o modelo mais vendido no Brasil. Apenas no primeiro semestre, ultrapassou o marco de 210 mil unidades comercializadas, um crescimento de 18,2% sobre os primeiros seis meses de 2022 e o suficiente para que vender mais que o dobro da segunda colocada, a Honda Biz (99.064). Entre as 10 motos mais vendidas do Brasil entre janeiro e junho, todas tiveram crescimento.
O menor aumento nas vendas veio da Honda CB300F Twister, moto que passou por uma mudança de geração no virada entre 2022 e 2023, ficou mais cara, mais equipada e, ainda assim, teve um crescimento de 1,27% sobre o resultado da antiga CB250F Twister no ano passado.
Em nono lugar, há uma nova entrante: a Mottu Sport 110i, modelo da indiana TVS montado pela Dafra em Manaus (AM) para a empresa Mottu de aluguel de motos. Por conta disso, não pode ser comprada diretamente e seus números de emplacamentos não são representativos quanto à sua popularidade junto ao público.
Entre os maiores crescimentos do primeiro semestre de 2023 estão as aventureiras um pouco maiores. Em décimo lugar, a Honda XRE 190 vendeu 17.207 unidades no primeiro semestre deste ano, crescimento de 61,13% sobre o mesmo período de 2022. Da mesma forma, a Yamaha XTZ 250 Lander, com 22.643 emplacamentos no semestre, cresceu impressionantes 142,33% sobre o registrado no ano passado (9.344).
Modelo | Vendas 1º semestre 2023 | Vendas 1º semestre 2022 | Diferença em unidades | Diferença em % |
Honda CG 160 | 210.569 | 178.148 | 32.421 | 18,20% |
Honda Biz | 99.064 | 89.844 | 9.220 | 10,26% |
Honda NXR Bros 160 | 74.064 | 64.441 | 9.623 | 14,93% |
Honda Pop 110i | 69.704 | 63.401 | 6.303 | 9,94% |
Yamaha Factor 150 | 22.856 | 18.684 | 4.172 | 22,33% |
Yamaha XTZ 250 Lander | 22.643 | 9.344 | 13.299 | 142,33% |
Yamaha FZ25 Fazer | 21.955 | 14.254 | 7.701 | 54,03% |
Honda CB300F Twister (CB250F Twister em 2022) | 20.621 | 20.363 | 258 | 1,27% |
Mottu Sport 110i | 20.418 | Fora do Top 10 | - | -% |
Honda XRE 190 | 17.207 | 10.679 | 6.528 | 61,13% |
Total do mercado | 779.707 | 636.698 | 143.009 |
22,46% |
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