Quando as primeiras unidades camufladas da nova Chevrolet Montana apareceram, muito se falou sobre uma anti-Toro. Mas basta analisar versões, porte, preços e a convivência para entender que, na verdade, sua mira foi para a Fiat Strada em suas versões com cabine dupla, principalmente a Volcano e Ranch com a Montana Premier. 

Depois do nosso teste com a Chevrolet Montana Premier, a colocamos nas mãos do Guilherme Chagas, dono de uma Fiat Strada Ranch, com motor 1.3 e câmbio CVT, e um perfil de uso que vai diretamente ligado ao que a Chevrolet pensou com a Montana: urbano e familiar, mas com uso em algumas viagens de longa distância e que valoriza um bom conjunto de motor e câmbio. 

Avaliação Chevrolet Montana Premier dianteira diagonal
Dianteira da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Caçamba, acabamento e espaço interno

"Comprei a Strada pois minha filha estava para nascer e precisava de um carro fácil para carregar o carrinho, que não é pequeno", disse Guilherme logo que viu a Montana na garagem. Apesar da abertura amortecida, a primeira coisa que ele percebeu é que a tampa da Montana, para fechar, é mais pesada que a de sua Strada. Outro ponto que ele não gostou foi a prateleira, um acessório que a Chevrolet oferece e facilita a organização: "é util, mas a altura impede levar o carrinho, por exemplo, e pra tirar dá um certo trabalho". 

Avaliação Chevrolet Montana Premier caçamba aberta

Isso pois a prateleira é colocada com duas roldanas e exige um certo tempo. "Na minha Strada, coloquei um tapete que posso puxar e pegar o que está ao fundo, além de proteger os objetos quando chove, por exemplo". Em dimensões, não percebeu grande diferença, só um maior comprimento - a Montana tem 874 litros, versus os 844 litros da Strada Ranch. Não seria um ponto de decisão de compra pela diferença, segundo Guilherme.

Com uma filha recém-nascida, Guilherme ainda usa uma cadeira infantil grande para a segurança. "Na Strada, ela não cabe atrás dos bancos dianteiros, então acaba ficando no meio, o que não é recomendado. Fui ver a Montana na concessionária e, como na Strada, não coube na posição certa". O que ele percebeu foi um melhor espaço lateral, tanto na dianteira quanto na traseira, mas se acomodou bem em pernas da mesma forma em ambas. 

Avaliação Chevrolet Montana Premier painel

Guilherme elogiou bastante o acabamento da Montana, superior ao de sua Strada Ranch. "O sistema de som é bem melhor, principalmente em volume, além da tela maior e com uma resolução também melhor". Em comum, ambas tem ar-condicionado automático e digital e o carregador por indução, que foram as primeiras coisas que ele procurou na Montana. A Chevrolet tem a partida por botão, coisa que a Strada Ranch não possui. 

Motor, câmbio e suspensão

"Isso sim me faria trocar a Strada pela Montana". Ao volante da Montana, com o motor 1.2 turbo de até 133 cv e 21,4 kgfm de torque com câmbio automático de 6 marchas, Guilherme percebeu a maior diferença entre as duas picapes - a Strada Ranch tem o 1.3 aspirado de até 107 cv e 13,7 kgfm com câmbio CVT. "Eu piso, ela ganha velocidade sem reclamar. Minha Strada tem a simulação de marchas com borboletas, mas nunca usei...". 

Avaliação Chevrolet Montana Premier motor

O dono da Strada destacou a velocidade de trocas da Montana, principalmente quando vai da Ré para Drive. "Ela responde na hora nessa situação de manobra, algo que a Strada pensa um pouco, além de responder ao acelerador mais rápido nas retomadas. Gostei bem mais". Questionei sobre a chegada da Strada com o 1.0 turbo: "Dependendo do preço trocaria a minha por essa nova, mas a Montana tem vantagens nessa troca". 

Na suspensão, o fato da Montana usar molas helicoidais tradicionais dá maior estabilidade em curvas. "A Strada eu percebo que pula bem mais, algo que a Montana me lembra bem mais um carro tradicional". Como também é adepto de longas viagens, a Montana se destaca para o dono da Strada: "quando minha filha crescer, vou colocar uma barraca no teto e viajar. A Montana parece ter mais fôlego pra isso, além da tomada 12V para o banco traseiro para ligar uma geladeira, por exemplo". 

Vale os R$ 14.500 a mais?

Guilherme comprou a Strada Ranch em novembro de 2022, quando a Montana ainda não estava nas lojas. "Comprei a Strada com certa urgência pelo nascimento da minha filha. Mas se fosse hoje, teria levado a Montana, mesmo custando a mais. Ficaria mais tempo com a Chevrolet que o que ficarei com minha Strada", disse ele já pensando na revenda quando a Fiat lançar a Strada com o motor 1.0 turbo. 

No fim, é perceptível que a Chevrolet Montana será um problema para as versões mais caras da Strada. A chegada do 1.0 turbo será o primeiro movimento da líder, mas outros aspectos da novidade impactam bastante na decisão, como o maior porte, equipamentos a mais como o alerta de ponto-cego, e o preço que acaba competitivo dentro do segmento.


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