[ATUALIZAÇÃO 26/04/2023]: Com o fim da produção e das vendas, o Volkswagen Voyage perde seu espaço na lista e foi substituído por outro carro da marca, o Virtus, que entra no ranking dos carros mais econômicos do Brasil na mesma posição que seu antecessor.
Ao contrário dos anos anteriores, o Inmetro divulgou a tabela 2023 de etiquetagem veicular bem mais cedo, revelando o consumo oficial de todos os carros e comerciais leves vendidos no país. Os dados revelados mostram algumas mudanças em relação à linha 2022, por conta da mudança feita nos motores para o Proconve L7 ao longo do ano, além da chegada de alguns modelos.
Como sempre, esta lista desconsidera os veículos híbridos, por ainda serem inacessíveis em grande parte dos casos (os mais baratos são Corolla e Corolla Cross, ainda bem caros). Utilizamos o critério do Inmetro para criar o ranking, considerando o valor de consumo energético em MJ/km.
O motivo é bem simples: funciona como uma média do rendimento considerando os dois combustíveis (etanol e gasolina) e nos dois ciclos (urbano e rodoviário), ao invés de focar somente no melhor ciclo - se fosse assim, o Chevrolet Onix Plus seria o mais econômico por fazer 17,5 km/litro na estrada com gasolina, mas não entrega um rendimento similar na cidade ou quando utiliza etanol.
Também consideramos apenas uma versão dos modelos que aparecem mais de uma vez com o mesmo conjunto (motor e/ou câmbio). Assim, não entra na lista versões que só mudam os equipamentos (como Kwid Zen e Kwid Outsider, por exemplo).
Versões que já saíram de linha há um bom tempo mas que continuam a ser listadas pelo Inmetro também foram desconsideradas, já que não estão disponíveis nas concessionárias. Um exemplo claro é o Fiat Mobi na variante Easy, que estaria na 6ª posição, mas saiu de linha em janeiro; ou o Volkswagen Voyage, que encerrou as vendas em fevereiro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Renault Kwid | 10,8 km/litro | 11,0 km/litro | 15,3 km/litro | 15,7 km/litro | 1,36 MJ/km | 84 g/km |
O Renault Kwid é o carro mais econômico do Brasil em 2023, desconsiderando os híbridos e elétricos. Manteve a posição de 2022, aproveitando as mudanças realizadas durante a reestilização. Seu motor 1.0 trouxe algumas novidades como sensor de fase, uma nova central eletrônica e sistema start-stop, melhorando bastante seu rendimento. De acordo com o Inmetro, faz até 15,7 km/litro com gasolina e no ciclo rodoviário, o que não é muito comparado com alguns carros da lista, mas compensa bastante na cidade, onde faz 15,3 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Peugeot 208 Like 1.0 MT5 | 10,4 km/litro | 11,3 km/litro | 14,7 km/litro | 16,3 km/litro | 1,37 MJ/km | 85 g/km |
Colocar o motor 1.0 Firefly no Peugeot 208 renovou bastante o hatchback. Além de virar uma opção mais barata e competitiva no mercado, aproveitou bastante para melhorar o rendimento em comparação ao 1.6 aspirado. O casamento foi tão bom que é mais econômico do que os modelos da Fiat com o mesmo propulsor. A versão Like 1.0 registrou 16,3 km/litro na estrada com etanol e 14,7 km/litro na cidade.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT6 | 9,5 km/litro | 12,4 km/litro | 13,6 km/litro | 17,5 km/litro | 1,40 MJ/km | 87 g/km |
O Chevrolet Onix Plus se beneficiou da reestilização do Hyundai HB20S para subir para a 3ª posição no ranking, enquanto o rival sul-coreano passou a ter um rendimento um pouco pior. Não só subiu no ranking, como virou o sedã flex mais econômico do Brasil, registrando 1,40 MJ/km após fazer 17,5 km/litro na estrada e 13,6 km/litro na cidade, com gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Polo 1.0 TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,5 km/litro | 14 km/litro | 16,4 km/litro | 1,42 MJ/km | 88 g/km |
A Volkswagen aproveitou a reestilização do Polo para mexer no motor 1.0 turbo, reduzindo a potência e torque para melhorar a quilometragem por litro. Deu certo, pois virou o 4º carro mais econômico do país. Nos testes do Inmetro, chegou a 16,4 km/litro na estrada com gasolina no tanque, ou 14 km/litro na cidade, enquanto o consumo energético foi de 1,42 MJ/km.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Cronis 1.0 Drive MT5 | 9,9 km/litro | 11,4 km/litro | 14,0 km/litro | 16,1 km/litro | 1,42 MJ/km | 88 g/km |
Uma das novidades da lista dos 10 carros flex mais econômicos do Brasil é o Fiat Cronos 1.0, versão que fez a sua estreia em julho passado. Foi criado para substituir o Grand Siena como um sedã bem acessível e, de quebra, acabou aproveitando o motor 1.0 Firefly com o câmbio manual para entregar um bom rendimento de 1,42 MJ/km. O Inmetro diz que, quando abastecido com gasolina, faz 14 km/litro na cidade e 16,1 km/litro na estrada. Está quase empatado com o Polo TSI, mas acabou na 5ª posição por emitir mais mg/km de CO2.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0T MT6 | 9,3 km/litro | 11,8 km/litro | 13,4 km/litro | 16,9 km/litro | 1,44 MJ/km | 89 g/km |
O primeiro carro a aparecer de novo na lista por conta da troca de motor é o Chevrolet Onix Plus, desta vez com o 1.0 turbo. Subiu duas posições no ranking por conta na piora no consumo do HB20 e do Fiat Argo (que até empurrou ambos para fora da lista). Com um consumo energético de 1,44 MJ/km, chega a fazer 13,4 km/litro na cidade e 16,9 km/litro na estrada, com gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix LT 1.0 MT6 | 9,4 km/litro | 11,6 km/litro | 13,3 km/litro | 16,6 km/litro | 1,45 MJ/km | 90 g/km |
O terceiro carro da Chevrolet na lista é o Onix. O hatchback perde um pouco do rendimento em comparação ao sedã por causa da aerodinâmica menos favorável. Ainda assim, a combinação do 1.0 de três cilindros com o câmbio manual de 6 marchas ajuda bastante no controle de consumo e o compacto chega a fazer 16,6 km/litro no ciclo rodoviário e 13,3 km/litro no ciclo urbano ao utilizar gasolina.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Polo 1.0 MPI MT5 | 9,6 km/litro | 10,9 km/litro | 14,0 km/litro | 15,4 km/litro | 1,46 MJ/km | 90 g/km |
Enquanto o Volkswagen Polo Track não chega às lojas, a versão 1.0 MPI é a mais econômica com o motor aspirado, embora com uma diferença considerável em comparação à variante com o propulsor turbo, pois faz 15,4 km/litro na estrada, 1 km/litro a menos quando abastecido com gasolina. Mas, ao menos, faz os mesmos 14 km/litro na cidade.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Virtus 1.0 TSI MT5 | 9,2 km/litro | 11,3 km/litro | 13,5 km/litro | 15,9 km/litro | 1,47 MJ/km | 91 g/km |
A Volkswagen pode ter tirado o Voyage de linha, mas conseguiu colocar outro sedã na lista com um desempenho energético semelhante. O Virtus reestilização ocupa a mesma posição no ranking que era do sedã do Gol, registrando um consumo energético de 1,47 MJ/km, o que significa que pode fazer até 15,9 km/litro na estrada, quando abastecido com gasolina. Apesar disso, bebe mais do que os rivais Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Mobi Like 1.0 MT5 | 9,6 km/litro | 10,4 km/litro | 13,5 km/litro | 15,0 km/litro | 1,50 MJ/km | 93 g/km |
Se seguissemos o Inmetro à risca, o Fiat Mobi apareceria bem mais acima na tabela, por ainda listar a versão Easy, que registrou um consumo energético de 1,44 MJ/km. Porém, como esta configuração saiu de linha há um ano, não podemos considerá-la. Assim, o subcompacto italiano fecha o ranking pelo rendimento das duas versões ainda sendo comercializadas. O resultado é que faz 13,5 km/litro na cidade e 15 km/litro nas rodovias, com gasolina.
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