O Brasil vê algumas evoluções tecnológicas quando falamos em automóveis. A tecnologia flex completa 20 anos vendo a eletrificação chegando com certa força, seja total nos elétricos ou em diversos níveis com híbridos. Enquanto o 100% elétrico é algo caro, será que o etanol é uma solução interessante para grandes volumes?
Essa discussão é o tema do nosso podcast. Em um país de dimensões grandes como o Brasil, não seria ideal ter um pouco de cada? Podemos reduzir as emissões com o uso do etanol, mas esse combustível já poderia colocar nosso país numa posição melhor se tivesse já alguns incentivos e usando há mais tempo com valor mais justo para o consumidor.
Marcas como a GWM e Honda já falam em ter e produzir híbridos flex no Brasil. A Volkswagen trabalha com o híbrido-leve com etanol para os próximos anos para ter volume, algo que a Caoa Chery já atacou em quase toda a sua linha. Muito se fala sobre a produção, como a GWM pretende iniciar em 2024, mas tudo depende de diversos fatores, como incentivos fiscais e dimensões do mercado para receber esse investimento.
Afinal, há espaço para os dois? Sim, principalmente pelo tamanho do Brasil e diversos perfis de consumidores. E como o governo trabalhará isso nos próximos anos para não deixar o país esquecido na eletrificação sem tirar o poder de compra (mais) do comprador?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos