O Brasil abraçou de vez a transmissão automática. Hoje, um carro que não oferece este tipo de câmbio terá dificuldades do mercado, principalmente nos segmentos mais caros, tanto é que alguns nem oferecem uma variante com pedal de embreagem. Isto chegou também aos modelos de entrada da maioria das marcas, só ficando de fora dos subcompactos. Para te ajudar a escolher, separamos os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023.
Os critérios são bem simples. Vale qualquer tipo de transmissão que não envolva o uso do pedal da embreagem por parte do motorista. Isto significa que, se os automatizados ainda esitvesse nas lojas, poderiam entrar na lista. No caso, sobram somente as transmissões CVT e automática com conversor de torque.
Outro ponto da lista é que colocamos somente uma versão por modelo, para aumentar a variedade e impedir repetições. Os preços são baseados nas tabelas oficiais no configurador das fabricantes, lembrando que o valor real pode mudar caso a concessionária esteja dando um desconto ou cobrando um ágio. Por fim, são os valores para todo o Brasil, exceto São Paulo, onde a alíquota do ICMS é maior.
Assim como foi com o Cronos quando ganhou câmbio CVT, o Fiat Argo agora é o carro automático mais barato do Brasil, ao receber a mesma transmissão que o sedã, combinado ao motor 1.3 Firefly de 107 cv. Esta mecânica era esperada para o hatchback, mas a fabricante focar primeiro no sedã. Esta versão é a segunda mais cara, sendo equipado com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, controle de cruzeiro, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, monitoramento de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e computador de bordo com tela de 3,5 polegadas.
Pelo mesmo preço do Citroën C3, é possível comprar o Peugeot 208 na versão Active, a mais acessível sem pedal de embreagem. Além do mesmo preço, o motor é o mesmo, usando o 1.6 de 120 cv e a transmissão de 6 marchas. O que muda é a lista de equipamentos, pois o Peugeot traz ar-condicionado digital, quatro airbags, controle de estabilidade, controle de cruzeiro, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes diurnas em LED e mais.
Versão criada para ser a mais barata com câmbio automático, o Onix AT Turbo aproveitou o aumento dos preços dos rivais e subiu para a 2ª posição no ranking. Sua lista de equipamento traz itens como ar-condicionado, seis airbags, direção elétrica, rádio com Bluetooth, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos e mais. Sob o capô está o 1.0 turbo de 116 cv com uma transmissão automática de 6 marchas e com conversor de torque.
Um dos carros mais baratos do país, o Citroën C3 com uma versão automática, utilizando a mesma motorização do Peugeot 208. Ou seja, tem um 1.6 aspirado de quatro cilindros, que gera 120 cv e trabalha com uma caixa automática de 6 marchas com conversor de torque. A versão Feel Pack é a mais barata com esta mecânica e traz central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, iluminação diurna em LED, volante em couro e rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas.
Em uma situação bem curiosa, o Toyota Yaris Sedan agora está mais barato do que o hatchback, ficando na 3ª posição entre os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023. Da mesma forma que o Yaris hatch, é equipado com o motor 1.5 de 110 cv e uma transmissão CVT. A versão é a XL, então significa que tem ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros elétricos, retrovisores laterais com ajsute elétrico e central multimídia de 7 polegadas.
O Toyota Yaris teve um aumento de preços e ficou mais caro do que o sedã, mesmo que por uma diferença pequena. Porém, foi o suficiente para perder posições e cair para a 4ª colocação na lista. A versão mais barata é a XL com ar-condicionado, sete airbags, central multimídia de 7 polegadas, travas e vidros elétricos, direção elétrica, controles de estaiblidade e tração, assistente de partida em rampas e retrovisor com ajuste elétrico. O motor é o 1.5 de 110 cv, em conjunto ao câmbio CVT.
O Fiat Cronos já esteve na primeira posição do ranking dos carros automáticos mais baratos do Brasil. Só que os aumentos consecutivos empurraram o sedã para a 7ª posição, tirando um pouco do bom custo-benefício. Na versão Drive CVT, traz ar-condicionado, vidros e travas elétricas, controles de estabilidade e tração, central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas e controle de cruzeiro. O motor é o mesmo do Argo, com o 1.3 Firefly de 107 cv.
Agora sem versão manual, o Nissan Versa Sense é o carro mais barato da marca no país. O preço foi mantido, enquanto a marca prepara a chegada da versão reestilizada ao Brasil. A mecânica é uma velha conehcida, com o 1.6 aspirado de 114 cv e câmbio CVT. Traz ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial, rádio com Bluetooth e retrovisores elétricos.
Usando a mesma estratégia do Onix, o Chevrolet Onix Plus tem uma versão automática mais acessível com o motor 1.0 turbo de 116 cv. Ainda não é o sedã mais barato neste quesito por causa do Toyota Yaris e do Fiat Cronos. Repete os equipamentos do hatchback, vindo com seis airbags, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, travas e vidros elétricos, entre outros.
Renovado em 2022, o Hyundai HB20 agora fecha a lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil. A versão Comfort é equipada com o 1.0 turbo de 120 cv acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Recebe uma lista de equipamentos interessante, contando com seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e rodas de liga leve de 16 polegadas.
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