A Volkswagen revelou o novo Polo Track 2023, versão de entrada do hatch que terá a missão de ocupar o lugar do Gol nas lojas a partir do próximo ano. Já disponível para pré-venda, na prática o novo carro de entrada da Volkswagen dividirá as atenções com o Polo MPI 1.0, já com o mesmo visual atualizado do hatch compacto e alguns equipamentos a mais.
A Volkswagen anunciou o novo Polo Track por R$ 79.990, enquanto o Polo MPI 1.0 é tabelado a R$ 82.990, uma diferença de apenas R$ 3.000. A questão é que a recém-apresentada Track vai ao máximo no quesito economia para ter um valor competitivo para suprir a saída do Gol, enquanto o MPI ainda está integrado ao restante da linha Polo, com o mesmo visual. Quais as diferenças entre eles?
A maior mudança visual entre o Polo Track e o Polo MPI é a dianteira, que traz uma grade com acabamento em colmeia mais larga, enquanto o para-choque é totalmente diferente, com uma entrada de ar bem maior e um friso preto que faz uma divisão exclusiva para a versão. Curiosamente, o estilo mais esportivo ficou para o Polo Track, cujo o sobrenome era usado até então em configurações com proposta aventureira. Segundo José Carlos Pavone, chefe de design da marca na América do Sul, o novo para-choque tem desenho que favorece o ângulo de ataque - e, de fato, o Polo reestilizado gosta de raspar em uma valeta.
O Polo MPI conta com uma grade mais estreita entre os faróis, com um friso superior na cor da carroceria. O preenchimento da grade tem aspecto mais fechado que o Polo Track, também mais limpo com detalhes verticais bem sutis. Como mencionamos no parágrafo anterior, a tomada de ar inferior é menor e com desenho composto por um friso em arco em “U” e preenchido por filetes horizontais. Só o Polo Track tem acabamento sem pintura aplicado nos retrovisores e maçanetas.
Indo para os faróis, os do Polo Track têm quase o mesmo formato do Polo antes da reestilização, sendo bem diferente do Polo MPI 2023, que acompanha a grade e logo depois traz um recorte, contando ainda com iluminação full-LEDs e luzes DRL – algo que estará indisponível para o Polo Track, este com faróis de parábola simples e iluminação halógena com lâmpada H4. Em comum, ambos têm rodas de aço de 15 polegadas com calotas, que na versão Track são escurecidas e tem somente quatro parafusos (no MPI são cinco), que pode mostrar o uso de peças do Gol.
A traseira é a parte que menos mudou no Polo Track e o Polo MPI, já que ambos têm lanternas com máscara negra. O primeiro tem o emblema “Track” no lugar de “Polo” na tampa do porta-malas, enquanto o segundo tem para-choque com acabamento que imita uma dupla saída de escapamento. A região da placa, ao invés de usar a cor da carroceria como o Polo MPI, traz acabamento preto em preto e um maior recorte no para-choque.
Na paleta de cores, o Polo Track terá à disposição quatro cores: as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja, e as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum. Já o Polo MPI tem todas essas e soma ainda o belo tom Vermelho Sunset – o mesmo do Gol Last Edition, Nivus e T-Cross.
Embora a Volkswagen tenha revelado apenas imagens digitalizadas do interior do recém-apresentado Polo Track, podemos perceber que ele terá poucas diferenças em relação ao Polo MPI. A única mudança aparente é nos bancos, que trazem uma padronagem com partes em cinza claro combinados a uma costura laranja. Além disso, enquanto o Polo MPI traz central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, o Polo Track tem somente um rádio básico com Bluetooth e uma pequena tela monocromática no lugar, opcional.
O Polo Track e Polo MPI são parecidos em equipamentos, mas tem diferenças razoáveis que podem fazer o comprador balançar na hora da compra, sobretudo por conta da diferença de R$ 3.000. Assim, as duas versões têm de série em comum os quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas, além de rodas de 15 polegadas com calotas.
A lista agrega ainda volante multifuncional, além de duas entradas USB. Vale lembrar que o Polo MPI não tem opcionais, enquanto o Polo Track terá um kit formado por rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto – que vão equipar apenas os modelos reservados na pré-venda neste ano. Multimídia não está disponível para o Track.
Polo MPI tem central multimídia Composition Touch de série
Por R$ 3.000 extras, o Polo MPI traz ainda de série os faróis de LEDs com iluminação diurna também em LEDs, frenagem automática pós-colisão, controle de pressão dos pneus, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5” com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, quatro alto-falantes, entradas USB e computador de bordo com uma pequena tela monocromática entre os dois mostradores no painel.
A Volkswagen não inventou moda e conservou o já conhecido motor 1.0 MPI de três cilindros e de 12 válvulas, que fez sua estreia no mercado nacional lá atrás, no up!, e que agora equipa tanto o Polo MPI quanto a versão Track. Este conjunto mecânico rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, enquanto o torque fica em 9,6 kgfm/10,3 kgfm (gasolina/etanol). O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
A chegada do Polo Track é o começo de uma estratégia da Volkswagen para ter uma linha de entrada. Hoje, a diferença é de R$ 3 mil, mas o Polo MPI e Track podem acabar se afastando com o tempo, principalmente quando a novidade chegar nos concessionários. Por enquanto, o MPI é um jogo interessante se você conseguir gastar esse valor extra.
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