Como qualquer produto, automóveis tem ciclos de vida. Talvez mais acelerados que outros tipos, mas eles nascem, passam por diversas mudanças, chegam a trocar de geração e, em algum momento, morrem - mesmo que isso demore algumas décadas. O lançamento de versões com algo novo faz parte dessa estratégia.
A Chevrolet apresentou os novos Tracker RS e Midnight 2024. As duas versões apostam em estilo visual diferente, sendo um mais esportivo e o outro com o acabamento escurecido, em posicionamentos diferentes no catálogo do SUV compacto. Isso fará com que o consumidor vá procurar o SUV compacto nas concessionárias com sua maior mudança desde o lançamento em 2020.
Não é a primeira vez que isso acontece na Chevrolet. Apenas pensando em algo mais recente, o Onix Effect em duas oportunidades oferecia isso ao consumidor. Depois, os Onix RS e Onix Plus Midnight deram um fôlego novo ao hatch e sedã nas lojas com a mesma proposta do Tracker. Além disso, temos também Chevrolet S10 Midnight e Z71 nessa estratégia.
Outras marcas fazem o mesmo. A Hyundai com o Creta N-Line, a Jeep já fez com Renegade e Compass em algumas oportunidades, assim como a Nissan com Kicks e o finado March em diversas oportunidades. Ainda na Stellantis, a Fiat aplica versões S-Design em Argo, Cronos e Toro com a mesma ideia, além do que ela já fez no passado com Strada, Doblo e outros nomes de seu catálogo durante anos e gerações.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos